Existem mais de 20 milhões de empresas no Brasil e a compra e venda de negócios em operação é uma atividade em pleno crescimento. Foi a partir desse cenário que empreendedores de Minas Gerais desenvolveram o Meu BiZ, uma ferramenta para auxiliar empresários de todo o Brasil a vender empresas, pontos comerciais, startups e franquias.

Felippe Ferreira, um dos fundadores do Meu Biz, atuou durante 5 anos com a intermediação de compra e venda de empresas de pequeno e médio porte e conhece a fundo esse mercado. De acordo com ele, o objetivo do Meu BiZ é conectar investidores a bons negócios de forma rápida, simples e segura. “Buscamos trabalhar não somente na divulgação das empresas à venda, mas também produzindo conteúdo para apoiar investidores e empresários na sua tomada de decisão e, consequentemente, aumentar as taxas de sucesso nas transações”, afirma.

Motivos para a venda de empresas

Grande parte das pessoas imagina que as empresas à venda estão necessariamente com problemas financeiros. No entanto, a alternativa de vender uma empresa pode ser viável em qualquer momento. Felippe explica que, além da questão financeira, os motivos mais comuns para se vender uma empresa são mudança de cidade, problemas de saúde, falta de capital para investimento e aposentadoria do proprietário.

Se, por um lado, vender a empresa é rentável para o proprietário, por outro ela cria oportunidades para investidores e empreendedores iniciarem um negócio com maior rapidez e viabilidade. “A compra de uma empresa em operação traz benefícios e pode ser uma alternativa para quem quer iniciar no mundo dos negócios. Há muitas empresas com bons resultados e que estão sendo vendidas”, explica.

O primeiro passo para vender uma empresa

Vender um negócio não parece ser tarefa simples, mas pode ser muito mais rápido do que se espera. A primeira etapa, de acordo com Felippe Ferreira, é tomar a decisão e buscar ferramentas ou especialistas que possam auxiliar nesse processo. As etapas merecem cuidado e informação, tanto para compradores, quanto para vendedores.

Para estabelecer uma saída bem-sucedida do negócio, identifique quais fatores te levaram a tomar essa decisão. Essa é a primeira pergunta que potenciais compradores farão na hora da venda.

Cada passo que se dá no preparo da empresa para a venda também resulta em um ambiente mais adequado para vendê-la. Também assegura que o negócio esteja pronto e seja atrativo quando o comprador certo aparecer.

Conheça em detalhes os 5 passos para vender um negócio.

Quanto vale uma empresa?

Essa é, sem dúvida, a pergunta mais comum entre os empresários. Antes de respondê-la, é fundamental compreender o que é “valuation”. O valuation nada mais é que o estudo ou processo de avaliação de empresas, com o objetivo de determinar o seu valor mais provável de venda. Por isso, o valuation é importante no processo de venda de uma empresa, visando buscar métodos para atribuir ou arbitrar o valor adequado do negócio.

Segundo Felippe, estipular um valor muito alto – e fora da realidade – pode fazer com que o empresário não obtenha nenhum interessado pela compra do negócio. “Por outro lado, explica, um preço muito abaixo pode fazer com que ele perca dinheiro”.

Existem diversas metodologias de avaliação de empresas. A mais conhecida e utilizada é a do Fluxo de Caixa Descontado. Outra forma é avaliar os ativos como maquinário, equipamentos, imóveis, e subtrair os passivos, como dívidas financeiras e trabalhistas.

Por isso, para empresas que podem pagar por uma consultoria, recomenda-se a contratação de um valuation, que auxiliará nas estimativas de valor de cada negócio. Existem excelentes especialistas e consultores disponíveis no Brasil. Antes disso, compreenda cada uma das metodologias nesse texto específico sobre valuation.

Encontrando compradores para empresas à venda

Parte do desafio de vender um negócio é encontrar compradores. Uma grande parcela dos empresários inicia o processo por essa etapa. Você pode comprovar esse fato pesquisando os anúncios disponibilizados no Meu BiZ. A maioria deles não é avaliado por especialistas ou não possui uma referência clara de como o preço foi estabelecido.

Encontrar compradores é fundamental, mas são os primeiros passos que fornecem a base para potencializar a venda. “Em nossa experiência, buscar por compradores sem estar preparado compromete os seus resultados, além da perda de tempo”, afirma Felippe. Cada negócio tem características diferentes e podem ter potenciais compradores distintos, que podem ser empreendedores de primeira viagem, concorrentes, clientes, fornecedores e até mesmo amigos e familiares. Por isso, é fundamental anunciá-lo, mas também estudar sobre os seus potenciais compradores.

Perspectivas do mercado de compra e venda de empresas

Ano a ano, o número de empreendedores que vendem suas empresas está aumentando significativamente. Além disso, há uma previsão de que uma grande quantidade de empresas estará mudando de comando nos próximos anos. Isso significa que, se você for um deles, poderá vender seu negócio em um cenário competitivo e no qual apenas as empresas mais atrativas e bem preparadas serão vendidas pelo preço que valem.
Em países desenvolvidos, como os Estados Unidos, operações de compra e venda de negócios se assemelham ao mercado de imóveis, tendo milhares de transações realizadas todo ano. No Brasil, o mercado ainda está se desenvolvendo. Segundo Felippe Ferreira, a venda de empresas deve crescer muito nos próximos anos. “A expectativa é que as vendas cresçam muito, o que é excelente para investidores e empresários em todo o Brasil”, conclui.

SmartBusinessPlan


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here