Pensamento positivo é uma atitude mental caracterizada pelo otimismo em relação ao futuro.

Pessoas que pensam positivo visualizam sucesso, saúde e acreditam que podem superar seus desafios.

Imagine que você esteja aprendendo a dirigir. Vai a auto-escola e toma diversas lições práticas.

Chega o dia do exame. Você pensa: “É muito difícil, acho que não vou conseguir. A embreagem é dura, a baliza têm muito pouco espaço etc.”. Isso não é nada positivo. Pensamento positivo seria pensar da seguinte forma “Estou preparado para passar na prova. Vou manter a calma, fazer o que sei e sair de lá com a minha carteira de motorista.”.

Pensar positivo é acreditar que vai dar certo. É uma forma de enxergar a vida. Vendo as coisas de forma positiva você se sente melhor e traz energia positiva para o seu corpo. Agindo de forma positiva, você age e fala com mais confiança e afeta positivamente até mesmo a sua saúde.

O pensamento positivo é contagioso. Quem gosta de ficar do lado de alguém dizendo que tudo vai dar errado? As pessoas gostam de ficar ao lado de quem transmite energia positiva e fogem da negatividade. Líderes reconhecem as dificuldades a frente, mas transmitem confiança de que as coisas irão dar certo.

Pensamento Positivo pode lhe trazer mais confiança, melhorar seu humor e até mesmo reduzir o seu stress.

Pensar positivo significa valorizar as coisas boas que acontecem e minimizar as negativas. Por exemplo, vamos supor que você tenha esquecido um pacote de compras no mercado. Aí passe o dia reclamando que esqueceu e estressando todos a sua volta por causa disso. Em vez disso, poderia deixar isso de lado, não permitir que lhe irrite e pensar que bom que você têm dinheiro para ir lá e comprar de novo aquilo que você precisa.

Pensar positivo não significa que você vai ignorar as dificuldades da vida, mas sim que você irá procurar extrair o que existe de positivo em cada situação e como isso pode contribuir para melhorar o seu dia a dia.

Manter pensamentos negativos apenas trazem stress e consomem a sua energia e a dos outros a sua volta caso você transpareça essa negatividade.

Isso sem contar que um pequeno pensamento negativo pode crescer para algo grande e muito maior que o início a medida que for mais e mais valorizado na sua mente. Por outro lado, o pensamento positivo funciona da mesma forma. Você pode tornar um pequeno pensamento positivo em uma grande energia positiva para você se você continuar a valorizá-lo.

Também existe uma questão física nesse sentido. Quando você está feliz, o seu cérebro libera endorfina que faz você se sentir bem. Pensar positivo é um caminho para isso. Pensar negativo só vai gerar stress e fazer você se sentir mal.

Claro, pensar positivo não significa tapar o sol com a peneira. Deve-se ter cuidado para se manter realista. Não adianta pensar positivo que você vai sair voando como o super homem porque isso não vai acontecer. Mas mantendo expectativas realistas embora desafiadoras, é sim necessário pensar positivo para chegar lá.

Pensar positivo é conseguir enxergar o que existe de bom em cada situação, mesmo nas mais difíceis. Quando algo não dá certo, pensar “Ok. O que posso aprender com isso?”. Para isso é necessário exercitar o controle das emoções para evitar ficar reclamando do que deu errado.

É fácil ser positivo quando tudo está dando certo. O exercício aqui é conseguir manter a positividade quando algo não está como você quer. É perceber que pode ser melhor se você trabalhar para que isso aconteça. Importante é notar essa última parte da frase anterior. Você precisa trabalhar para que aconteça. Apenas pensar positivo e esperar que tudo se resolva também não vai adiantar nada. O pensamento positivo é o início. A sequência necessária são as atitudes que devem ser tomadas para alcançar o que você está buscando.

Imagine um atleta que tenha como objetivo correr 100 metros em 15 segundos. O início é pensar positivo que isso é possível pois outros já conseguiram. Mas se ele ficar sentado no sofá o dia todo apenas pensando positivo, nunca irá chegar lá. Ele precisará treinar forte também. Mas sempre pensando que pode conseguir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here