O trabalho remoto, seja através do seu próprio Home Office ou mesmo num café, é o sonho de muitos trabalhadores modernos. Se tornou realidade cada vez mais comum, com as melhorias das telecomunicações, o surgimento da Internet e a Economia GIG. Entenda os principais pontos positivos e negativos desse novo estilo de vida.

As Vantagens do Trabalho Remoto

A vida pode ser bonita, confiram algum dos pontos positivos. Mas antes de continuar a leitura, entenda o que realmente significa trabalhar de um Home Office.

Trabalho a Distância na Economia GIG
Imagem: Shutterstock

Economize HORAS no trânsito

No meu primeiro trabalho, eu morava em Niterói e todos os dias fazia o caminho para o Rio de Janeiro. O tempo perdido era no mínimo uma hora de ida e mais uma hora na volta. Sem contar, com situações imprevistas, como chuva, acidentes, manifestações, etc.

Se você fizer uma conta de padeiro, vai perceber que perdeu por volta de 500 horas da sua vida, no trânsito. E o pior, são horas bem estressantes.

Liberdade para Fazer um Programa Diferente

Já percebeu que quando você sai para tomar uma cervejinha durante a semana, fica sempre atento ao horário e não consegue aproveitar 100% do momento? Isso pelo menos acontecia comigo. Mas tendo sua liberdade e sendo responsável, você pode acordar um pouco mais tarde e compensar, afinal você que faz o seu horário.

Tome suas Próprias Decisões

Quer parar para tomar um café, prefere trabalhar de pijamas, gosta de trabalhar na cozinha, quer ouvir música alta, a lista não acaba. Aqui você é dono do seu próprio mundo. Claro, tudo com bom senso.

Foco no Trabalho

Você pode se isolar e ficar totalmente focado em terminar suas tarefas com poucas interrupções. Porém, há vários elementos podem interromper seu foco, como: família, animais, amigos, etc. Portanto, mantenha um ambiente separado e adequado para o seu foco.

Conhecer Novos Lugares

Se o seu trabalho permite essa liberdade, você pode viajar enquanto trabalha. Conhecer novos lugares é renovador e permite sua criatividade aflorar. E claro, nada melhor do que viajar, mesmo que trabalhando.

Trabalhe de Frente para a Praia

É uma brincadeira, mas sim… É possível!

Trabalhando em Bali
Trabalhando em Bali

As vantagens são enormes e nós poderíamos continuar com essa lista indefinidamente. No entanto, nem tudo é perfeito. Entenda o que pode dar errado e se esse estilo de vida é para você.

As Desvantagens do Trabalho Remoto

Nem tudo é perfeito, vamos ver o que pode dar errado e como antecipar esses problemas.

As Desvantagens do Trabalho a Distância
Imagem: Shutterstock

Distrações em Excesso

No trabalho remoto você tem muita liberdade e ninguém te observando, é muito tentador desviar sua atenção para algo menos importante. E pior, é que seu cérebro vai começar a buscar formas de justificar a sua falta de atenção. Você vai precisar colocar um ponto final em atitudes que atrapalham a sua produtividade.

Solução

Defina prioridades, acompanhe sua evolução e documente (eu uso o Trello e a metodologia GTD – Getting Things Done);

Todo o Tempo do Mundo Não É O Bastante

A sensação é que você tem todo o tempo do mundo disponível para resolver os problemas, mas a verdade é que o tempo voa e quando você percebe tudo está acumulado e atrasado.

Solução

É muito importante ter um senso de disciplina e urgência, reflita no tempo que você está perdendo e quantas oportunidades passaram. O tempo não volta mais.

Tenha um sócio ou alguém para te cobrar periodicamente. Uma solução é: Combine com algum amigo/sócio que você deve cumprir uma meta X e deixe R$100,00 com ele. Esse dinheiro só pode voltar a ser seu, se você cumprir a meta até uma data limite.

Falta de Rotina

Quando você têm uma rotina bem definida é fácil desenvolver hábitos e manter uma certa produtividade (ou desenvolver hábitos ruins). Mas a verdade é que quando você não tem uma rotina bem definida, é muito fácil se perder e enrolar para começar o trabalho.

Solução

Planeje seus dias com antecipação e defina prioridades. É muito importante começar a trabalhar. Escolha tarefas fáceis para você começar a se “mexer”. Depois que você faz algo fácil e sai da inércia, é muito mais fácil entrar num modo produtivo e matar as tarefas mais cabeludas depois.

Falta de Contato Humano

O trabalho remoto pode ser uma jornada muito solitária, por isso é importante ficar atento para não trabalhar demais e deixar outras prioridades da vida em segundo plano.

Solução

Mantenha sua vida pessoal separada da profissional, procure encontrar amigos, família, sair um pouco. Combine de trabalhar com outras pessoas na mesma situação, visite um CoWorking, enfim… Use sua criatividade e saia de casa.

Muito importante: Tenha disciplina e realize o trabalho dentro de um tempo estipulado, não fique enrolando e espere até a última hora para fazer tudo. No final das contas, você vai perder seu tempo tendo que compensar as horas improdutivas.

Falha na Comunicação

Talvez seja uma das questões mais importantes para toda empresa, se comunicar com eficiência é ainda mais imperativo quando você tem um trabalho remoto.

Como o trabalho é todo feito à distância, as chances de pequenas questões tomarem proporções gigantescas é realmente alta. Por exemplo, quando uma das partes deixar de se comunicar por dias ou até mesmo por horas, o outro lado sempre começa a matutar o que pode estar acontecendo. E quando a desconfiança começa a aparecer, a situação tende a azedar.

Solução

Esteja disponível! Explique com clareza sua metodologia de trabalho e deixe alinhado como a comunicação vai ocorrer. Use ferramentas de contato áudio visual, como Skype e tantas outras.

Evite respostas morosas e tome iniciativa para entender as dúvidas que podem surgir. Documente tudo, sempre de forma bem explicada. Utilize ferramentas para gravar vídeos e compartilhar informações, como o screencast-o-matic.

Evite e-mail ou mensagens para resolver problemas, o contato direto é sempre ideal nesses assuntos.

Ferramentas de Produtividade (Bônus)

Para melhorar a comunicação com sua equipe e melhorar sua produtividade, costumo usar algumas ferramentas que realmente fazem a diferença no meu dia-a-dia.

Ferramentas para O Trabalho a Distância
Imagem: Shutterstock

Gestão de Projetos: Podio

Essa é uma ferramenta gratuita (até 10 pessoas) para gerir seus projetos. Fica bem mais fácil acompanhar o que está acontecendo usando uma ferramenta de gestão de projetos, e sem custos, é melhor ainda!

O diferencial do Podio é que ele é muito fácil de customizar. No meu caso, todas as ferramentas deixavam a desejar em algum aspecto e o Podio me permitiu escolher a melhor configuração. Outra vantagem é que consigo acompanhar tudo que minha equipe está fazendo, com deadlines e prioridades.

Contato com equipe: Telegram + Skype

Pode parecer simples e muita gente recomendaria o Slack, mas nós gostamos de manter as coisas simples. O Telegram é uma ferramenta igual ao Whatsapp, mas não tem muitos usuários, portanto, nós conseguimos separar trabalho da vida pessoal.

E o Telegram ainda têm um programa nativo para PC, o que é bem melhor para trabalhar que a versão web do Whatsapp.

Compartilhar e trabalhar em documentos: Google Drive e Docs

Utilizamos o Google Drive e o Google Docs para compartilhar arquivos entre a equipe. Apesar de menos funcionalidades que o pacote Office, é muito melhor para trabalhar em conjunto.

Tudo é salvo em tempo real e várias pessoas podem acessar um documento ao mesmo tempo. Como também trabalhamos com muitos arquivos pesados, utilizamos o OwnCloud para hospedar nosso material. Ele é mais barato que o Google Drive e muito confiável.

Liberdade no Trabalho a Distância
Imagem: Shutterstock

E então, vale a pena?

Tenho certeza que essa é uma questão pessoal! Mas confira minhas reflexões:

Se você ainda está começando sua vida profissional, recomendo que tenha uma experiência profissional tradicional. Você vai aprender muito mais trabalhando com outras pessoas com mais tempo de trabalho do seu lado.

Caso o seu trabalho envolva politicagem é preferível que esteja presente no seu escritório, só assim você vai conseguir crescer na carreira.

via GIPHY

O trabalho remoto exige muitos sacrifícios e demanda que você compense a falta de percepção das outras partes. Trabalhe mais e mostre mais resultados. Portanto, se você é confiante na sua capacidade de entregar mais, abrace esse estilo de vida e mãos à obra!

SmartBusinessPlan