Para muitas empresas, o marketing de conteúdo está em uma encruzilhada. Se você está preocupado se o marketing da sua organização não é tão eficaz quanto poderia ser, fique ligado como o marketing de conteúdo vem se comportando em diferentes áreas.

O investimento em conteúdo está em ascensão. De acordo com Rebecca Liebe, analista de marketing de conteúdo da Contenly, 73% das empresas criaram mais conteúdo em 2015 do que em 2014, e 76% dos profissionais de marketing B2B e 77% dos comerciantes B2C planejam criar mais conteúdo. No entanto, um estudo publicado por Holger Schulze, CMO da DiamondMind, demonstra que um total de 80% dos comerciantes que criaram qualquer tipo de conteúdo se preocuparam de fato, em formatar uma estratégia, e destes, somente 48% tem uma estratégia “documentada”. Mais da metade de ambos os profissionais de marketing B2B e B2C não tem idéias claras que o programa de conteúdo seja bem sucedido dentro de sua organização. Como resultado, é impossível perceber se o retorno com marketing de conteúdo de organizações tem promovido um impacto positivo ou até mesmo entender quais os processos para melhorar o seu conteúdo, para que possam competir no cenário da mídia recente.

É nítida a necessidade de gerar conteúdo em uma empresa moderna, tanto pequena como uma grande corporação. O tempo necessário para desenvolver um conteúdo realmente é um desafio para elaboração de projetos em empresas com uma grade burocrática muito extensa. Portanto, em decorrência de tal fato, é crucial a adoção de uma metodologia de marketing de conteúdo para manter resultados eficientes.

Estrategistas de marketing que não registram os trabalhos realizados acabam por não conseguir identificar o que funcionou bem. Sem estudar seu passado, como supostamente promover os próximos passos com maior eficácia?

Como solucionar este problema? Comece a registrar seu marketing de conteúdo. Agora!

1. Crie um canal de divulgação e siga deste ponto

O principal é começar de um único canal. De acordo com Joe Pulizzi do Instituto de Marketing de Conteúdo, basicamente é sugerido entregar um conteúdo consistente em um único canal e avançar a partir de firmado um bom resultado e aprendizado com geração, produção e publicação.

Mas como decidir onde começar? Pense em seu público e avalie onde ele estaria de forma online. Escolha um desses canais. Em seguida inicie usando os recursos oferecidos para maximizar o alcance deste canal. A partir daí, defina suas metas: quantos seguidores irei alcançar a cada mês? Quantas interações? Quantos posts por dia? Defina o seu objetivo e determine se o foco é somente angariar seguidores ou se quer aumentar o tráfego de seu site.

2. Use um aplicativo (SaaS) que o auxilie a gerenciar o seu marketing de conteúdo

O mestre de marketing John Haydon, recomenda IFTTT, bem como Zapier. Ambos são ferramentas gratuitas que conectam diferentes redes sociais em conjunto. O IFTTT ainda permite que você divulgue as mensagens publicadas em outras plataformas sociais. A Trello planeja idéias de conteúdo, atribuído a diferentes membros da equipe e guiados através de etapas (planejamento, redação, revisão, partilha e concluído). O Hubspot permite agendar post no Twitter, Facebook, LinkedIn e Google+ com alguns cliques.

3. Defina o tempo para avaliar seu desempenho

Não é nenhuma surpresa que o aspecto mais importante de uma estratégia de marketing de conteúdo é documentar o sucesso. Configurar os relatórios do Google Analytics e comparar a atividade de semana a semana, mês a mês. Tire um tempo de cada semana ou mês para escrever o que está funcionando e o que não está. Você pode até configurar o envio de e-mail do Google Analytics em um tempo definido para garantir que você não se esqueça de olhar. É interessante também escrever as novas tendências semanalmente em uma planilha. A partir daí, pode-se repetir o que recebeu a maior atenção e retrabalhar o que não teve tanto retorno.

Conclusão

O marketing de conteúdo atualmente é um grande meio de promoção de uma startup ou uma empresa que está em seus primeiros passos. Por outro lado, grandes empresas ainda estão se engajando com seus clientes e usuários através de um marketing com conteúdo pouco definido. Estabeleça um plano para seu conteúdo, avalie os resultados e se destaque no mercado.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here