No dia 22 de setembro foi comemorado o Dia Mundial Sem Carro. O mês foi marcado por muitos eventos sobre mobilidade urbana e o cotidiano nas grandes cidades com o aumento da população e da quantidade de carros.

Durante o período, atividades foram propostas à população como palestras, atividades em grupo de intermodalidade entre os meios de transporte e workshops. A população foi questionada sobre o verdadeiro sentido de mobilidade urbana e levada a refletir sobre questões sociais e sustentáveis durante as atividades.

Dentre os assuntos abordados neste período vimos o compartilhamento de carros em destaque, que apesar de ser uma iniciativa recente no Brasil, já é bastante difundida na Europa e nos EUA.

Estudos apontam que, a cada carro compartilhado, 7 a 11 carros particulares são retirados das ruas. Isso colabora com a diminuição dos congestionamentos e também com a redução das emissões de gases poluentes.

Atualmente, na grande São Paulo existem 8 milhões de carros e, segundo estudos, esses carros ficam 90% do tempo parados. Um outro dado impactante é que 25% da área construída em São Paulo é destinada a garagens, fator que impacta diretamente o espaço urbano e a valorização imobiliária, já que ⅓ do valor de um apartamento equivale ao custo de uma vaga de garagem.

A moObie é uma plataforma de aluguel de carros de pessoa para pessoa que usa tecnologia 100% mobile para diminuir a burocracia no momento de uma locação, trazer segurança tanto para o dono do carro quanto para quem aluga e ajudar a aumentar a percepção dos impactos associados ao transporte. Segundo Tamy Lin, CEO e fundadora da moObie: “A demanda pelo compartilhamento de carros tem crescido cada vez mais na cidade de São Paulo, e a moObie já chegou a mais de 15 mil clientes em menos de 6 meses.”

Com a moObie é possível alugar um carro de alguém que mora na mesma região que você. A ideia é formar uma grande comunidade de compartilhamento que pensa em um novo modelo de mobilidade e cidade. Por isso, a preocupação com a segurança é essencial.

Iniciativas inovadoras como a da moObie estão ganhando força nos últimos tempos e permite melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos com um uso mais consciente do transporte.

GestãoClick Gestão Empresarial


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here