Poucos setores mudam tanto e tão rápido na Era da Informação quanto o de comunicação e publicidade. É por isso que é essencial saber quais são as tendências de Marketing Digital em 2020.

Afinal, se você não acompanhar as tendências, ficará para trás pois o que funcionou ontem, necessariamente não trará resultados positivos amanhã ou mesmo hoje. Assim, quem quer se manter na liderança do mercado, precisa se manter na vanguarda do Marketing.

Mas quais são as principais tendências de Marketing Digital em 2020 e como se preparar para usá-las? Confira abaixo!

1. Anúncios no Google ainda são e serão reis em 2020

Muitas empresas tentaram mudar e encontrar outras formas de atrair e direcionar fluxo de tráfego na Internet. E é fato: existem muitas ferramentas e opções por aí, especialmente nas redes sociais.

No entanto, os anúncios no Google ainda são reis no Marketing de Conteúdo e prometem ser ainda mais relevantes em 2020. Isso porque o buscador vem ganhando força no seu nível de influência com vários serviços lançados.

Seja honesto: quando foi a última vez que você visitou um restaurante novo sem consultar as reviews no Google ou ver o horário em que o lugar é mais ou menos cheio?

São tantas informações para os consumidores, que o Google se tornou obrigatório para as empresas, incluindo o mecanismo de anúncios, agora muito mais completos, segmentados e eficazes.

2. Chatbots estão entre as tendências de Marketing Digital em 2020

Tendencias do Marketing Digital em 2020 – Os Chatbots

Os chatbots e a Inteligência Artificial no geral estão entre as grandes tendências de Marketing Digital em 2020.

Uma das principais vantagens da tecnologia é que ela consegue atender o público em menos tempo, com mais facilidade, 24 horas por dia e com transparência e honestidade.

Isso é importante pois, de acordo com a Forbes, as empresas que conseguem transmitir mais transparência no negócio retêm mais de 94% dos seus clientes.

Com o avanço da tecnologia, os chatbots se tornaram muito mais eficazes e disponíveis para várias empresas, não só as grandes. Com isso, eles se tornaram mais aceitos e, claro, transparentes para os consumidores.

Para as empresas, ajudam a economizar no atendimento pré e pós-venda, além de garantir um bom serviço o tempo todo.

3. Personalização da experiência será essencial em 2020

Automatize suas estratégias o quanto quiser, mas sem nunca esquecer de uma das mais importantes tendências de Marketing Digital em 2020: a personalização.

O público não quer mais ser dividido em grupos específicos, por mais nichados que sejam.

Ninguém quer mais ser “mulher de Aquário que nasceu em 1994” ou “Homem fã de Los Hermanos que nasceu em 1988”, como aquelas camisetas que vemos no Facebook.

As pessoas querem ser “Julia”, “Renata” e “Tiago”. Por isso, elas esperam conteúdos e publicidade que seja pessoal, íntima e emocional.

Por falar nisso…

4. Análise de sentimento chegou para ficar em 2020

Tendencias do Marketing Digital em 2020 – Inteligência Artificial

Uma das grandes novidades e dos principais termos que você ouvirá em 2020 é “análise de sentimento”. O que isso significa? Uma estratégia que visa usar a Inteligência Artificial, com machine learning e Processamento de Linguagem Neural, para identificar o sentimento das pessoas em frases deixadas em redes sociais, serviços de ajuda e outros.

Leia Também:  Inteligência Artificial nos Negócios: O Futuro Começou

Com base nisso, os sistemas avaliarão os comentários das pessoas sobre determinadas marcas, identificando o sentimento que elas causam nas pessoas.

Com isso, será possível adotar estratégias que visem otimizar os sentimentos das pessoas em relação às marcas, aumentando as vendas nos processos.

5. Busca visual e de voz serão mais importantes em 2020

Se você trabalha com produtos e e-commerce, dependendo de buscas no Google para obter os melhores resultados de vendas, precisará dominar a busca visual e a de voz em 2020.

Leia Também:  Inteligência Artificial Chega à Gestão das Empresas

Isso porque elas se tornarão cada vez mais relevantes conforme o passar dos anos e as pessoas começam a entender os seus conceitos.

Para explorar ao máximo essas ferramentas, as lojas terão de otimizar os seus conteúdos para serem encontrados por esses tipos de buscas, especialmente em sites como o Pinterest.

6. Influenciadores digitais serão campeões em 2020 (de novo)

Tendencias do Marketing Digital em 2020 – Os Influenciadores Digitais

2019 foi o ano dos influenciadores digitais, sem a menor dúvida. Com o perdão da piada, a influência deles foi tão alta que até personagem na novela da Globo virou influenciadora.

Ou seja: é fato que todo mundo na sociedade sabe o que é um influencer e como eles funcionam.

Leia Também:  Como Prospectar Novos Clientes Em 2020: 6 Dicas Estratégicas

Em 2020, a onda dos influenciadores continuará. Eles se tornarão cada vez mais nichados e focados em assuntos específicos, crescendo proporcionalmente, em um movimento parecido com o feito por Youtubers quando o YouTube se tornou mais popular.

Conclusão

Essas são as 6 principais tendências de Marketing Digital em 2020.

Todas elas mostram um novo mundo de decisões de compras na Internet, mas com bastante tempo para todas as empresas, das menores às maiores, se adaptarem para obterem os melhores resultados.

E aí, o que achou do conteúdo? Qual dessas tendências é a mais interessante para você? Deixe sua opinião nos comentários!

CoiNext

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here