Os Robôs Estão Ganhando Músculos no Japão

    1227

    Que os robôs estão ganhando o mundo isso não é novidade. O que é incrível é que pesquisadores da Suzumori Endo Robotics Laboratory de Tóquio, desenvolveram músculos multifuncionais artificiais que substituem os pistões hidráulicos tradicionais. Pesquisadores ligaram estes músculos artificiais em um esqueleto humano para testar o funcionamento dos músculos. Parece que a equipe de Instituto de Tecnologia de Tóquio deu o primeiro passo para os robôs humanóides.

    Imagens de Suzumori Endo Robotics do Instituto de Tecnologia de Tóquio
    Imagens de Suzumori Endo Robotics do Instituto de Tecnologia de Tóquio

    Os microfilamentos musculares ligados às articulações podem se expandir e contrair assim como os nossos músculos. O robô tem o mesmo número de filamentos musculares nas suas pernas, simulando uma perna do corpo humano. Embora os músculos artificiais não sejam tão fortes (ainda), os filamentos pneumáticos ligados aos ossos ajudam a perna a se movimentar, ainda que devagar. Como podem ver no vídeo, o esqueleto ainda não é capaz de lidar com o seu próprio peso, ele precisa de ajuda para caminhar (ainda bem).

    Eu imagino que num futuro próximo, estes músculos artificiais sejam capazes de substituir alguns membros amputados do corpo humano, com a ajuda de próteses especiais. Isso seria apenas uma das inúmeras aplicações que esses músculos teriam.

    Se você lembrou de Exterminador do Futuro, saiba que não está sozinho :-)

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here