As mudanças são difíceis. Contudo, mesmo que gerem insegurança dentro das empresas, elas também oferecem um mar de oportunidades.

Inclusive, com a aceleração da transformação digital, podemos observar bem esse cenário. E é por isso que, neste artigo, a consultoria de marketing Camelo Digital mostrará como está agindo diante deste novo mercado para adquirir e satisfazer mais clientes.

A transformação digital, definitivamente, está mudando a maneira como consumimos e trabalhamos – e mudando para melhor.

Hoje, o relacionamento entre marcas e consumidores já não é o mesmo. Com soluções tecnológicas assumindo o papel fundamental em várias atividades cotidianas, as soft skills e o tato humano estão em mais evidência do que nunca.

Para a publicidade e marketing, portanto, isso significa que suas estratégias devem ser mais elaboradas e personalizadas.

Mais do que isso, o profissional de comunicação deve assumir a frente dentro dos projetos de transformação das companhias. Assim, para fazer isso com eficiência, ele desenvolve habilidades como adaptabilidade para entender as novas necessidades e expectativas dos consumidores frente a tantas tecnologias.

Para as consultorias, a mesma coisa. Esses serviços são responsáveis por fornecer orientações para aquele que deve ser um dos principais setores dentro de qualquer companhia – o de comunicação e marketing. Ou seja, são esses parceiros que ajudarão os negócios a superar e se desenvolver mesmo nos momentos mais incertos.

Em resumo, o modelo de negócio que prevaleceu por tanto tempo nas consultorias já não faz tanto sentido. Hoje, é preciso ir além do tradicional para agregar valor, e abaixo mostraremos quais pontos você deve estar atento para encontrar um parceiro que faça isso.

1. Refinando seus canais digitais

A primeira etapa do trabalho de uma consultoria é avaliar o valor de suas ferramentas e canais de marketing atuais. Ou seja, dar uma olhada em seu site, mídias sociais, ferramentas de automação, plataformas de análise e banco de dados de clientes.

Uma vez feito esse reconhecimento. As seguintes perguntas devem ser feitas entre você e o parceiro.

  • Você está aproveitando todo o potencial desses canais?
  • Existe algum canal utilizado que é pouco relevante para seu negócio?
  • Existem melhores opções para suas necessidades?

Responder cada uma delas detalhadamente ajudará a iniciar a transformação no setor, visto que o marketing começará a ser pensado estrategicamente.

Enfim, como em qualquer estratégia, o planejamento é o princípio de tudo, por isso as consultorias devem se aplicar em mapear toda a comunicação de uma marca.

2. Quebrando os Silos

Integração e comunicação omnichannel são pontos-chave de qualquer estratégia de transformação digital. Por isso, além de otimizar seus canais digitais individualmente, a consultoria de marketing digital deve ajudá-lo a garantir que todos eles estejam conversando entre si e trabalhando juntos.

Quando suas ações digitais estão operando em silos, você perde a visão geral sobre suas estratégias. Entrar e sair de cinco ferramentas diferentes para acompanhar a jornada de um cliente, por exemplo, não é uma maneira eficiente e sustentável de operar.

Uma plataforma que centralize as informações e acompanhe o consumidor em tempo real pode atuar como a base para o desenvolvimento de todas as estratégias de marketing. Afinal, irá fornecer uma visão holística de toda a sua base de clientes.

3. Otimizando a jornada do cliente

As informações avançadas que você obterá a partir das integrações aprimoradas de canais ajudarão você em sua estratégia para o sucesso.

Em outras palavras, equiparado por uma visão holística do seu funil de marketing, você pode identificar facilmente pontos fracos e oportunidades de melhoria. Além disso, também poderá fornecer uma experiência mais personalizada e relevante para leads e clientes.

Leia Também:  A Jornada Pode Ser Mais Importante Do Que O Destino

Enfim, a transformação digital no marketing refere-se à mudança da complacência digital para a busca ativa da excelência através do uso e otimização adequados de seus canais. Mais especificamente, isso significa refinar seus canais digitais para obter informações mais profundas que informam sua abordagem e melhoram a jornada do cliente.

A transformação digital no marketing é um esforço contínuo

Transformação Digital

Hoje estamos vivendo um mercado dinâmico e incerto. Os elementos que o impulsionam à excelência digital hoje podem se tornar obsoletos com a introdução de novas tecnologias amanhã. A adaptabilidade para reagir bem a novos cenários é fundamental.

Imagine uma empresa que passou pela transformação digital, saiu na frente de seus concorrentes, contudo se acomodou depois disso. Ela, certamente, atingiria o pico de excelência, mas por pouco tempo. Na verdade, sem se atualizar, rapidamente, o negócio perderia a relevância e até quebraria.

Para se manter competitivo é preciso continuar se aprimorando e interagindo com suas ações de marketing como um todo, a fim de manter uma presença digital forte.

Uma consultoria qualificada, nesse sentido, pode ser fundamental. Isso porque, acompanhando a necessidade de se atualizar sempre, ela impedirá que você fique para trás, mesmo em um cenário instável.

Conte com a Camelo Digital para manter seu negócios atualizado de acordo com as últimas tendências de marketing e se envolver em novas práticas. Conosco você manterá sua forte presença digital pelos próximos anos!

CoiNext

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here