A memória é uma ferramenta útil para as atividades diárias. O tipo de uso da memória varia dependendo da pessoa. Por exemplo, um vendedor está o tempo inteiro conhecendo novas pessoas e pode precisar da memória muito para memorizar nomes. Um concurseiro precisa da memória para decorar conteúdo para a prova.

Seja qual for o seu uso, aqui estão algumas dicas para você manter a sua memória em dia.

1. Mantenha-se saudável

A memória é um recurso do nosso cérebro. Para que ela funcione bem, o cérebro precisa estar funcionando bem. E para o cérebro funcionar bem, você precisa estar saudável. Por isso, alimentação adequada, boas noites de sono, evitar stress e fazer exercícios físicos com regularidade são fatores que contribuem para uma memória melhor.

2. Use a sua memória

Quando você quer ganhar massa muscular o que você faz? Vai na academia e exercita os músculos para eles crescerem. A memória funciona da mesma maneira, quanto mais usada, mais ela se desenvolve. Por isso, quem estuda para provas por exemplo, com o tempo passa ter mais habilidade em memorizar o que precisa.

Quanto mais usar a memória, mais ela se desenvolve.

Uma coisa que você pode fazer é desligar o GPS do carro e tentar lembrar do caminho para forçar a memória. Outra possibilidade é tentar aprender um idioma. Estudar um idioma requer bastante da memória para lembrar as palavras do novo vocabulário.

3. Evite fazer muitas coisas ao mesmo tempo

A multitarefa é uma característica de muitas pessoas na atualidade. É aquela tentativa de fazer diversas coisas simultaneamente o mais rápido possível. Isso é um sinal de que você está com sobrecarga de trabalho. Se você está atendendo o telefone ao mesmo tempo que cuida do filho e larga a chave, provavelmente você irá esquecer de onde deixou a chave quando precisar dela novamente.

4. Libere espaço

Às vezes parece que as coisas começam a fugir da memória. “Qual era o nome daquela pessoa mesmo?”, “Como que faz para chegar naquele lugar?”. Esse tipo de esquecimento que você percebe que normalmente não aconteceria pode ser uma questão de estafa.

Talvez você esteja com coisas demais na cabeça e a sua mente não está liberada para receber mais ou mesmo lembrar do que já está lá. Talvez seja hora de baixar a rotação e deixar o cérebro descansar um pouco para funcionar melhor. É mais ou menos como memória de computador. Quando exige demais começa a ficar lenta. Hora de resetar a máquina.

5. Utilize mnemônicos

A memorização mnemônica é uma técnica de memorização que ajuda você a lembrar do que precisa por meio de associação. Existem diferentes tipos de mnemônicos:

Acrônimos

CBF – Confederação Brasileira de Futebol
NASA – National Aeronautics and Space Administration
CDL – Clube de Diretores Lojistas

Dessa forma você pode criar seus próprios acrônimos sempre que precisar memorizar uma pequena lista. Por exemplo, vamos supor que você precise comprar quatro frutas: Banana, Manga, Mamão, Melancia. Pode em vez disso usar um acrônimo como BM3.

Frases

Um outro mnemônico possível de ser usado são frases aleatórias que ajudam a lembrar alguma coisa.

Por exemplo, estudantes de física podem lembrar da fórmula da distância da seguinte forma:

D=VxT
‘Deus Vê Tudo’
Onde D = Distância, V = Velocidade e T = Tempo.

Música e Rimas

Usar letras de música para lembrar de alguma coisa é uma outra alternativa. Um exemplo clássico, é a musiquinha do “ABC”. Uma criança pode rapidamente aprender o alfabeto cantando a música. Professores de cursinhos pré-vestibular também utilizam muito desse tipo de recurso para fazer seus alunos gravarem o conteúdo para as provas.

Visualizações

Se você precisa lembrar de alguma coisa, você pode tentar imaginar uma imagem e associar a ela. Por exemplo, imaginar uma caneta pra lembrar que precisa assinar um documento. Ou imaginar um dente para lembrar de ir no dentista.

Conclusão

Como você vê, melhorar a memória é possível. Para isso, considere essencialmente duas coisas, mantenha-se saudável e exercite-a. Essa será a melhor forma de mantê-la em dia. Tomando esses passos agora, você poderá manter sua memória afiada para encarar os seus desafios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here