Tecnologia inédita e menos agressiva de combate ao câncer desenvolvida no país é a inovação que a startup Celluris reservou para apresentar III Expocietec – Exposição e Conferência de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, que acontece entre os dias 27 e 28 de novembro, no Espaço Investe São Paulo, em São Paulo (SP). A solução CAR-T é um novo tipo de tratamento para os tumores hematológicos (leucemias), que transforma o próprio corpo do paciente em um “remédio vivo”.

Promovido pela Incubadora USP/IPEN-Cietec, com o apoio da FAPESP, CAPES e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o evento promoverá trocas de experiências e a geração de novos negócios, reunindo todo o ecossistema de inovação brasileiro com investidores, pesquisadores, corporações e academia, além de contar com a presença de autoridades governamentais.

Leia Também:  3ª ExpoCietec Reúne Startups de Base Tecnológica e Apresenta Fronteiras da Inovação no Brasil

A nova modalidade de tratamento é bem menos agressiva do que as demais existentes. De acordo com Patrícia Bortman Rozenchan, diretora Executiva de Pesquisa e Desenvolvimento da Celluri, “existe uma grande demanda para o desenvolvimento de novos métodos no tratamento do câncer, pois os convencionais como, cirurgia, radiação e quimioterapia não conseguem respostas para todos os casos, além de serem muito agressivos para o corpo, atacando muitas vezes as células sadias.”.

Na exposição do evento serão apresentadas outras grandes novidades em inovação para saúde e medicina, indústria 4.0, biotecnologia e tecnologia da informação no Brasil.

O tratamento

Uma revolução no tratamento do câncer, com foco inicial em leucemias e linfomas, o CAR-T funciona com a reprogramação genética das células atacando o mal de maneira individual, atingindo somente as células doentes e poupando as saudáveis.

“O desenvolvimento da imunoterapia surgiu, pois, muitos pacientes passaram a não responder mais aos tratamentos que vinham sendo utilizados. O tratamento com CAR-T vem preencher essa lacuna”, explica.

Na prática, retira-se uma amostra de sangue do paciente do qual são extraídos os linfócitos T, que atuam no sistema imunológico e formam a defesa do organismo. Em seguida, dentro do laboratório os linfócitos passam a ter o seu DNA modificado para reconhecer e atacar somente as células cancerígenas e com mais precisão, pois é específico para um alvo da célula tumoral. Então elas são multiplicadas e reinseridas no paciente para que destruam o tumor.

A Celluris

Criada em 2016, mediante parceria com a At-vio, empresa israelense líder em processos GMP e terapia celular, a Celluris atua na área de imunoterapia por meio da tecnologia CAR-T, solução que muda o paradigma do tratamento do câncer pois “treina” as células de defesa para combaterem as cancerígenas.

A III Expocietec

Com o apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, a III Expocietec destacará os setores como, Indústria 4.0, Medicina e Saúde, Tecnologia da Informação e Biotecnologia.

A área de exposição do evento, contará com um espaço para sessões de mentorias do Sebrae-SP, além da apresentação das soluções inovadoras em desenvolvimento pelas startups da Incubadora. Já a Conferência conta com uma programação de palestras e encontros voltados ao tema “Fronteiras da Tecnologia”, sob a perspectiva de empreendedorismo inovador. As palestras serão ministradas por empreendedores, em sua maioria, especialistas ou cientistas, vindos das mais importantes universidades e centros de pesquisa do Brasil, e que, hoje, tocam seus negócios.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail: mkt@cietec.org.br. A programação completa está disponível em: www.expocietec2018.com.br.

Serviço

III Expocietec
Data: 27 e 28 de novembro de 2018
Horário: das 9h às 18h
Local: Investe SP – Av. Escola Politécnica, 82 – Jaguaré – São Paulo, SP
Inscrições: mkt@cietec.org.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here