Você é um empreendedor ou pretende ser um? Empreendedorismo certamente pode ser muito recompensador. Haja visto os grandes negócios que surgiram do trabalho de um único empreendedor. Mas como é a mentalidade empreendedora? Quais são as características fundamentais do empreendedorismo?

O Otimismo Natural do Empreendedor

Se têm uma característica que impressiona nos empreendedores é o seu alto grau de otimismo. Principalmente quando observamos empreendedores no começo de um negócio.

Empreender não é uma atividade fácil certamente. Sabe-se que a grande maioria dos negócios fecham em um prazo curto de tempo após sua abertura. Adiciona-se a isso, toda a dificuldade da burocracia brasileira para abrir um negócio, diversidade de impostos a pagar, além dos desafios do próprio negócio em questão e têm-se um cenário que a maior parte das pessoas não está disposta a encarar.

“Abrir um negócio? Não, prefiro mil vezes fazer um concurso público. Vou ter estabilidade.” pensam muitos. “Prefiro um emprego. 5pm e final de semana tô liberado. Eu é que não vou ficar me matando de trabalhar final de semana.” pensam outros.

O empreendedor é diferente. O empreendedor não têm pensamento comodista. Ele é um visionário. Enxerga uma oportunidade futura e acredita nela. O empreendedor não têm medo de trabalhar para realizar seu sonho. Otimismo e determinação são características que andam permanentemente juntas com o empreendedor.

A Determinação e a Persistência

O empreendedor não pensa em desistir quando surge o primeiro obstáculo. Ele dá um jeito, contorna a situação sem ficar se lamentando pelas dificuldades que se apresentam. Empreendedorismo é fascinante. É o verdadeiro motor da economia. São os empreendedores os principais responsáveis pela geração de empregos.

Otimismo é sem dúvida uma das características mais importantes do empreendedor. É o seu otimismo que lhe mantém indo em frente quando as vendas não vão tão bem quanto você esperava.

Para o empreendedor, isso não é algo para desistir, mas sim para aprender. O empreendedor nesse caso pensa o que ele pode mudar no seu negócio para aumentar as vendas. Na atividade empreendedora, todos enfrentam dificuldades ao longo do caminho. A questão é a forma como o verdadeiro empreendedor reage.

Interessante no empreendedor também é o fato de que ele não perde o otimismo quando o negócio realmente não dá certo. Ele simplesmente, procura uma outra oportunidade de negócio para empreender. Tenta por diversas vezes, utiliza a experiência de falha anterior, até que uma hora consegue.

Como diria Thomas Edison, “Eu não falhei. Só descobri 10.000 maneiras que não funcionam.”.

Esse é o mote do chamado empreendedor em série. É tentar, tentar e tentar de novo até conseguir. É aí que se apresenta mais uma característica do empreendedor, a persistência.

Se você já é um empreendedor sabe do que estou falando aqui. E se ainda não é, comece a cultivar essas características na sua personalidade. Otimismo, determinação e persistência. As características fundamentais do empreendedorismo e as chaves para o seu sucesso como empreendedor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here