A exatos 25 anos, em 24 de janeiro de 1984, durante um intervalo do Super Bowl, um anúncio inusitado chamou a atenção da América. O comercial intitulado “1984” – em referência ao romance de George Orwell – fora dirigido por nada mais nada menos que Ridley Scott, diretor do recém lançado Blade Runner.

Sem apresentar nenhum produto, o comercial de 60 segundos deixava implícito que o Mac iria libertar os usuários oprimidos do Grande Irmão, a IBM. O comercial fora exibido uma semana antes da data de estréia para a diretoria da Apple, como uma estratégia deliberada para evitar oposições (que não foram poucas), pois o anúncio era extremamente ousado para a época. A estratégia deu mais do que certo e com apenas duas veiculações – uma no Super Bowl e outra em uma pequena estação de TV – deu a Apple milhões de dólares em propaganda gratuita, gerando muitos comentários na imprensa e sendo retransmitido em inúmeros noticiários de TV.

Assista ao comercial

O projeto do primeiro Macintosh foi criado por Jef Raskin, um dos primeiros funcionários da Apple (número 31, contratado em 1978). Raskin criou boa parte das configurações que fizeram o sucesso do Mac em seu lançamento. Infelizmente faleceu em 26 de fevereiro de 2005, de câncer no pâncreas. Raskin foi um dos antecessores de Jonathan Ive, atualmente um dos mais badalados designers industriais da Apple.

Assista ao lançamento do Macintosh

Algumas curiosidades

Os primeiros Mac’s tiveram o nome de seus criadores assinados dentro de seus gabinetes.

Na época, o valor dos primeiros Mac’s girava em torno de US$ 2.500,00. Foi considerado um computador barato para os padrões do mercado.

Na Inglaterra, a primeira pessoa a comprar um Mac foi o autor de ficção científica Douglas Adams, do famoso “Guia do Mochileiro das Galáxias”. Em segundo lugar na fila, estava o também escritor, roteirista e ator Stephen Fry.

Uma lição importante que Steve Jobs nos dá nestes 25 anos do lançamento do Macintosh é no mínimo contraditória. Em uma entrevista em outubro passado, perguntaram a Jobs sobre o aniversário do Mac e se ele sentia alguma nostalgia com relação àqueles tempos. Prontamente respondeu: “If you look backward in this business, you’ll be crushed. You have to look forward.”. Traduzindo: “Se você olhar para trás neste negócio, você será esmagado. Você tem que olhar em frente.”.

E com relação aos seus negócios, você olha para trás ou para frente?

Observação Importante
Eu encontrei algumas datas diferentes para o lançamento do Mac. Algumas fontes consultadas dizem que foi em 22 de janeiro e outras que foi no dia 24 (segundo a Wikipedia). Se alguém souber com absoluta certeza em que dia foi ao ar o comercial “1984”, deixe um comentário, pois não queremos passar nenhuma informação errada para vocês.

GestãoClick Gestão Empresarial