Boas condições de trabalho, comodidade, flexibilidade e recompensa individual: são todas características procuradas atualmente quando se pensa em sucesso profissional. O empreendedorismo no Brasil está em crescimento, e junto com ele, o empreendedorismo digital vêm tomando destaque junto às novas formas de negócio.

Empreendimentos Digitais

Criar um negócio que funcione através da internet, em um ambiente virtual pode ser uma boa forma de resumir um empreendimento digital. O que ele não é, entretanto, é uma forma de investimento restrita: pode ser um e-commerce, um portal de cursos, um serviço on-line, um blog e muitos outros.

As formas de se investir virtualmente variam, e com as pessoas mais conectadas na rede, a visibilidade da empresa também aumenta estando acessível on-line. O universo digital está emergindo com a constante expansão não apenas da internet, como também da utilização de dispositivos tecnológicos, como celulares, tablets, smart TV’s, notebooks e outros aparelhos, como os óculos 3D de realidade virtual.

Com isso, a visibilidade digital é lei: o que aparece na rede, aparece também para o consumidor. A divulgação de produtos e serviços ganha peso, mas da mesma forma, os investimentos digitais florescem e apresentam destaque.

Um Universo de Consumidores Digitais

De acordo com o IBGE em 2016, 54% dos brasileiros já tinham acesso à internet, o que equivale a mais de 100 milhões de habitantes. Isso significa uma imensa parcela de consumidores que navegam virtualmente, e desta forma, a internet está cada vez mais acessível a diferentes faixas etárias e independente de condições financeiras.

Desta forma, a internet facilita o acesso à ideia, ao negócio web; o empreendedorismo digital aliado às boas práticas de marketing e publicidade torna possível que diferentes pessoas de diferentes regiões possam consumir um mesmo produto. Não existem mais as tradicionais barreiras geográficas e a dificuldade de acesso, vantagem importante do investimento virtual.

Empreendedorismo Digital Tem Baixo Custo, Mas Precisa de Planejamento

Empreendedorismo Digital Precisa de Planejamento
Imagem: RawPixel.

Antes mesmo do negócio já estar operando, as possibilidades do empreendedorismo digital estão ligadas ao investimento inicial e custos de operação reduzidos, já que não há a necessidade, na maioria dos casos, de gastos com local físico, equipamentos e outras despesas.

O empreendedorismo digital, desde que feito através de um bom planejamento e com paciência, permite que pessoas possam começar um negócio investindo pouco capital e com um rápido retorno. Para isso, algumas medidas e dicas de empreendedorismo são úteis para o aprimoramento e a capacitação do empreendedor diante das posturas a serem tomadas para o sucesso do futuro negócio.

1. Diferencie-se

O que torna o seu investimento melhor do que o de muitos? Pense em seu público-alvo e tente ser criativo, investir em sua própria qualidade para conseguir se destacar diante dos demais.

2. Marketing Digital

Através de anúncios, marketing de conteúdo, redes sociais e outras formas de divulgação digital, a visibilidade do negócio evolui. Investir em como vender e ser visto na web é um ponto-chave para conseguir manter o negócio on-line.

3. Humanize-se

O contato vendedor/cliente não deve se desenvolver de forma mais fria apenas por ser um ambiente virtual. Invista em um atendimento mais humanizado, preocupação com o público-alvo para obter feedbacks positivos.

CredMiner

4. Fidelize

A arte de conquistar o cliente para que ele possa não apenas voltar, como também indicar seu produto – essencial para qualquer negócio. Invista na fidelização do cliente para que a empresa continue a ter boas vendas.

Conclusão

Parcialmente complexo para quem não está habituado com o mundo virtual, a necessidade de capacitação, aprimoramento e também de muita garra apenas somam e abrem caminhos para o novo empreendedor.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here