A rede de cafés Blue Bottle Coffee, uma das favoritas da comunidade de tecnologia, está literalmente, conquistando o mundo. Em sua terceira rodada de investimento desde 2012, a Blue Bottle Coffee já recebeu mais de US$ 120 milhões de fundos como Fidelity Management & Research, Tetragon Financial Group, Morgan Stanley, Index Ventures, True Ventures e de ícones musicais como Bono (ele mesmo), Jared Leto (ele também), o atleta Tony Hawk, e ícones da tecnologia, como o fundador do Instagram, Kevin Systrom, o co-fundador do Twitter Evan Williams e do co-fundador do WordPress, Matt Mullenweg.

A empresa, que opera 19 cafés em Nova York, Califórnia e Japão, tornou-se muito popular entre os descolados e “techies” de costa a costa dos Estados Unidos. As máquinas de torrefação vintage e o café artesanal são algumas das principais atrações nos pontos de venda, e as filas são bem, bem, bem longas.

Uma pesquisa rápida no Google Trends nos mostra um aumento exponencial nas pesquisas pela Blue Bottle Coffee pelo mundo. Veja abaixo.

Porém, as buscas ainda se restringem a Estados Unidos, Canadá e Japão. No Brasil, a Blue Bottle Coffee ainda não é conhecida. Pelo menos até a publicação deste artigo.

Sobre a Blue Bottle Coffee

A Blue Bottle Coffee foi fundada por um ex-músico freelancer chamado James Freeman. James era maníaco por café e cansado das cafeterias que ofereciam cafés torrados demais e com grãos mais velhos, então decidiu fundar sua própria cafeteria. O resto é história.

James Freeman fez uma promessa.

“Eu só venderei café com grãos torrados em no máximo 48 horas, para que meus clientes possam desfrutar do auge do sabor. Eu só usarei os melhores e mais saborosos grãos de café, com origem certificada.”

Leia mais aqui.

Em 2014, a Business Insider visitou a espaçosa loja da Blue Bottle Coffee em Williamsburg, Brooklyn, para entender o porquê de toda esta fama. Eu tomei a liberdade e reuni todas as fotos aqui, com os devidos créditos, claro. As imagens são de Madeline Stone.

1Loja da Blue Bottle no Brooklyn, New York

Visitamos uma loja da Blue Bottle no Brooklyn, localizada em uma rua com ‘belos’ grafites em Williamsburg. O café está instalado em um edifício de tijolo do início do século 20 que, de acordo com o site da Blue Bottle, foi usado, em épocas diferentes, por vidraceiros, ferreiros e fabricantes de barril.

2O logo da Blue Bottle na entrada

Temos a primeira vista, o famoso logo da Blue Bottle na entrada. O logotipo, também impresso em copos “para levar” é parte da prova de autenticidade da empresa e um sinal claro de que o consumidor “sabe” o que é bom no mundo do café.

3Café da manhã e jornal

Os clientes estavam tomando café e lendo o jornal no balcão quando visitamos a loja  no final da manhã.

4Uma longa mesa

Mais pessoas se reuniam nesta longa mesa no meio do salão.

5Boa música

Havia muitas pessoas ao redor, mas o café estava tranquilo e uma música suave tocava nos caixas de som. Ainda bem que escapamos do rush da manhã, quando as filas são intermináveis.

6Espiando atrás do balcão

Demos uma espiada no que estava acontecendo atrás do balcão. A empresa orgulha-se de técnicas exclusivas de torrefação e a loja da Williamsburg usa um torrador vintage da Probat, uma máquina Kyoto para cafés gelados e uma máquina de expresso Faema Urania restaurada.

7O Menu

O menu é bastante simples, com tamanho único e o preço para cada bebida.

8Os baristas

Atrás do balcão, baristas manejam coadores de café para até sete xícaras.

9A marca

Todos eles trazem a marca Blue Bottle, também.

10Outros produtos Blue Bottle

O café não é o único produto da Blue Bottle. Você pode comprar granola em pacotes para levar ou escolher entre os produtos de panificação, ali atrás do balcão.

11Guloseimas

Também há um monte de petiscos gourmet para olhar no balcão, incluindo estas barras de chocolate Mast Brothers, também no Williamsburg.

12Pãezinhos e Cookies

Pãezinhos de azeite de oliva e cookies de melaço e gengibre são apenas algumas das deliciosas opções.

13Urania Faema

De acordo com a Blue Bottle, esta máquina de expresso Faema Urania restaurada, data de 1958.

14Degustação

Para começar, nós decidimos experimentar o café gelado New Orleans e o Sanduíche Buckwheat Buttermilk num pão estilo brioche.

15Sem comentários

O brioche foi um dos melhores pães de cafeteria que já provamos, uma combinação saborosa de doce com salgado.

16New Orleans

O New Orleans era doce, servido frio com leite e açúcar.

17Expresso x Coador

A seguir, decidimos experimentar alguns expressos (à esquerda) e o café de coador (à direita). O rótulo é útil pois cada embalagem de café permite que você saiba que tipo de grão tem no interior, incluindo sua origem e se são certificados.

18Os detalhes

O barista deu os últimos retoques no expresso.

19A Flor da Etiópia

O café expresso, uma variedade etíope frutada, veio lindamente decorado.

20Coando o café

Nosso café de coador estava quase pronto.

21Apenas puro

O barista disse-nos que este café, que também veio da Etiópia, seria melhor ser apreciado puro. Ele veio servido quente em uma caneca de vidro e tinha um gosto floral leve, quase como um chá.

22Copos para viagem

Se tivéssemos pedido nosso café para levar, nós teríamos recebido em um desses copos marrons recicláveis.

23Máquinas Steampunk

Estas máquinas em estilo steampunk são na verdade coadores de café feitos por uma empresa japonesa chamada Oji. Elas são usados para fazer o café gelado Kyoto do Blue Bottle.

24Entre as estantes

Os cinco globos e os filtros estão situados entre uma coleção de bugigangas sobre café em frente ao balcão, onde nós fizemos o pedido.

25Produtos legais

Há uma grande variedade de produtos para a venda, como este medidor da Hario Range que é vendido por US$ 25.

26A torrefação do café

No fundo da cafeteria, você pode ver rapidamente, o processo de torrefação.

27As sacas de grãos de café

Sacas de grãos de café encontram-se em prateleiras nos fundos da cafeteria. A equipe explicou que eles torram pequenos lotes de cada vez, o equivalente a cerca de metade de um desses sacos.

28A torradeira Probat

Todos os dias, eles processam os grãos de café neste torrador vintage Probat, um procedimento lento e muito preciso, que requer muita concentração. O grão é servido dentro de 48 horas de torrefação, o que garante o seu frescor.

29Treinamento

Os funcionários têm que passar por um rigoroso treinamento antes de começar a trabalhar em uma cafeteria Blue Bottle.

30Pare de fumar!

Placas pequenas e simples com uma fonte manuscrita proíbem fumar no café (e oferecem um número de ajuda se você estiver tentando parar).

31Recicle

Placas semelhantes encorajam você a reciclar seus utensílios antes de sair.

É isso. Espero que vocês tenham gostado deste post e principalmente, desta cafeteria. Se futuramente você não puder adquirir uma franquia, que pelo menos a Blue Bottle Coffee sirva de inspiração para você.

GestãoClick Gestão Empresarial


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here