Tão antiquado quanto a expressão “chato de galocha” é o hábito grotesco de tentar vender coisas pelo WhatsApp utilizando métodos que incomodam quem usa o aplicativo. Estamos falando especificamente de fazer SPAM.

Mas o que diabos é SPAM?

Existem hoje em dia um monte de definições para esse termo, mas na prática, se refere à ação de enviar mensagens em massa com conteúdo comercial. Basicamente isso.

Será que funciona fazer SPAM no WhatsApp?

A resposta é simples: sim! No meio de tanta gente nos milhares de grupos que se multiplicam a cada dia no WhatsApp, é verdade que com certeza haverá gente que queira comprar o que você vende.

Mas o ponto é: a que preço?

Porque não é uma boa ideia fazer SPAM no WhatsApp?

Destrói sua reputação

Acredite, ter fama de spammer é uma péssima ideia, dá a entender que você está desesperado para vender (o que mesmo se for verdade, não pega bem). Por isso, mesmo que esteja precisando muito de dinheiro em caixa, tenha muita calma nessa hora.

Você não vai durar em nenhum grupo

Como ninguém gosta de SPAM, a maioria, para não dizer todos os grupos sérios no WhatsApp, não permitem que se faça anúncios de serviços ou produtos, ainda mais quando é uma mensagem em massa.

Você perde boas oportunidades de networking

Como spammer, você já tem péssima reputação e não consegue parar em grupo nenhum, dessa forma você acaba perdendo muitas oportunidades de conhecer pessoas que podem ser a chave para você e seu negócio, inclusive indicadores de clientes (além de clientes potenciais propriamente ditos).

Leia Também:  11 Soluções de SEO Local Que Ajudarão Sua Empresa a Superar a Concorrência

Entendi, mas afinal, como eu vendo no WhatsApp sem ser um spammer chato?

O segredo está na sutileza. Em primeiro lugar, é uma péssima ideia dizer que você vende um produto em um grupo que não tenha nada a ver com o seu público. E em segundo lugar, você deve trabalhar primeiro a sua imagem dentro dos grupos.

Em um único grupo no WhatsApp podem haver centenas de pessoas, literalmente. E se for um grupo muito ativo – e se você não participar sempre das discussões – você ficará literalmente invisível. Existem grupos em que os administradores recebem vários pedidos de pessoas que querem entrar no grupo, e se o grupo estiver lotado, muitos excluem quem não participa para incluir novos membros.

Para ilustrar, veja o número mensal de usuários que utilizam o WhatsApp no mundo, de 2013 a 2017. Fonte: Statista.

Statistic: Number of monthly active WhatsApp users worldwide from April 2013 to December 2017 (in millions) | StatistaFind more statistics at Statista

Então é importante sempre estar participando do que se diz nos grupos, mesmo que não seja diretamente ligado ao que você vende naquele momento. Fazer isso vai preparar o grupo para que você possa com o tempo, se tornar uma referência dentro do grupo e aí sim, conseguir uma oportunidade para indicar e vender seu produto. Mas este processo não é tão rápido assim.

Leia Também:  Dicas Simples e Diretas Para Aumentar As Vendas

Por isso, vamos te mostrar algumas dicas simples que podem te ajudar com esse duro trabalho.

1. Esqueça Os Aplicativos de Envio de Mensagens em Massa

Esqueça os malditos aplicativos de envio de mensagens em massa em grupos. Eles servem apenas para destruir sua reputação e gastar seu dinheiro.

2. Somente Participe de Grupos Que Estejam Relacionados Ao Que Você Faz

Entre em grupos que estejam relacionados com o que você vende, mesmo que de maneira indireta. O ideal é que o grupo tenha uma temática que permita que você em algum momento aborde o tema diretamente relacionado ao seu produto.

3. Sempre Interaja Com Seus Grupos no WhatsApp

Interaja sempre! Desta forma você acaba ficando conhecido entre os membros do grupo. E com o tempo, você passará a ser uma referência. E, naturalmente, com o tempo, as pessoas do grupo irão perceber que você é confiável. Nesse ponto, você pode dar o próximo passo.

4. Conquiste a Confiança do Grupo Primeiro e Depois Aja Com Cautela

Ataque, mas seja discreto! Depois que você se tornar uma referência dentro do grupo, e ter conquistado a confiança de quase todos, aproveite uma conversa no grupo que tenha a ver com o que você vende e entre na conversa, primeiramente dando alguma sugestão interessante.

Conquiste a confiança do grupo e aja com cautela. Ofereça seus produtos ou serviços, somente se forem ajudar os interessados.

Em seguida, mencione que você tem mais informações, em um artigo que escreveu sobre o assunto. Aí você pergunta no grupo se estaria ‘OK’ se você colocar o link do artigo. Com a autorização do administrador, coloque o link de seu artigo. No artigo, informe como prometido, mas “guie” o leitor para links ou banners estratégicos dentro do artigo.

Leia Também:  5 Dicas Para Ter Backlinks Confiáveis e de Qualidade Para Seu eCommerce

Uma variação dessa técnica é você dizer que sobre esse assunto que está sendo comentado no grupo, você pode ajudar melhor, mas “pra não fazer spam” você sugere que quem quiser converse com você em privado.

Conclusão

Como você vê, é um processo que não funciona “do dia pra noite”. É preciso muita dedicação a um grupo ou vários grupos no WhatsApp. Sim, dá trabalho, não é nem de longe o caminho mais “fácil” mas tenha a certeza de que é o melhor.

Dessa forma, em lugar de queimar sua imagem fazendo um maldito SPAM, você vai fazer o contrário, construindo uma reputação dentro de um grupo. Isso tem um valor enorme, porque no momento em que você faz com que uma pessoa confie em você, essa pessoa estará pronta a comprar seu produto ou serviço.


Guest Post exclusivo para o Super Empreendedores

Marco Assis é pós graduado em Marketing Digital e co-fundador de uma Assessoria para Influenciadores Digitais, a Warp Media.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here