O pensamento estratégico é uma das principais chaves para atingir os objetivos traçados para as mais diversas áreas. Não apenas no ambiente corporativo, um planejamento bem feito também pode impulsionar conquistas nos âmbitos familiar e financeiro.

É por isso que o plano pessoal torna-se essencial para o crescimento e realização de sonhos – em todos os sentidos.

Allessandra Canuto, coach e palestrante da empresa AlleaoLado, dá dicas simples para tirar do papel a sua lista de desejos. Confira:

1. Escreva tudo

Escrever todas as etapas do planejamento torna-o mais fácil e organizado. Ao colocar no papel (ou em uma planilha) os objetivos, prazos e o plano de ação, fica mais simples monitorar passos e identificar possíveis oportunidades e riscos.

Leia Também:  Objetivos SMART - O Que São, Como Torná-los Efetivos e Aplicá-los Aos Seus Negócios

Mas não fique preso: depois de um tempo é aconselhável analisar e monitorar os resultados para possíveis correções.

2. Invista no autoconhecimento

Conhecer-se é uma maneira de diagnosticar o que precisa ser feito para chegar aos seus objetivos. Dedicar tempo e esforço para buscar a sua essência – por meio da leitura, cursos, terapia, diálogos – só traz benefícios.

Leia Também:  7 Hábitos Saudáveis Que Irão Revolucionar Sua Carreira (E Sua Vida)

“As pessoas precisam ampliar a percepção a respeito de si, para identificar quais as necessidades precisam ser atendidas e se sentirem confortáveis com a vida, para poderem ser elas mesmas”.

3. Olhe para o futuro próximo

Não pense muito a frente. Isso só fará com que perca tempo e energia, além de não trazer resultados palpáveis. Períodos menores, entre três, cinco e dez anos permitem criar o planejamento adequado para o sucesso.

“A primeira coisa é pensar como você quer que sua vida esteja em 2020 e, então, especificar tudo que deve ser feito impreterivelmente em 2019”.

4. Defina os objetivos

Tenha muito bem delineada a sua situação atual, onde quer chegar e os passos para efetivamente conquistar as metas traçadas.

“A dica é encontrar o que se ganha e o que se perde ao conquistar o objetivo idealizado, pois muitas vezes sabotamos nosso plano por não querer perder algo que faz parte da rotina”.

5. Dê um passo do tamanho da sua perna

Planos muito elaborados e de difícil execução são praticamente uma passagem direta para o fracasso, gerando frustração. Um bom planejamento é aquele possível de ser implantado dentro da realidade.

Leia Também:  7 Dicas Para A Realização de Seus Sonhos e Objetivos

Porém, caso se decepcione, não pense que tudo está perdido.

“A maneira mais rápida de lidar com a frustração é fazer uma análise do que impediu o objetivo de ser realizado, e, posteriormente, verificar o que foi aprendido”.

E para estruturar ainda mais este “plano de vida”, você ainda pode seguir este passo a passo:

  1. Eleja os objetivos mais relevantes;
  2. Verifique quais competências estão a seu favor e o que pode impedir a realização das suas metas;
  3. Crie um plano detalhado;
  4. Liste ações que podem te atrapalhar e evite-as.

Sobre Alle ao Lado

Allessandra Canuto é especialista em gestão estratégica de conflitos e negociação, facilitação e treinamento para potencializar negócios através do desenvolvimento de pessoas. Ela é sócia e palestrante da AlleaoLado, empresa focada em consultoria e coaching para incentivar as empresas e indivíduos a potencializar seus resultados.

Alle quer provocar seus colaboradores para que eles percebam o que não estão vendo, ajudar a encontrar recursos que estão deixando de lado, incentivá-los a ampliar sua presença de forma relevante no mercado e, claro, instigá-los para que se sintam mais empoderados para agir por conta própria. Saiba mais em alleaolado.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here