O que é marketing digital?

Em primeiro lugar, é muito importante saber a diferença entre o digital e o marketing!

A palavra digital descreve a tecnologia que gera, armazena e processa dados, e marketing por sua vez, descreve as promoções e a publicidade de um produto.

Em palavras simples, marketing digital é a comercialização de bens e serviços, produtos que usam tecnologias digitais através da Internet – telefones celulares ou exibição de publicidade em sites – ou qualquer meio digital que você esteja usando para promover seus produtos, bens e serviços.

As tendências do marketing digital mudam a todo momento!

Atualmente, as plataformas digitais estão cada vez mais incorporadas aos planos de marketing e à vida cotidiana das pessoas que usam dispositivos digitais!

Portanto, fica a pergunta:

Quais são as principais técnicas de marketing digital para 2019 e além?

Vamos tentar responder a esta questão da melhor forma possível.

1. SEO (Search Engine Optimization)

Search Engine Optimization ou SEO (saiba mais) é uma metodologia ou estratégia utilizada para aumentar a quantidade de acessos de um site através do Google, porém sem investimento pago como Google Adwords, por exemplo!

Leia Também:  Vale A Pena Investir em SEO em 2019?

2. SEM (Search Engine Marketing)

SEO é considerado um subconjunto de serviços de SEM. Search Engine Marketing é um termo mais amplo, em seguida, SEO. Ele também é conhecido como marketing na internet e está associado à pesquisa, envio e posicionamento de um site dentro do mecanismo de busca (Google, Bing etc) para obter visibilidade máxima e aumentar sua parcela de referências de tráfego pago e/ou orgânico nos mecanismos de pesquisa.

Basicamente, envolve pesquisa de palavras-chave, análise competitiva, e outros serviços relacionados aos mecanismos de pesquisa que irão aumentar o volume de acessos do seu site.

3. Criação de conteúdo estratégico

A criação de conteúdo inclui manutenção e atualização de blogs, fotografia, criação de vídeos, comentários online, manutenção de redes sociais e edição e distribuição de mídia digital de uma forma geral.

Leia Também:  Por Que Os Blogs São Importantes Para O Marketing Digital

4. Marketing através das Mídias Sociais (SMM)

O SMM envolve tráfego para seus sites ou empresas por meio de sites sociais como Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, Linkedin etc.

5. Publicidade em Rede Display Digital

A publicidade em display digital usa uma variedade de formatos de publicidade de exibição para segmentar o público em potencial, seja ele de texto, imagem, banner, rich media, anúncios interativos ou em vídeo, e é muito caro.

Existem muitos métodos como Retargeting e Remarketing, marketing móvel, marketing interativo, marketing viral, marketing por e-mail, marketing de afiliado, compra e planejamento de mídia digital.

6. E-mail marketing

As empresas usam o e-mail marketing como meio de comunicação com seus clientes. O e-mail costuma ser usado para promover conteúdo, descontos e eventos, além de direcionar pessoas para o site da empresa. Os tipos de e-mails que você pode enviar em uma campanha de marketing por e-mail incluem:

  • Boletins de inscrição em blogs.
  • E-mails de acompanhamento para visitantes do site que fizeram o download ou compraram algo.
  • E-mails de boas-vindas ao cliente.
  • Promoções e envio de cupons de desconto!

PS: Esses são apenas alguns exemplos, ok?

Por que o marketing digital é importante?

Você está literalmente em um mar digital e tudo atualmente é online. Toda a sua vida pode ser gerenciada através da internet. Hoje em dia, as pessoas administram suas vidas o tempo todo no Facebook, Instagram e WhatsApp.

Elas também acompanham suas finanças em bancos online, aplicativos de pagamento e muito mais. E até mesmo suas carreiras através do LinkedIn!

Leia Também:  Aprenda a Transformar Posts no Facebook em Vendas

Diante desse “mar digital”, sua empresa não pode ficar de fora desse universo que é o marketing digital, não é mesmo?

Conclusão

Se a sua empresa ainda não utiliza estratégias de marketing digital como SEO, investe em algum formato de mídia paga como o Google Adwords ou até mesmo não mantêm um relacionamento próximo com os clientes através das redes sociais ou e-mail, tenha certeza de que estão perdendo uma ótima oportunidade de fortalecer a marca, criar engajamento com seus clientes e consequentemente aumentar seus lucros!

Esperamos que nosso artigo tenha te ajudado a entender a importância do marketing digital e também quais são as melhores práticas de marketing digital utilizadas em 2019.

Gostaram do artigo? Então deixe logo abaixo sua dúvida ou sugestão para que possamos criar cada vez mais conteúdos ricos que irão te ajudar a dominar o mundo do marketing digital!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here