Com certeza, você já deve estar ficando careca (mulheres ignorem isso) de tanto ouvir falar em Cloud Computing, ou simplesmente, serviços baseados nas “nuvens”. Cloud Computing são todos aqueles serviços que você pode acessá-los online, ao invés de instalar algum software no seu computador. E softwares voltados aos negócios são cada vez mais comuns na Internet. Acredite, em breve você também irá utilizar algum, se é que já não usa, até mesmo sem perceber.

Provavelmente você ainda deve ter algum software em seu computador. Eu tenho o OpenOffice, um pacote de aplicativos similar ao Office da Microsoft e que recentemente foi adquirido pela Oracle. Se você ainda não conhece, deveria conhecer. Independentemente disso, muito em breve, utilizaremos cada vez mais softwares que rodam online, mesmo aqueles similares ao Office. O Google Docs fica melhor a cada dia e mesmo o Word está em uma versão beta na Internet, sendo testado pela Microsoft.

A grande questão que ainda paira no ar para a maioria dos pequenos empreendedores é a segurança. Será que minhas informações estariam seguras em um servidor externo? Rebato essa questão perguntando: o que garante que suas informações estarão suficientemente seguras em sua empresa? Em uma era em que a informação é mais valiosa do que os ativos de uma empresa, estar preparado para “tudo” significa sobrevivência. Só que para estar preparado para a maioria dos imprevistos que nos acometem todos os dias, é necessário grandes investimentos. E definitivamente uma pequena empresa não tem capital, nem recursos para investir em servidores, unidades de backup, firewalls, anti-vírus profissionais (eu disse profissionais!), sistemas operacionais sem falar em investimentos com pessoal qualificado. Por todos esses motivos é que o Cloud Computing está decolando e indo literalmente, para as nuvens.

A FormStack, uma empresa de software em Cloud que cria e gerencia formulários para utilização em sites (juro que já tive essa ideia antes), criou um infográfico que ilustra de uma maneira muito interessante as principais áreas de serviços que já estão nas nuvens, entre eles, serviços de armazenamento, gerenciamento de recursos humanos e sistemas de pagamento. Veja o gráfico. Com certeza você já conhece algumas destas empresas. Em breve farei uma lista com os principais serviços em Cloud Computing internacionais e brasileiros. É minha gente, nós também não estamos fazendo feio não ;-)

Via: AllBizAnswers
Imagem: Amy May

GestãoClick Gestão Empresarial

  • Muito bom o Post.
    Inclusive, esta lista de serviços nacionais será muito bem-vinda.
    Gostaria de deixar uma indicação:

    Meu Primeiro Software
    Tecnologia, simplicidade e agilidade. Isto é gestão com inovação.

    Com ele, administradores e donos de empresas economizam dias de trabalho e recebem informações privilegiadas do seu negócio.

    Além disso, ele também facilita o processo de geração e integração da Nota Fiscal Eletrônica, tanto a de produtos (NF-e), quanto a de serviços (NFS-e) com uma solução integrada com mais de 120 municípios.

    Experimente Grátis por 30 dias.

  • Olá,

    Já estou avaliando o software. Parece bem interessante ;-)