O plano de negócios é a forma mais usada para prever riscos e acertos de uma empresa nos anos seguintes ao da sua abertura. Contudo, tal documento tem sido substituído ou complementado pelo novo padrão Canvas, que é um modelo que pode ser desenvolvido em menos tempo e possui um conteúdo simplificado, o que não significa que também não contenha informações importantes sobre o empreendimento.

Alguns empreendedores tem ficado em dúvida sobre qual modelo usar, por isso, neste artigo, procuramos esclarecer as principais diferenças entre esses dois modelos para o desenvolvimento de negócios e como você pode se beneficiar de cada uma deles.

O Que é um Plano de Negócios?

Plano de Negócios

Um plano de negócio é um projeto desenvolvido para abrir e gerenciar uma empresa antes mesmo dela ser inaugurada. Ele funciona como uma bússola, um sistema que envolve planilhas e projeções e tem como foco planejar os gastos e prever os lucros a fim de evitar erros por parte do administrador.

Assim, um bom projeto deve conter os conceitos de negócio, a sua vantagem competitiva em relação à concorrência e em quais regiões tem mais compradores, por exemplo. Desta forma, ao escrever um planejamento detalhado, você vai conseguir prever o andamento do seu negócio para os próximos anos e ter uma boa ideia de sua viabilidade técnica e comercial.

Um plano de negócios bem feito, mostra quanto você terá de retorno à partir de seu investimento inicial, em quanto tempo, qual o esforço necessário para se chegar ao objetivo traçado e muitas outras informações importantes.

Se você quiser desenvolver um excelente Plano de Negócios, precisa conhecer esta ferramenta.

O plano de negócios exige mais tempo de desenvolvimento e um conhecimento profundo do mercado ao qual o empreendedor planeja entrar. Porém, após concluído, oferece um mapa completo ao empreendedor, que pode evitar erros e corrigir o caminho a ser trilhado por sua empresa.

O Que é um Business Model Canvas?

Business Model Canvas

O Business Model Canvas ou “Quadro de Modelo de Negócios” em português diz, principalmente, como a empresa vai criar valor, entregá-lo aos clientes e gerar renda nesse processo. O Business Model Canvas surgiu em 2010 e é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos do modelo de negócios. Por ser um documento visual e simplificado não requer tanta pesquisa quanto o plano de negócios.

Um Modelo de Negócios descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de uma organização. ~ Osterwalder.

Seu painel pode ser alterado a qualquer momento, já que seu objetivo é entender como está a sua empresa no estágio atual de desenvolvimento. O Business Model Canvas pode ser exposto em uma grande superfície para que grupos de pessoas possam esboçar e discutir elementos do modelo de negócios com anotações em Post-it ou marcadores para quadro branco. É uma ferramenta que fomenta o entendimento, a discussão, a criatividade e a análise.

Principais Diferenças

A diferença entre os dois já começa no tamanho do documento. Enquanto o plano de negócios possui um modelo longo e bem descritivo, o modelo Canvas consegue ser resumido em uma única folha. Portanto, enquanto um demanda semanas ou meses para ser realizado o outro pode ser feito em dias.  Além disso, o plano de negócios não consegue ser atualizado com facilidade como ocorre no outro modelo.

Tratando-se da diferença entre os conteúdos, o plano de negócios trabalha com estratégias de marketing e vendas enquanto o outro apenas apresenta informações. O modelo do Canvas pode ser superficial, já que não propõe tratar de cada bloco da sua empresa com detalhes. Além disso, os dados do Canvas não se baseiam em pesquisa e, por isso, nem todos os dados podem ser realísticos.

Dessa forma, o modelo de negócio se encaixa perfeitamente como Lean Startup ou alguma empresa que já esteja desenvolvida, enquanto o plano de negócios é realizado preferencialmente quando o empreendedor tem uma ideia clara do que quer atingir e muito conhecimento sobre o seu negócio.

Utilize Todas as Ferramentas

É válido ressaltar que nada impede que você use os dois modelos para sua administração. A dica anterior é para caso você tenha que escolher entre as duas opções, mas usar ferramentas para boa gestão nunca é demais e os dois modelos de organização são complementares. Assim, para garantir o sucesso do negócio você pode e deve fazer uso de todas as ferramentas disponíveis. Por isso, outra dica é usar um sistema ERP online para complementar tanto o plano de negócios quanto ao modelo Canvas.

Dessa forma, além de prever o andamento da sua empresa nos próximos anos, ao usar o sistema de gestão ERP online você consegue conferir se os dados projetados estão corretos. Assim, aqueles possíveis erros que você definiu com a abertura de um projeto de negócio podem ser visualizados com o software de gestão.

Conclusão

A dica é você analisar qual atende melhor ao seu tipo de negócio e, se possível, utilizar das três ferramentas para garantir o sucesso do seu empreendimento. Empreender é dedicar tempo e estudo ao desenvolvimento de seu negócio, mas buscar formas para simplificar a sua gestão.

Desejamos muito sucesso para o seu negócio!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here