A rotina frenética da vida moderna tem seus efeitos colaterais indesejados. Um deles é a pressão que coloca em cima de nós.

Desde tenra idade somos acostumados a inúmeras atividades e cobranças. Tem que performar bem na escola, passar nas aulas de inglês, vencer o jogo de futebol etc.

Com o passar dos anos só aumenta. Tem que passar no vestibular, concluir curso superior, conseguir emprego, pagar as contas e por aí vai.

Quando adiciona compromissos com filhos e família e cobranças relacionadas ao trabalho a pressão cresce ainda mais. Tem horas que parece que a cabeça vai explodir de tanta coisa. E em cima disso chega o chefe reclamando de alguma coisa ou sua empresa não vai muito bem.

Leia Também:  7 Hábitos Saudáveis Que Irão Revolucionar Sua Carreira (E Sua Vida)

Para enfrentar tudo isso precisamos ter meios de lidar com a questão. Por isso, aqui vão algumas dicas para lhe ajudar a abrir a tampa dessa panela.

1. Encontre uma válvula de escape

Pode ser diferente para cada um e existem diferentes opções. Esporte é uma boa. Tradicionalmente homens gostam de jogar o seu futebol de final de semana. Esse é um ótimo exemplo. Se futebol não é seu esquema, você pode ser jogar tênis, correr, fazer natação, pilates, dar grandes caminhadas ou qualquer outra atividade que faça suar. Isso ajuda a liberar o stress.

Leia Também:  Otimismo, Determinação e Persistência. 3 Características Fundamentais do Empreendedorismo

Se suar estiver fora de cogitação também existem outras alternativas. Você pode pintar, fazer um jantar com amigos, ir no cinema. O importante é encontrar algo para redirecionar o corpo e a mente para uma atividade diferente e relaxante. Só comida que não é uma boa. Aliviar a pressão comendo pode aumentar a circunferência da barriga.

2. Pare de ser perfeccionista

A vida não é perfeita e precisamos aceitar isso. Muito da pressão que colocamos em nós mesmos deriva da necessidade que criamos das coisas saírem perfeitamente como idealizamos.

Ou pior, às vezes sequer temos um conceito do que é perfeito naquela determinada situação. Só ficamos achando que não está bom o suficiente. É preciso relaxar e saber que as imperfeições estão em tudo e não existe necessidade de quereremos ser perfeitos.

3. Não leve as coisas tão a sério

A vida não deve ser só trabalhar e querer resolver os problemas do mundo. Existe espaço para você relaxar, curtir e viver bem. Às vezes tem que prestar mais atenção nisso e abrir esse espaço que está fechado.

Leia Também:  Resiliência, A Irmã da Serendipidade

Não é que seja o caso de não querer nada com nada e desistir de responsabilidades. Nem tanto o céu nem tanto a terra. A questão é achar o equilíbrio.

Conclusão

Pressão demais é algo que realmente pode tornar a vida insuportável, ainda mais quando estamos empreendendo. Quando a coisa está exagerada é momento de parar e reavaliar se está mesmo no caminho certo.

Seguir num ritmo pesado demais pode ter efeitos sérios em outras áreas importantes, como na saúde por exemplo. Por isso, lembre-se de procurar ter o seu momento e local de relaxar e colocar a cabeça em ordem mantendo a serenidade e assim podendo aproveitar o melhor da vida com todos os seus defeitos e acertos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here