Este ano tive a oportunidade de ingressar em uma startup. Logo no começo dos trabalhos, definimos metas e tarefas, mas tão logo a semana foi passando e já nos defrontamos com atrasos, mudanças de direção e principalmente, muita informação. E para nós que trabalhamos com Internet, informação é quase sinônimo de distração. Por isso, neste artigo, selecionamos 7 dicas essenciais para melhorar a sua produtividade em seu trabalho. Sua startup só tem a ganhar.

1. Pare de Fazer Muitas Tarefas ao Mesmo Tempo

É muito importante que você pare de ser multitarefa em suas atividades diárias. Um exemplo banal. Você está fazendo um relatório e por alguma razão você abre o Facebook para ver alguma coisa. Pronto! Sua produtividade zerou.

Depois de alguns minutos (e põe minutos nisso) perdidos, você percebe que já está fazendo várias outras coisas, menos o que realmente deveria fazer, isso acontece com muita facilidade, então tente controlar ao máximo esse impulso. Comentamos sobre ser multitarefa neste artigo. Não deixe de ler.

2. Elimine Interrupções e Distrações

Nós somos culpados pela quantidade de interrupções no nosso dia a dia, isso é normal. Geralmente temos síndrome de super herói e queremos atender a todos o tempo todo e a qualquer momento. E ainda chamamos isso de produtividade. Ser produtivo não significa fazer tudo.

Só que isso não é nem um pouco saudável – e muito menos produtivo. Se você recebe uma mensagem no chat de alguma rede social ou algum telefonema ou e-mail, e você perceber que não é importante, então não responda. Procure identificar o que é realmente importante. Neste artigo, falamos um pouco mais sobre isso.

Na verdade, nem fique com esses aplicativos ligados quando você estiver trabalhando. Deixe apenas o seu celular ligado para emergências.

3. Procure Focar seu Tempo de Trabalho em ‘Blocos de Tempo’ Ininterruptos de No Mínimo Uma Hora

Essa ideia foi originalmente discutida por Peter Drucker, escritor e consultor, considerado o pai da administração moderna. Ele propôs que as pessoas fizessem blocos de trabalho de pelo menos uma hora, sem nenhum tipo de distração. Esse é um ótimo conceito para otimizar o seu tempo, que para um empreendedor é uma coisa muito importante. Dê uma lida nestas dicas de gestão também.

4. Regra Número #1 em Produtividade. Faça Sempre as Coisas Mais Importantes Primeiro

Busque um período do dia onde você se sinta mais produtivo e então faça as coisas mais importantes nesse horário. Isso vai diminuir a carga de tensão sobre o trabalho e assim o tornará mais fácil.

5. Crie Rotinas Intencionais Que Se Tornam Hábitos a Longo Prazo

Tony Schwartz é jornalista, autor de livros de negócios e palestrante profissional. Ele trouxe o conceito de que nós temos pouca força de vontade. E cientificamente falando, ele está certo.

Nós ‘queimamos’ a nossa força de vontade (energia) com tarefas que não são importantes, fazendo muitas coisas ao mesmo tempo, interrompendo nossas atividades com coisas que não são importantes para o nosso negócio. E assim, a produtividade vai pro lixo.

Quer uma dica? Crie uma vez por mês uma tarefa intencional e use a sua força de vontade diariamente para concluí-la, até que isso se torne uma rotina para você. Como exemplo, você pode criar o hábito de escrever um pouco todos os dias até que isso se torne parte do seu dia a dia e você passe a escrever com fluidez e tranquilidade. No começo você precisará de um pouco de força de vontade, mas depois essa tarefa passará a ser parte de você.

6. Prepare-se Para a Resistência e Tome Atitudes para Aumentar sua Motivação

Você já deve ter entendido até aqui que devemos usar a nossa força de vontade para criar hábitos e rotinas intencionais. Agora você tem que estar preparado para a resistência da sua mente.

Com o passar dos dias, as tarefas que estabelecemos tenderão a nos desanimar. Uma boa pedida é ouvir sua banda favorita quando esse momento chegar. Nada de abaixar a guarda! No começo, grande parte da nossa energia deve ser empregada para startar nossos projetos, para que depois eles percorram o caminho sozinhos.

7. Crie um Ambiente que Mantenha Você Focado

Se o seu propósito é ter um negócio rentável, então você precisa reorganizar a sua vida e os seus objetivos. Separe bem os momentos de trabalho dos de lazer. Nada de partidas de Counter Strike no trabalho. Foco, foco, foco! Lembre-se dos seus sonhos. Ninguém vai construir nada jogando a cada meia hora.

CredMiner

Se divertir é ótimo, mas deixe essas coisas para o final do expediente de uma sexta-feira. Ir para a balada todos os dias, mesmo após o expediente, também acabará com sua energia e produtividade. Acredite, sei bem do que estou falando :)

Portanto, uma vez no trabalho, foque no que tem que fazer e esqueça o resto. Sonhar é bom, mas realizar um projeto é muito melhor. Desinstale os jogos e pé na tábua!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here