Apresentação

A Sociedade 2.0

A sociedade está mudando. A maneira como nos relacionamos hoje passa antes por uma tela de cristal líquido. Causar uma “primeira boa impressão” e manter um relacionamento – profissional ou amoroso – passa antes por um bom perfil escrito em uma comunidade online.

A economia também está mudando. Pouco a pouco, a maneira como fazíamos negócios, como comprávamos e vendíamos nossos produtos e serviços, ficará obsoleta. Isso pode soar alarmista, mas não é. Na era do conhecimento, na era da informação, da imaginação – ou qualquer outra era que os “gurus” de plantão queiram rotular – tudo acontece EXTREMAMENTE rápido. As próprias “Eras”, duram cada vez menos tempo. Não basta estar na Internet, com um sitezinho qualquer, esperando que os clientes encontrem a sua empresa. Você pode até ser encontrado, mas será o mesmo que abrir um quiosque no meio do deserto. Quando alguém chegar lá, vai passar tanto tempo que você não terá mais água para oferecer. Parafraseando um ditado: não basta estar na Internet, tem que PARTICIPAR.

Se disser que isso não é para você, que mora em uma cidade pequena do interior onde não tem Internet e que prefere fazer negócios da maneira antiga, no téte-a-téte com o cliente, ótimo. Mas um dia a Internet vai chegar na sua cidade e aquele seu concorrente, um pouco mais ousado, vai descobrir um fornecedor mais barato e conseqüentemente se tornará mais competitivo. Ou mais ainda: seus clientes vão descobrir o site de uma outra empresa em um site de buscas, que vende os mesmos produtos que você, aceita várias formas de pagamento e ainda entregam em casa. E tudo isso muito abaixo do seu custo. E o que é mais incrível. Essa empresa pode estar em uma cidade igualmente pequena ou ser até seu vizinho!

Você que está lendo esse texto agora, pode até estar pensando: “ainda tenho um tempinho para me adaptar”. Não tem! Essas mudanças não estão batendo à nossa porta. Elas já arrombaram a porta e nem pediram licença. Estão dentro da sua casa, dentro da sua empresa. E estão na sua frente neste momento. Não estou dizendo que este site é a “mudança”. Nós apenas a estamos acompanhando da melhor maneira possível.

O Super Empreendedores é um blog, uma e-zine. Uma comunidade para a troca de conhecimento, focada no empreendedorismo e em todas as disciplinas ligadas à criação, desenvolvimento e manutenção de uma empresa. Como disciplinas podemos citar o marketing, a propaganda, vendas, direito e legislação, tecnologia, finanças, planejamento estratégico, motivação, psicologia, recursos humanos, responsabilidade social, meio ambiente e muito, muito mais.

Nosso propósito é servir de plataforma para o aprendizado, a colaboração, a troca de conhecimento e experiências entre todos os empresários, empreendedores e aspirantes a “realizadores de sonhos”, para que juntos formemos uma grande rede interativa de empreendedorismo.

O Super Empreendedores funciona com a nova dinâmica econômica que foi iniciada com a tecnologia, especificamente a Internet, para a produção de informação e colaboração em massa, onde o conjunto de talentos e experiência coletiva gera mais riqueza do que uma empresa isoladamente.

Esta nova dinâmica econômica é fato e já está acontecendo. Milhares de empresas já estão aproveitando esta oportunidade para alavancar seus negócios e resolver seus mais intrincados problemas. Como? Compartilhamento de informações e colaboração. A inteligência coletiva é mais poderosa do que a maior das multinacionais. E se mesmo empresas multinacionais, com todas as suas regras, hierarquias e estruturas complicadas, rígidas e centenárias estão se adaptando a esse novo modelo social, porque você vai ficar de fora? Você também tem acesso a Web! O poder da inteligência coletiva agora está nas suas mãos! Participe da construção deste novo futuro que já brilha no horizonte. Mude sua vida, sua empresa, sua cidade, seu País!

Aprenda, compartilhe, faça acontecer!

GestãoClick Gestão Empresarial