A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica USP/IPEN-Cietec aprovou seis novas empresas para fazer parte de seu portfólio. Neste processo, a maior parte das startups ingressantes desenvolvem inovações para o segmento de Biotecnologia. Outros setores de interesse das novas empresas são o de Energia e Eletroeletrônicos.

As novas startups começam a incubação no Hotel de Projetos, depois passam para uma das três modalidades: incubação residente de empresas de base tecnológica, incubação residente de empresas de tecnologia da informação e comunicação (TIC) ou incubação não-residente de empresas de base tecnológica.

Leia Também:  14% dos projetos aprovados pelo PIPE, da Fapesp, foram para startups do Cietec

Segundo Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec, para que as empresas entrem na incubadora, elas precisam apresentar uma ideia inovadora, qualquer que seja seu segmento de atuação, além de um plano de negócios sintetizado que mostre a viabilidade tecnológica do projeto e a estrutura que ele tem para fazer funcionar o negócio.

Confira a lista das empresas aprovadas no processo seletivo do terceiro trimestre de 2018:

Setor de Biotecnologia

ProtectMais

Startup do setor farmacêutico que desenvolveu o Paper Protect e o PVC Protect, estruturas aditivadas com nanotecnologia que substituem o alumínio e o PVDC da estrutura blíster nas embalagens de medicamentos, tornando-as recicláveis e ecologicamente mais amigáveis. A solução visa baratear as embalagens e simplificar o processo de reciclagem dos resíduos resultantes do consumo de medicamentos.

Aromatici

A empresa desenvolve dermocosméticos naturais para pessoas com pele sensível que necessitam de um cuidado especial ou que queiram usar produtos naturais para melhorar a qualidade de vida. Os produtos têm como base matérias-primas de origem vegetal (fitoterápicos) e contam com oliva, coco, mamona, entre outros, além do extrato de calêndula, com propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes.

Biolinker

A startup está criando o Procarion, primeiro dispositivo de síntese e purificação de proteínas, totalmente automatizado e voltado para laboratórios que realizam estudos em larga escala de proteínas. A principal vantagem do produto é a expressão de proteína recombinante de forma simples, rápida e em paralelo.

Sonata Solutions

Desenvolvedora de soluções baseadas em espectrômetros de mobilidade iônica, IMS (do inglês: ion mobility spectrometry). Atualmente, a empresa está aplicando a tecnologia IMS em soluções para ajudar a personalizar o tratamento do câncer, por meio do monitoramento terapêutico de fármacos.

Setor de Energia

MULTITECNOBR

A empresa projetou a montagem de um sistema diferenciado de geração de energia elétrica, não poluente e a um custo mais baixo que o praticado no mercado.

Setor de Eletroeletrônicos

AMBA3D

Startup responsável pela fabricação e montagem de impressoras 3D de tecnologia FFF/FDM de grande volume de impressão (1M3). Indicadas para prototipagem rápida e produção de pequenas séries de produtos para diversas áreas da indústria e design, utilizando plásticos de engenharia de alta performance, como fibra de carbono e PEEK.

“Após a aprovação no processo seletivo, os empreendedores recebem suporte e apoio nas áreas tecnológicas, empresarial e na captação de recursos de fomento e investimento, além de infraestrutura física e ambientes de convívio compartilhado e sinérgico, direcionados para o desenvolvimento e fortalecimento dos negócios”, explica Risola.

Sobre o Cietec

O Cietec – Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, fundado em abril de 1998, tem como missão incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica por meio da criação, fortalecimento e a consolidação de empresas de base tecnológica. O Cietec apoia a transformação de conhecimento em produtos e serviços para o mercado, a inserção no ecossistema de inovação, a capacitação técnica e de comercialização, contribuindo para o aumento da competitividade no Brasil.

O Cietec é a entidade gestora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica USP/IPEN, onde são conduzidos processos de incubação de empresas inovadoras, em diferentes níveis de maturidade. Nesses processos, são oferecidos serviços de apoio para demandas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica, aproximação com o investimento-anjo, capital semente e venture capital, recursos de fomento público, além de infraestrutura física para a instalação e operação dessas empresas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here