As mídias sociais nos permitem interagir com uma variedade tão grande de pessoas, a qualquer hora do dia e de várias maneiras diferentes que é praticamente impossível, simplesmente NÃO interagir com ninguém. Por mais reservado que você seja, em um determinado momento, você vai ver um vídeo incrível, com uma trilha musical tão bonita, que vai querer compartilhar com todos os seus amigos.

No entanto, algumas pessoas acabam se perguntando por que algumas das coisas que compartilham, não recebem sequer um comentário, um “like” ou um “retweet”. E a coisa tende a piorar quando falamos em blogs corporativos. Mas isso é realmente importante? Sejamos honestos, quem não gosta de ver que o que você diz é importante ou tem algum significado para outras pessoas? Se você estiver tentando criar um canal com seu cliente, esse é um feedback importantíssimo. É uma maneira de mensurar o que seus clientes e consumidores estão pensando sobre sua empresa, seus produtos, seus serviços e que imagem você está transmitindo para a comunidade ao seu redor.

A boa notícia é que não há nenhum grande segredo para que as pessoas interajam com você e o blog – ou página no Facebook – de sua empresa. Siga as dicas abaixo e dê tempo ao tempo que o retorno que você deseja virá.

1. Compartilhe Variedade de Conteúdo

Não seja chato. Não fale apenas de sua empresa e o quanto seus produtos ou serviços são fantásticos. Existe uma variedade enorme de ferramentas que permitem compartilhar diferentes tipos de conteúdo para diferentes públicos. Facebook, Twitter, Orkut, SlideShare, não importa. Se você puder, seja original e crie seu próprio conteúdo. Com o tempo você pegará o jeito e encontrará uma identidade própria para falar sobre sua empresa. Encontrou um artigo interessante para seus clientes? Compartilhe no Twitter. Você pode não agradar a todos, mas aquela informação pode interessar a muitas outras pessoas.

2. Dê Retorno

Já foi o tempo das páginas “Fale Conosco”. Apesar delas ainda existirem, a interação com seus clientes acontece agora em tempo real. Existem muitas maneiras novas de entrar com contato com eles. Responder prontamente a um comentário em seu blog, retuitar um texto interessante que algum cliente postou no Twitter, responder diretamente a ele (@NomeDoCliente) ou enviar uma mensagem diretamente a ele (via DM), caso ele o siga, agradecendo ao contato. Dentro do Facebook, vale clicar no “Like” caso goste de alguma coisa que ele tenha compartilhado ou até mesmo agradecer diretamente em seu mural. É por isso que chamamos as redes sociais de “Social Media”. Somos seres sociais.

3. Motive o Engajamento

Se alguém enviar um @reply a você pelo Twitter ou fazer um comentário no blog de sua empresa ou mesmo na sua página institucional no Facebook, responda de volta assim que possível. Imagine-se no lugar do cliente. Você também iria gostar que respondessem rapidamente. Outra forma de motivar a interação é apreciar o que seus seguidores compartilham e o que você aprendeu ou descobriu. Seja prestativo. Amizades podem até começar com pequenas ações como essa.

4. Ouça

Não importa se você está no Twitter, Facebook, Orkut, FourSquare, Instagram e até mesmo no FormSpring, você precisa ouvir as pessoas que o seguem e que gostam de sua página. Preste atenção no que seus clientes estão compartilhando e como eles estão reagindo. Evite de se tornar uma metralhadora de “postagens” e ouvidos moucos. As pessoas percebem esse tipo de atitude egoísta e se decepcionam muito com isso. Utilize ferramentas como o Hootsuite, que monitoram redes e organizam as postagens no Twitter.

5. Seja Você Mesmo

A melhor maneira de trazer interesse real por parte de seus clientes é mostrar a verdadeira face de sua empresa. Não tente parecer o que não é. No fim, as pessoas acabarão descobrindo. Compartilhe o que gosta e seja verdadeiro. Não espere que seus primeiros seguidores ou os primeiros visitantes de seu blog institucional lhe dêem retorno imediato. Com o tempo perceberão que tem uma pessoa real por trás da marca de sua empresa e lhe darão um retorno verdadeiro.

Paciência e perseverança, e você estará criando uma grande comunidade em torno de sua empresa. E se você puder, também vale contratar uma produtora especializada em Mídias Sociais.

Leia Também: 7 Coisas que Os Empreendedores Podem Aprender com Oprah Winfrey e Como as Pessoas Estão Usando o Twitter para Resolver seus Problemas [Infográfico].

  • Olá Sérgio

    Muito interessante seu artigo. Obrigado por compartilhá-lo

    Abs
    Thiago Assis
    E-Consulting Corp

  • Simplesmente adorei essa especialização em midia social. Vc está muito bem posicionado. Serei seu seguidor! abcs.

  • Obrigado Francisco! Seja bem-vindo!