Dia 14 de novembro estréia no Brasil um dos mais badalados eventos do mundo, a TED Conference. Em fevereiro escrevi um pequeno artigo falando justamente porque todo empreendedor deve acompanhar a TED Conference, nem que seja online. No início do ano, para assistir a conferência, você tinha que ir até os Estados Unidos. Agora não mais.

Sentindo a demanda, os organizadores da TED decidiram criar um evento paralelo denominado TEDx, onde qualquer pessoa ou instituição do mundo pode organizar um evento utilizando o conceito e a marca deles. O resultado é que nasceram dezenas de eventos espalhados em diversas cidades pelo mundo e São Paulo foi um desses palcos.

O TEDx São Paulo será o primeiro evento TED no Brasil e terá mais de 30 palestrantes que apresentarão inovações nas mais diversas áreas do conhecimento humano, como arte e tecnologia, a ciência e negócios. Os pensadores darão palestras com duração de 5 a 15 minutos, não mais do que isso. O tema desta primeira edição será: O que o Brasil tem a oferecer ao mundo hoje? Como este foi um evento ansiosamente aguardado no Brasil, as inscrições esgotaram-se rapidamente.

TEDx São Paulo

Sobre a TED Conference

Para quem ainda não conhece, a TED surgiu em 1984 como uma conferência anual. Inicialmente ela acontecia na Califórnia – não poderia ser em outro lugar – e já teve entre seus palestrantes Bill Clinton, Paul Simon, Bill Gates, Bono Vox, Al Gore, Michelle Obama, Philippe Starck, Larry Page e Sergei Brin (Google) e muitas outras personalidades famosas. Mesmo contando com mil lugares na platéia, as inscrições esgotam-se um ano antes. No site do evento você encontra por volta de 500 palestras que já foram acessadas por mais de 50 milhões de pessoas de 150 países diferentes. Agora você também poderá assistir a vários vídeos legendados em português.

Com esses 4 eventos, TED Conference, TED Talks, TED Prize e TEDx a organização pretende transformar seu mote “ideias que merecem ser espalhadas” em realidade. Pelo visto, isso está dando muito certo. “Acreditamos apaixonadamente no poder das ideias para mudar atitudes, vidas e, em última instância, o mundo”, dizem os organizadores do TED. Eu também acredito e você?

E só para dar um gostinho das palestras, assistam a esse vídeo. É a apresentação de um invento do MIT, originalmente criado por  Nikola Tesla, um dos cientistas que mais admiro. É fantástico.

Referências:
TED Conference
TEDx São Paulo

GestãoClick Gestão Empresarial