Empreender no mundo digital é uma opção válida para os empreendedores que se enxergam com dificuldades por causa da pandemia do novo coronavírus em 2020.

Para se ter uma ideia, cerca de 700 mil empresas já fecharam as portas desde o início da pandemia, o que obriga que milhares de trabalhadores tenham de inovar e buscar maneiras criativas para ganhar o seu sustento.

Nessas necessidades, surgem os empreendedores, que aproveitam o fato do mundo digital estar intocado pela pandemia para criar serviços e negócios por lá.

1. Desenvolva um plano de marketing digital para seu negócio

Um dos principais elementos do empreendedorismo é dominar o marketing para poder encontrar clientes e fazer bons lançamentos de produtos e serviços no setor digital.

Dentro do segmento, existem várias ferramentas de marketing interessantes, mas podemos focar em duas na análise: as ferramentas de tráfego pago e as de tráfego orgânico.

As primeiras envolvem anúncios em redes sociais ou no Google, de modo a alcançar exatamente o público que você quer e arranjar novos clientes para a empresa que você criou.

Para poder usar ao máximo essa ferramenta, é essencial ter um guia de segmentação de público Facebook, Instagram, YouTube e Google.

A razão para isso é que os anúncios são pagos por clique ou por visualizações. Portanto, desperdiçar esses cliques ou visualizações com quem não tem chance de comprar o seu produto ou serviço é jogar dinheiro fora. Assim, é essencial saber como segmentar os seus anúncios para otimizar as suas campanhas.

Por outro lado, é importante também saber como trabalhar o tráfego orgânico. Normalmente, esse tipo de conteúdo não é segmentado pois ele não é impulsionado. Na verdade, a lógica é outra: o objetivo é criar conteúdo de qualidade para atrair o público via Google ou gerar engajamento para ganhar tração nos algoritmos das redes sociais.

Domine as duas fontes de tráfego e você conseguirá alimentar qualquer estratégia de Marketing Digital e terá clientes constantes no seu negócio.

2. Entenda que empreender no mundo digital depende de contexto

O segundo ponto importante para empreender no mundo digital é compreender que sua atuação depende muito de um contexto específico. Na prática, portanto, não há “certo” ou “errado” nesse segmento.

Veja o Uber, por exemplo. Com todo o impacto causado pelo aplicativo na sociedade, seria de se imaginar que ele fatura bilhões todos os anos. Na verdade, é o oposto: só em 2019 foram mais de 8 bilhões de dólares em prejuízo.

Para startups, isso é normal. O período de crescimento nos primeiros anos é de prejuízos constantes até a empresa assumir um tamanho grande o suficiente para se tornar lucrativa.

Portanto, não se compare com outros negócios e lembre-se de analisar o seu contexto e o seu plano de crescimento, não o de outras pessoas (especialmente em outras áreas).

3. Invista em capacitação para você e sua equipe

O mundo digital é muito recente e em constante expansão. Por isso, o que era “lei” ontem, pode não ser amanhã. Dessa forma, é essencial investir constantemente em capacitação para não sair do jogo antes de ter uma chance de se adaptar às regras em mutação.

É importante também que a capacitação esteja direcionada para o empreendedor e também para a sua equipe. Entenda que você não será capaz de cuidar de tudo sozinho e, portanto, precisará de mãos qualificadas ao seu lado para gerir o marketing, planejar o produto, fazer estudo de mercado e muito mais.

E aí, aprendeu quais são os principais obstáculos de empreender no mundo digital e como trabalhar para poder ter sucesso? Com essas dicas, você aumentará as chances de criar uma empresa longeva na Internet.

Não esqueça de deixar um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

CoiNext

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here