“Empreender é ter liberdade de fazer o que eu quiser, a hora que eu quiser”. Frase conhecida e não totalmente errada. Ter essa liberdade é um dos pontos positivos atraentes que o empreendedorismo pode oferecer. Mas isso será possível depois de um bom tempo de trabalho investido ou se o empreendedor for daqueles que apostou em uma ideia e teve extrema sorte no mercado.

Essa liberdade também pode ser definida no sentido de trabalhar no que gosta e de receber o valor da renda de acordo com as horas trabalhadas, que você mesmo (a) definiu para os seus negócios.

Há muitas partes agradáveis na vida de um empreendedor, mas nem tudo são flores. Existem desafios e lutas que todo empreendedor enfrentará. Estes desafios são especialmente difíceis quando você está começando um negócio.

O medo mantém muitas pessoas presas em um trabalho que odeia apenas porque o dinheiro é bom ou tudo está como “deveria ser” – clientes, alta posição ou ambiente de trabalho – mas talvez não seja o que você realmente gosta de fazer e isso só irá drenar energia. Se você possui as possibilidades é hora de criar a oportunidade quando o seu sonho é abrir o próprio negócio.

Veja como superar alguns medos do empreendedorismo.

Perder O Salário Fixo. Um dos Principais Medos do Empreendedorismo

Saber quando e quanto você recebe de salário por mês dá um sentimento de segurança. Dependendo da fase do empreendimento, do tipo de produto ou serviço, a renda pode ser sazonal ou ter mudanças bruscas. A instabilidade inicial é um dos primeiros medos que muitos empreendedores poderão enfrentar.

Uma forma de evitar qualquer período de grande crise ou desespero, faça seu planejamento incluindo um plano “B”. Uma boa organização financeira poderá dar a confiança necessária para tomar a grande decisão de abrir um novo negócio apesar de ter que abrir mão do salário fixo mensal.

A Estrutura das Horas de Trabalho

A questão sobre estruturar as horas de trabalho é importante. Ter liberdade e ser empreendedor não significa necessariamente não ter uma rotina. É importante ter foco e ser organizado. Isso vale bastante para os empreendedores que trabalharão home-office. Veja aqui alguns artigos que poderão lhe ajudar nessa fase.

Seja você um empreendedor com uma loja/escritório ou não: tome cuidado para não desequilibrar totalmente sua vida pessoal e profissional. Perseverança é importante e no início poderão ser longas as horas de trabalho, mas lembre-se de que ainda é seu trabalho. Porém, não deixe sua vida ser focada apenas no seu projeto. É importante definir um calendário realista para si próprio, com os eventos pessoais e profissionais. Isso trará mais produtividade e equilíbrio para a sua nova vida de empreendedor.

Serei Julgado pela Minha Escolha?

A nossa sociedade foi treinada para acreditar no ideal do “sonho americano” de terminar o ensino médio, ir para a faculdade para obter um diploma, entrar em uma empresa para alcançar uma “boa posição” etc. Embora essa ideia tenha mudado, a premissa geral permanece.

Muitos da sua família e amigos não entenderão o desejo de empreender. E essa narrativa que “você não está seguindo o caminho correto” aparecerá na sua mente, além do medo de ser julgado ou falhar. Por isso, o melhor é mostrar com clareza a todos e a si próprio que esse é seu objetivo, que este é seu sonho. Que você fará de tudo para seguir pelo caminho que te faz feliz e não do que simplesmente dizem que é o “certo a ser feito”.

Negativismo

Dúvidas, medos e ouvir pessoas que não entendem o que é empreendedorismo, mas mesmo assim jogam um balde de água fria na sua ideia são opiniões negativistas e pura falta de informação. E isso pode amplificar seu medo e convencê-lo a se contentar com uma vida que você não quer viver. Por isso, se informe bem para informar a quem ainda não sabe. A maioria das pessoas sofrem de um problema bastante comum que é o “preconceito do desconhecido”.

A maioria das pessoas sofre do 'preconceito do desconhecido'. Conhece alguém assim? Click To Tweet

Conclusão

Superar os medos do empreendedorismo é um processo e ele pode ser longo. Alguns serão solucionados e novos poderão aparecer. Uma dica é: planejamento. Não é possível garantir que tudo dará certo no futuro, mas é possível minimizar o risco com planejamento e ganhar mais confiança na hora de apostar em algo novo.

Faça uma análise honesta e veja quais são os pensamentos que estão te segurando, para assim poder resolvê-los o mais breve possível. Com o tempo, os medos perderão sua força e empreender passará a fazer parte de seu dia a dia.

CredMiner

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here