Por que as soluções de SEO local são importantes para o seu negócio?

De todas as maneiras de comercializar seu negócio, mais e mais pessoas estão se concentrando na pesquisa local.

Durante os primeiros anos do marketing na internet, empresários e comerciantes focaram quase que exclusivamente em SEO. Então, em 2009, o tópico de marketing em destaque eram as mídias sociais. Hoje, o grande tópico do marketing digital é a busca local.

Há algumas razões simples pelas quais o SEO Local é tão importante para o seu negócio.

De acordo com o HubSpot, 76% das pessoas que fazem uma pesquisa local pegam o telefone e ligam para uma empresa. 44% dos cliques vão para o resultado de pesquisa superior. Os três primeiros resultados obtêm em média 75% de todos os cliques.

Você está começando a entender como melhorar seus resultados em pesquisa local e como isso significa mais dinheiro em seu bolso.

Agora gostaria de mostrar a você, como poderá fazer isso acontecer.

A seguir, nossas 11 soluções de SEO local para você usar e melhorar seu ranking nas buscas.

1. Como O Seu Site Aparece na Busca Local Agora

Você precisa entender como seu site aparece nos resultados de pesquisa local, para identificar possíveis melhorias.

O truque aqui é entender que pessoas em diferentes locais terão resultados de pesquisa diferentes. Mesmo que estejam na mesma cidade.

Os resultados de pesquisa do Google podem variar de acordo com o dispositivo que você esteja usando, seu histórico de pesquisa, sua conta do Google e seu endereço IP.

Com tantas variáveis, como você pode obter uma imagem precisa de como o seu site aparece no SEO Local?

Uma solução alternativa é usar um Proxy no seu navegador. O Proxy altera o endereço IP do seu navegador, informando ao buscador que você esta em outra localização, diferente da real. Isso ajudará você a descobrir como site aparece no resultado de outra localização.

2. Saiba Como O Seu Público Irá Procurá-lo

Você sabe como o seu cliente pensa? Em outras palavras, como o seu cliente irá procurar por você?

Há uma série de perguntas que você deve se fazer para responder a esta questão:

  • O seu cliente está em casa ou no trabalho?
  • Eles estão em um dispositivo móvel ou em um computador desktop?
  • Qual é o problema com o qual eles querem ajuda?
  • Quais são os 15-20 termos / frases de pesquisa que eles usariam no Google para encontrá-lo?

Responder a estas perguntas lhe dará uma melhor compreensão sobre quais palavras-chave você deve tentar classificar mais alto no SEO Local.

Você também deve considerar posicionar-se para buscas por palavras-chave de cauda longa ao invés de palavras mais amplas.

Pense nisso como a diferença entre a procura de “academia de musculação em São Paulo” e “academia de musculação com piscina em São Paulo”.

A palavra “academia de musculação em São Paulo” terá uma concorrência muito maior, enquanto “academia de musculação com piscina em São Paulo” serve a um interesse genuíno e terá muito menos concorrência nas buscas.

3. Adicione Sua Empresa no Google Meu Negócio

Atualmente, quando você procura por empresas locais, você verá os 3 principais resultados da pesquisa com endereços extraídos do Google Negócios. Antes eram 7. É por isso que melhorar sua classificação na busca local é mais importante do que nunca.

Soluções de SEO Local, como reivindicar seu endereço no Google Meu Negócio podem melhorar os resultados.

O processo para reivindicar seu endereço é simples. Clique no link acima e preencha suas informações. Existe um processo de verificação, onde o Google enviará um cartão postal com um número PIN ao endereço físico que foi informado no cadastro.

Uma vez que essa parte esteja completa, entre na sua conta e preencha seu perfil. Certifique-se de que a sua descrição de às pessoas um motivo para entrar em contato com você e seja o mais específico possível.

Preencha suas informações com precisão, faça o upload de algumas imagens e o logotipo da sua empresa.

4. Conteúdo, Conteúdo, Conteúdo!

Criando Valor Com Conteúdo
Imagem: Shutterstock.

Embora essas soluções de SEO Local sejam importantes, também é importante lembrar que tão crucial quanto às pessoas visitarem seu site, eles precisam de um motivo para ficar lá e interagir com o seu conteúdo.

Você pode fazer isso criando valor para os visitantes do seu site.

A melhor maneira de criar valor é criar conteúdo que fará com que as pessoas queiram ficar e retornem ao seu site outra vez. É assim que você ganhará a confiança dos seus possíveis clientes.

5. Melhore Os Links Internos do Seu Site

Vincular os links internos (internal links) do seu site ajuda os clientes a encontrar o que procuram e distribui o link juice entre as páginas.

O link juice é uma forma de permitir que os motores de busca saibam quais páginas do seu site são as mais importantes. Por definição, link juice é a parcela de PageRank (PR) transmitida de uma página para outra através de um link.

Tenha cuidado: pode ser tentador adicionar um monte de links internos em todas as suas páginas. Não faça isso!

Sempre distribuía seus links de forma a enriquecer o conteúdo de cada página, assim você mantém a qualidade de cada um.

6. Busque Por Backlinks de Qualidade

Backlinks de Qualidade
Imagem: Shutterstock.

Fora de todas as soluções de SEO locais, uma das mais faladas hoje em dia é a de backlinks. Um backlink é simplesmente outro site que faz links para o seu site.

Obter links é crucial para otimização de sites. Esse processo pode ser demorado e trabalhoso, mas vai trazer ótimos resultados para o seu negocio, e vai colocar seu site a frente dos concorrentes.

O grande segredo para se fazer backlinks funcionarem para as pesquisas locais é obter links de qualidade.

Nós abordamos uma maneira (diretórios e listagens do Google My Business) no começo deste artigo.

Você também pode escrever guests posts (artigo convidado) para sites e blogs no mesmo segmento para obter backlinks de qualidade.

7. O Que A Concorrência Está Fazendo

Saber como e onde a sua concorrência se classifica nos resultados da pesquisa local pode ajudá-lo a entender onde seus potenciais clientes podem estar indo.

Você também aprenderá quais as palavras-chave para a qual sua concorrência pode estar classificando.

Veja no que prestar atenção quando você está fazendo uma pesquisa competitiva:

  • Seu top 5-10 concorrentes;
  • Listagem do GoogleMyBusiness de cada concorrente. Preste atenção ao texto e às imagens e procure por palavras-chave e locais em que eles possam tentar classificar;
  • Comentários dos clientes – quantos são opiniões positivas ou negativas.

Você pode fazer isso por conta própria ou usar ferramentas de SEO, como Spy Fu ou SEM Rush.

8. Opinião de Clientes Importam no SEO Local

Não só os comentários dos clientes influenciam o ranking, como também podem influenciar a decisão de compra de outros clientes. Mais de 62% dos compradores consideram críticas online importantes ou muito importantes quando se encontra uma empresa na busca local.

Você pode pedir aos seus clientes que façam comentários no Google e no Facebook.

Além disso, procure responder aos comentários. Você mostrará que se preocupa com sua empresa e seus clientes.

9. Classifique Imagens e Vídeos

Um aspecto negligenciado da pesquisa local é tentar classificar os vídeos e imagens para palavras-chave. Esta é provavelmente uma das soluções de SEO local mais fáceis de se executar.

Veja algumas dicas simples para conseguir uma boa classificação de imagens em seu site:

  • Certifique-se de que a imagem esteja relacionada à página do site;
  • O nome do arquivo de imagem deve ser alterado de por exemplo IMG_4323425 para algo relacionado à palavra-chave que você quer ranquear;
  • Quanto maior for a imagem que está na sua página, maior será a chance de classificar. Imagens com dimensões pequenas demais podem ser interpretas como propaganda pelo algoritmo do Google;
  • Preencha o alt-text e a descrição da imagem. Preferencialmente com suas palavras-chave.

Esta é uma ótima maneira de ajudá-lo a melhorar a classificação em resultados de pesquisa locais, que seus concorrentes provavelmente não estão fazendo.

10. Cadastre Seu Site em Diretórios de Empresas

Certifique-se de que sua empresa esteja listada nos principais diretórios de pesquisa online como Yelp, Apontador, Telelistas e sites similares.

Isso significa que você deve enviar seu site para cada diretório?

Absolutamente não. Lembre-se da discussão anterior sobre backlinks: a quantidade não significa qualidade.

Quando você for procurar sites de listas, escolha os melhores diretórios de endereços para cadastrar seu site.

Se você é um membro da organização empresarial ou da câmara de comércio, aproveite a sua associação e verifique se você está listado no diretório comercial.

11. Use as Redes Sociais Para Incrementar o SEO Local

Use as Redes Sociais
Imagem: Shutterstock.

Ainda é discutível se as mídias sociais têm um impacto direto nos resultados da pesquisa, mas as mídias sociais podem ajudar de outras maneiras.

As redes sociais são ótimas para backlinks. Eles também têm o potencial de criar conversas em torno de sua empresa. Isso envia sinais sociais ao algoritmo do Google.

Quanto mais positivo for o sinal social, mais provável é que seu site tenha uma melhor qualificação na busca local.

Conclusão: Encontrar Soluções de SEO Local Pode Ser Mais Fácil do Que Imagina

Como você pode ver, há pelo menos 11 de maneiras diferentes e complementares de melhorar seus resultados nas pesquisas locais. Se você fizer essas mudanças sugeridas, você deve começar a ver seus resultados melhorarem em alguns dias.

Caso ache complicado ou não tenha tempo para realizar todas essas mudanças, você pode entregar algumas destas tarefas para um profissional de SEO local, que irá realizar essas ações e melhorar a qualificações do seu site nas buscas locais.

Gostou das dicas? Nosso objetivo com este artigo é ajudá-lo a ter seu conteúdo encontrado, para que seu site possa aparecer nos resultados da pesquisa local.

Gostou deste artigo? Navegue pelo Super Empreendedores e leia outros artigos sobre marketing digital.


Este é um guest post enviado pelo Wendson Miranda do site AjudaInfo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here