Todos nós já estamos carecas de saber que a carga tributária brasileira é pesada demais e onera tanto a indústria, como o comércio e os serviços. É imposto onerando imposto em um efeito cascata perverso, para não dizer insano. Anos atrás falamos sobre 81 tributos que todo empreendedor deve conhecer. Dê uma lida.

Encargos Trabalhistas

Os encargos trabalhistas não ficam atrás e oneram as empresas em 71,4% a mais na folha de pagamento. Isso pode parece um “benefício” ao trabalhador, porém, seu salário no final do mês ainda é comido pelo imposto de renda. O fato é que se não houvesse tantos encargos, o trabalhador poderia ganhar mais e as empresas abririam mais vagas. Neste artigo, também falamos sobre outros tributos.

O Custo Brasil

A todo esse emaranhado de leis, tributos, taxas e encargos damos o nome de “Custo Brasil”. Recentemente vi esse infográfico no Diário do Comércio, que ilustra muito bem a carga tributária brasileira. Empreendedores e consumidores devem se unir para pressionar nossos governantes a simplificar e diminuir toda essa burocracia. O Brasil inteiro só tem a ganhar.

Custo Brasil

GestãoClick Gestão Empresarial


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here