As competências do empreendedorismo são definidas por características como, conhecimentos genéricos e específicos, motivação, personalidade, habilidades e o seu tino comercial. A palavra Venture é definida como risco comercial, mas também pode ser usada como verbo e seu significado é arriscar, o surgimento desta palavra origina-se de “Adventure“, ou seja aventurar, portanto empreender nada mais é do que arriscar, pois se soubéssemos o resultado diante de tantas adversidades econômicas e sociais, não usaríamos a palavra empreender e sim lucrar ou gerar ganhos. Empreender gera risco, tal risco deve ser estudado, diante de todas habilidades que um realizador deve compreender, a principal é a avaliação de possibilidades.

A capacidade de um empreendedor deve ser individual, mudanças organizacionais ou mudanças que trazem valor as necessidades e oportunidades de um devido setor são peças chave no quesito diferencial de um indivíduo. A melhor maneira de identificar qual a forma de realizar um trabalho com magistralidade, é observar como profissionais renomados realizam esta atividade, descobrir como ele atua em tais situações e comparar com profissionais do mesmo setor. Mas antes de prosseguir, sugerimos que você leia o artigo ‘Os 5 Pecados do Empreendedor‘, para não cometer alguns erros cruciais no início de seu negócio.

De acordo com S. Anil Kumar no seu livro “Small Business and Entrepreneurship”, no âmago do mundo dos negócios todo e qualquer passo deve ser considerado, assim é fundamental para avaliação de um empreendedor as seguintes características empreendedoras:

1. Iniciativa

Uma das primeiras características empreendedoras é a iniciativa. Empreendedores que tem inciativa demonstram uma resposta que supera as necessidades de um trabalho, eles realizam uma atividade antes de serem solicitados, pré avaliando o cenário real de uma organização e levando os produtos e serviços a novas áreas ou processos.

2. Avaliação de Oportunidades

Empreendedores procuram e atuam com rapidez quando definida uma oportunidade. Agarram oportunidades raras no intuito de adquirir recursos financeiros e atingir nova área de atuação.

3. Persistência

Empreendedores tomam decisões repetitivas e variadas para superar obstáculos. Decisões são definidas por confiança e um objetivo pré determinado.

4. Busca de Informações

A tomada de ação individual para conseguir informações é fundamental para o alcance das metas traçadas. Empreendedores fazem pesquisas de mercado para descobrir uma necessidade ou uma deficiência, e criar um serviço ou produto.

5. Excelência no Resultado

A preocupação de trabalho finalizado não se dá somente em tempo, mas sim no produto final. Empreendedores fazem sacrifícios pessoais ou fazem um esforço extraordinário, aceitando responsabilidade absoluta em desenvolver um produto ou satisfazer o cliente.

6. Eficiência

Empreendedores procuram alternativas, diminuem os gastos, otimizando os custos e a eficiência de seu produto ou serviço.

7. Resolução de Problemas

É necessário identificar idéias singulares para alcançar seus objetivos. Empreendedores criam saídas inovadoras e tomam estratégias alternativas para solucionar um problema.

8. Persuasão

Empreendedores com essa habilidade normalmente atingem resultados com eficácia e vantagem. Contém a competência de convencer seu cliente a comprar ou usar seu produto, demonstrando as vantagens e desvantagens do seu mercado.

9. Estratégia Motivacional

Empreendedores levarão seus serviços e produtos a outro nível, influenciando o mercado ou o ambiente, mobilizando recursos e organizando a produção.

10. Controle

O empreendedor controla o desenvolvimento de um produto e/ou supervisiona todas as atividades da empresa para garantir que o trabalho terá um excelente resultado.

11. Satisfação do Empregado

Esta é uma das características empreendedoras mais subestimadas. É de extrema importância a preocupação do empreendedor com o bem-estar de seus funcionários. Ações serão tomadas em prol da qualidade e condições do meio de trabalho em sua empresa.

Portanto, para se lançar em um empreendimento empresarial, é necessário que um empreendedor tenha um conjunto de conhecimentos e habilidades pessoais. A peculiaridade de um indivíduo é essencial para um empreendedor, para alcançar excelência em um futuro dinâmico serão necessários aprendizados transcendentais como: Visão Criativa, Sensibilidade, Versatilidade, Foco e Paciência, além de todas as características empreendedoras mencionadas acima. Leia o artigo ‘10 Lições de Empreendedorismo para Aprender com Joy Mangano‘ para ter um bom exemplo de um empreendedor que pratica todas essas qualidades.

Competência é uma característica subliminar de um indivíduo, neste sentido, avalie suas competências e se aventure no mundo do empreendedorismo. Confie no seu discernimento para avaliar uma oportunidade, use suas habilidades para se posicionar e busque o bem estar social e econômico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here