O Marketing Digital é o reflexo dos novos tempos, em que a internet está cada vez mais presente no nosso dia a dia, especialmente no gerenciamento de empresas e negócios.

Mas afinal, o que é o Marketing Digital? Em poucas palavras, é possível definir esse tipo de marketing como a união de estratégias de marketing e comunicação, porém destinadas ao meio online.

Os objetivos do Marketing Digital são vários, entre eles convém citar atrair novos clientes, fortalecer a marca de uma empresa, divulgar uma promoção, um serviço ou um produto.

Por ser digital e ser direcionado para o espaço virtual, essa vertente do Marketing conta com várias ferramentas online, uma delas são os blogs.

A atuação dos blogs no Marketing Digital

Os blogs surgiram no final dos anos 90, mas a popularidade deles se deu no início desse século.

Desde então, os blogs se tornaram úteis para vários segmentos, tais como jornalismo, política, artes e empreendedorismo.

No caso do empreendedorismo eles possuem significativa importância para o Marketing Digital. Afinal, quando bem utilizado, não é exagero afirmar que um blog pode ser um convite para o seu cliente conhecer a sua empresa.

Os blogs são fáceis de serem utilizados, bem como podem ser atualizados de maneira constante. E isso em uma época em que ter conteúdo é um importante recurso.

Além disso, eles são versáteis, pois permitem publicações de várias maneiras, seja por texto, por imagens, bem como por vídeos. Essa variedade de formatos torna os blogs atrativos.

E quando o assunto é interatividade eles também demonstram relevância, pois permite que o público entre em contato direto com a empresa por meio dos comentários nas postagens.

Por isso, selecionamos aqui algumas razões para utilizar um blog no Marketing Digital. Tome nota!

Presença online

Um negócio que não é visto na web praticamente não existe, pois perde grandes oportunidade de engajar o público, divulgar os seus produtos e se destacar em seu segmento.

Por isso, um blog que produz conteúdo qualificado de forma constante adquire uma boa reputação no Google, sendo apontado com mais facilidade nas páginas de resultados.

É importante saber que para isso é necessário utilizar as estratégias de SEO. Elas vão melhorar o ranqueamento do seu blog.

Atração de visitantes que passam a ser leads

Leads é um termo bastante comum no Marketing Digital. Eles podem ser definidos como aqueles visitantes que acessam o conteúdo do seu blog e demonstram interesse pelos produtos que você oferece.

Quando as informações fornecidas pelo seu blog são pertinentes, os visitantes continuam engajados com a sua marca, se tornam seguidores e, em alguns casos, ajudam a divulgá-la.

Auxilia o funil de vendas

O funil de vendas corresponde ao acompanhamento do cliente na jornada de compra, desde o instante em que ele acessou o seu blog por curiosidade, até o momento em que ele adquire o seu produto.

O funil de vendas é dividido em etapas complementares. Nesse caso, as postagens no blog podem auxiliar o cliente em todas as etapas que constituem o funil.

Baixo custo

Não é caro ter um blog. Para isso, você vai precisar de uma boa plataforma e, de preferência, um bom serviço de web hosting.

Por causa disso, um blog é uma maneira barata de divulgar o seu negócio, atraindo e engajando mais clientes.

Mais credibilidade para a sua empresa

Quando alguém está na internet falando com propriedade a respeito de determinado assunto, essa pessoa ganha mais credibilidade. Com as empresas não é diferente.

Postagens dando dicas, explicando e tirando dúvidas a respeito de como funcionam os produtos que você oferece irão conferir mais credibilidade para a sua empresa.

Dessa maneira, o seu negócio vai se tornar referência no assunto, ganhando destaque em relação aos concorrentes e mais confiança por parte do seu público.

Conteúdo com longevidade

Uma postagem no blog pode ser visualizada várias vezes. Ao contrário, por exemplo, de um outdoor. A sua postagem ficará por um bom tempo influenciando o seu público.

Além disso, em uma época em que o acesso à internet também é realizado por meio de dispositivos móveis, o seu blog pode ser encontrado em qualquer hora e lugar.

Inclusive, muitos indagam qual é mais vantajoso, se é ter um blog ou um site. Cada um deles contam com benefícios próprios. O site é ideal para conter as informações básicas do seu negócio.

Por outro lado, o blog permite receber atualizações de forma constante, o que gera uma maior diversidade de conteúdos.

Conclusão

O Marketing Digital ajuda o cliente a se aproximar do seu negócio, o atraindo e o tornando até mesmo um divulgador da sua marca. E o blog, por sua vez, é um dos pilares que ajuda o Marketing Digital.

Portanto, para que uma estratégia de Marketing Digital seja eficiente e completa, é essencial apostar em um blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here