Em plena era da informação e em um mundo cada vez mais acelerado, é cada vez mais difícil de fazer com que seu negócio seja visto e lembrado pelas pessoas. Estar online é essencial para qualquer empresa, especialmente em lugares onde você pode encontrar novos clientes, como as redes sociais. Embora algumas dessas ideias sejam básicas, elas sempre poderão ser utilizadas para fazer com que sua empresa se destaque na Internet. Coloque-as em prática e bons negócios.

1. Saia do Seu Site

É isso mesmo. Ter um site não é o suficiente para se marcar presença na web. Além de ter um bom site, você precisa criar perfis relevantes em pelo menos algumas mídias sociais e começar a interagir com seus usuários lá dentro. Crie uma página para sua empresa no Facebook e alimente-a diariamente. Responda aos comentários e esclareça as dúvidas de seus clientes. Você estará criando empatia e abrindo caminho para novos relacionamentos.

2. Converse Com As Pessoas

A interação é o nome do jogo. Você precisa aprender a resolver os problemas e a atender aos desejos das pessoas. Utilize alguns serviços como aliados, especialmente o Twitter. Antes de mais nada, tenha conversas e não discursos de vendas. Não tente sair vendendo seus produtos, basta ter diálogos com as pessoas. Se ficarem curiosos, chegarão ao seu perfil para descobrir mais sobre sua empresa.

3. Aproveite A Sua Marca Pessoal

Se você quer criar uma marca pessoal, coloque-se como um perito em sua área de atuação e transforme-se em um solucionador de problemas. Esse é um ótimo caminho para quem é autônomo ou um profissional liberal, onde seu nome tem que valer mais que sua empresa (pessoa jurídica). Existem muitos consultores, palestrantes e escritores que seguem esse caminho. Por outro lado, você também pode se focar na construção de uma marca e se a sua empresa crescer e se tornar reconhecida, sua reputação pessoal irá acompanhar esse crescimento. Taí o Steve Jobs que não me deixa mentir.

4. Fale Sobre Você

Não tenha medo de falar sobre você. As pessoas vão ao seu site – ou em sua página no Facebook – para conhecê-lo, para se identificarem com o criador daquela empresa. Não se contente com um parágrafo ou dois de palavras vazias e ambíguas sobre os objetivos de seu negócio ou sobre a missão de sua empresa na terra. Isso não faz nem cócegas no emocional das pessoas. Coloque emoção. Dê um toque pessoal e mais humano em seus textos.

5. Seja Coerente

Toda empresa precisa ser reconhecida, não importa onde ela esteja. Um bom design e um texto bem escrito ajudam muito, mas você tem que ter certeza de que está alcançando seu público alvo. Mantenha mensagens consistentes, não importa em quais mídias sociais esteja inserido. E não fique remodelando sua marca o tempo todo. Seu público notará a diferença e ficará confuso.

6. Apareça

A melhor época para estabelecer sua marca é agora, o mais rápido possível. Você não deve esperar por um evento específico ou o fim da crise econômica. Mesmo que seus futuros clientes não estejam em condições de contratá-lo agora, se você não se fizer visível imediatamente, você não será lembrado quando eles estiverem prontos para pagar por seus produtos e serviços.

7. Pague Pelo Espaço

Pagar por cliques não é uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization), mas é uma boa estratégia para a sensibilização de seu público online. Publicidade, especialmente a publicidade bem direcionada, ainda serve ao seu propósito e os anúncios na internet são muito mais fáceis de controlar do que a propaganda na TV ou impressa. Cadastre-se no Google Adwords e em outras plataformas de anúncios online. Experimente criar vários anúncios diferentes – em cores, formatos, tamanhos e localizações – e teste os resultados. O ideal é que cada banner leve a uma página de destino específica. Se você não tiver o controle de seus resultados, você não vai poder melhorá-los.

8. Envie Alguns E-mails (não faça spam)

Uma pequena ação de e-mail marketing pode ser uma ótima maneira de lembrar clientes e ex-clientes do que sua empresa está fazendo. Você pode começar enviando boletins informativos ou com informações que possam ser interessantes para seus clientes. Utilize de boas práticas, como a opção de assinatura da newsletter em seu site e a de exclusão da lista e nunca, mas nunca mesmo, compre listas de e-mails. Além delas terem uma grande variedade de “públicos” selecionados sem critério algum, o tiro pode (e vai) sair pela culatra e sua empresa poderá ser reconhecida (e odiada por isso) por ser um verdadeiro spammer.

9. Dê Coisas de Graça

Se você vende produtos, ofereça garantias diferenciadas. Se você vende serviços, ofereça cursos, livros ou e-books de graça. Agregue valor. Um ou dois capítulos gratuitos, seja de um curso ou livro, já podem fazer uma grande diferença nas vendas.

10. Descubra O Que Seus Clientes Querem

No momento em que as pessoas chegarem ao seu site, você precisa estar preparado para fechar a venda. E a melhor maneira de fazer isso é descobrir se o seu produto é o que eles precisam. Se não for, tente encontrar uma maneira de ajudá-los. Se for o que eles querem, eles vão ficar agradecidos de você os ter ajudado a descobrir isso.

11. Fale Com As Pessoas

Essa dica é especialmente destinada ao Twitter. Não há melhor maneira de chamar a atenção de alguém online do que “dar atenção”, principalmente se você enviar uma grande quantidade de tráfego digital (ou virtual) em sua direção. Siga as pessoas no Twitter! Seja um “fã” e você estará a um passo de se tornar um “contato” ou um “amigo”. E não se esqueça de lhe dar a devida atenção. Provavelmente ele vai seguir sua empresa também, mas isso nem sempre será uma regra. Algumas pessoas não tem esse costume, por isso essa é uma ação que tem de ser feita despretensiosamente, sem esperar nada em troca.

12. Faça Com Que As Pessoas O Coloquem Nos Favoritos e Compartilhem Seu Conteúdo

Compartilhar nas redes sociais, significa fazer com que as pessoas falem sobre o que é relevante para elas. Encontre pessoas que sejam mais ativas dentro do seu nicho de mercado e inicie diálogos, construa relacionamentos. Crie conteúdo de alta qualidade e que as pessoas queiram compartilhar com seus amigos.

13. Peça para As Pessoas Falarem de Você

Incentive o feedback – positivo ou negativo – de seus clientes. Deixe claro que você vai ler todos os comentários ou todas as respostas de uma pesquisa. Trate todos os seus clientes com igual respeito, mesmo quando você discorde de alguma opinião. E acredite, você vai discordar muitas vezes. Assim, mesmo que você tenha incorporado botões de compartilhamento no seu blog ou site, você estará incentivando seus leitores à compartilhar o seu conteúdo e sua empresa.

 

  • Excelente artigo!
    Pontos muito interessantes a serem levados em conta…

  • Oi Sergio,
    Estou iniciando um trabalho de “assessoria em redes sociais” para profissionais liberais e outônomos.
    Na busca de conteúdo relevante para indicar, encontrei o seu artigo. Achei excelente! Muito objetivo.

  • Oi Alessandra,

    Que bom que gostou. Muitos outros artigos com essa temática virão, pode ter certeza. Acompanhe o nosso blog pelo Twitter, pelo Facebook ou por e-mail para ficar por dentro das novidades.

    Abraços,

  • Davi Sanches

    Hoje redes sociais, publicidade no site com blogs e tals. na verdade, precisa-se entender mais sobre estratégia de midia. e isso online vale mto a pena! seria legal um artigo sobre isso.
    contratei uma empresa mto boa, a Inter.net, para criar e hospedar meu site. criei os perfis nas redes sociais então, faz com que meu site seja visualizado mais! hj esta dando um ótimo resultado. até pq essa área me atrai muito.

  • oi sergio estive a ler suas recomendaçoes,para me orientar melhor sobre network,estava precisando melhorar minha imagem pessoal,e tambem o meu comportamento,pois ja esta muito ultrapassado,gostei muito de sua pagina,tem ai algo mais que possa me ajudar a ser uma pessoa melhor,no trato com outras pessoas,se tiver me indique o produto que terei prazer em ler todos.obrigado

  • Pós surpreendente. É verdade que hoje em dia é realmente muito difícil de vender o seu negócio on-line e depois de ler o seu artigo parece olhando muito fácil. Muito obrigado por compartilhar com seus leitores.