O Google Labs acaba de lançar mais uma novidade, o Google Fast Flip. Um aplicativo web based cujo objetivo é facilitar a leitura de notícias online, como se você estivesse folheado as páginas de uma revista.

A princípio parece ser apenas mais uma maneira de se navegar por informação, mesmo porquê, o Google ainda tem poucos parceiros de conteúdo, e entre eles podemos citar alguns dinossauros da mídia impressa como o The New York Times e The Washington Post. Além desses dois, encontramos a BBC, Seventeen, Fast Company e mais alguns outros. Como disse antes, o sistema ainda está só começando, mas estes parceiros já dividem suas receitas de publicidade com o Google.

No Fast Flip, você pode navegar por instantâneos de páginas de notícias, como se fossem fotografias. É meio como se fosse a página inicial de quem usa o Safari da Apple, só que muito menos sofisticado. Você percorre por diversos sites em uma só página, apenas clicando em uma seta, para a direita ou esquerda. Depois de encontrar o que está procurando, é só clicar no ícone da página para ler a notícia completa, ou mesmo acessar o site. E como não poderia deixar de ser na web 2.0, você pode compartilhar a informação por e-mail e dar seu voto.

Segundo o Google: “Fast Flip é uma nova experiência de leitura, que combina os melhores elementos de impressos e artigos online. Como uma revista impressa, Fast Flip permite que você navegue seqüencialmente através de páginas de notícias recentes, manchetes e outros temas populares, bem como feeds de editores importantes. Como o nome sugere, folhear o conteúdo é muito rápido, assim você pode percorrer por um monte de páginas até encontrar alguma coisa interessante.”

Inicialmente, os artigos e revistas estão segmentados por política, negócios, esportes, entretenimento, ciência e tecnologia, viagem, saúde, opinião e… sobre os Estados Unidos.

Acesse o Fast Flip – Google Fast Flip – e nos conte o que achou. Eu particularmente achei meio fraco visualmente. O Plugin Cooliris para Firefox é muito melhor. Claro que para ver imagens, mas imagine se lançassem uma versão para visualizar seus sites favoritos, com as notícias atualizadas em tempo real. Legal hem!

O que vocês acharam da nova ferramenta do Google? Deixe um comentário ;-)

UPDATE 25/11/2011: o Google Fast Flip foi descontinuado – juntamente com outros produtos – em setembro de 2011.