Com o advento e disseminação da Internet pelos lares brasileiros, novas modalidades de trabalho têm surgido rapidamente. Uma das mais relevantes é o trabalho remoto. Nesta modalidade de trabalho, o profissional não tem a necessidade de estar fisicamente presente nas empresas. Ou seja, teoricamente, o profissional pode trabalhar em qualquer lugar. Em alguns casos, em qualquer horário.

Dentro do trabalho remoto, temos os chamados empregados, os freelancers, os autônomos e os nômades digitais.

Os empregados possuem uma relação formal de trabalho com o empregador, seja por contrato ou CLT. A principal diferença aqui é o fato de o empregado trabalhar em casa (home office).

O freelancer atua remotamente com serviços que não necessitam de sua presença física. Eles podem ser: designers, programadores, produtores de conteúdo, jornalistas, etc.

Leia Também:  O Que Realmente Significa Trabalhar de Um Home Office

Os autônomos geralmente não trabalham para empresas, mas são pessoas que tomam conta de seu próprio negócio (como os freelancers), mas que atuam de forma mais independente com marketing de afiliados, blogueiros, vendedores e pessoas que ministram cursos online.

Os nômades digitais, são freelancers e/ou autônomos que preferem trabalhar em diferentes locais ou países e não possuem residência fixa.

Logo mais abaixo, veremos alguns mitos, vantagens e desafios de ser um trabalhador remoto.

Mitos sobre o trabalho remoto

Mitos Sobre O Trabalho Remoto

Quem trabalha remotamente não possui um emprego de verdade

Isso não é verdade. Grandes empresas e startups já contratam trabalhadores nesta modalidade. O próprio LinkedIn possui uma opção para a busca de trabalho remoto.

Leia Também:  5 Paradigmas Que Serão Quebrados Com A Nova Economia GIG

Trabalhar em casa é sinônimo de desleixo, passar o dia de pijama

Isto pode até ser possível, mas a maior parte dos profissionais prefere trabalhar em uma mesa utilizando uma cadeira confortável.

Há muita dificuldade para se encontrar trabalho remoto

Esta já foi uma realidade em um passado recente, porém, hoje os profissionais já podem contar com várias plataformas para a busca de trabalho. Dentre elas, podemos destacar Rock Content, Fiverr, Workana, We do Logos, Crowd, 99freelas e StarOfService.

O trabalhador remoto vive trancado em casa

Esta premissa pode ser válida para alguns, mas não para todos. Os nômades digitais são uma prova disto. Além de ser um nômade, o profissional pode preferir trabalhar em um coworking durante suas viagens, se desejar.

Leia Também:  Trabalho Remoto - Os Prós e Contras de Se Trabalhar à Distância

O trabalhador remoto ganha menos que um trabalhador tradicional

Na maior parte dos casos não. Muitas pessoas acabam faturando mais como trabalhadores remotos. Porém, manter-se competitivo, dedicado e atento aos prazos dos empregadores ou clientes é fundamental para a manutenção dos ganhos. Outro ponto importante é o conhecimento do idioma Inglês. Indivíduos que dominam o idioma já ganham o dobro.

O trabalhador remoto é o seu próprio patrão

O melhor a dizer é que o trabalhador remoto é capaz de gerenciar melhor sua carreira. Freelancers capazes de realizar um bom trabalho para uma determinada empresa podem ser contratados para serviços de longo prazo. Nesta configuração, o freelancer pode ter que se subordinar a algum gerente. Mas, apesar disto, ele continua sendo um autônomo e com total poder sobre sua carreira.

Os Desafios do Trabalho Remoto

Os Desafios do Trabalho Remoto

Disciplina

Trabalhar remotamente requer bastante disciplina e foco. Como em qualquer trabalho, é preciso criar uma rotina que ofereça resultados. Afinal de contas, o que muda é apenas a modalidade, a relação de troca de um serviço por dinheiro e/ou potencial resultado continua valendo. Atente sempre para a qualidade, comunicação e o prazo de suas entregas. Este mindset é muito importante.

Carteira de clientes

No início, ainda sem muito respaldo no mercado, a construção da carteira de clientes pode dar um pouco de trabalho. A melhor forma de migrar de um emprego tradicional para o mercado de trabalho remoto (como freelancer ou autônomo) é o de ir captando os novos clientes enquanto ainda se está no trabalho tradicional. Após este passo, a migração ocorrerá com menores riscos.

Leia Também:  Trabalhar de casa? Conheça o que sua empresa precisa fazer para adotar essa nova tendência

Distrações

Trabalhar em casa é um grande desafio, principalmente no início. Pais, amigos, filhos e cônjuges podem ter dificuldades em perceber a sua presença no local, mas terem dificuldades em lidar com o fato de você estar trabalhando. Por isso, caso você trabalhe em casa, é importante que você converse com os familiares e estabeleça horários fixos de trabalho. Desta forma, será muito mais simples gerenciar este tipo de distração.

As Vantagens do Trabalho Remoto

As Vantagens do Trabalho Remoto

Tempo

Se você gostar de acordar cedo e precisa cumprir 8 horas de trabalho diário, pode levantar às 5h e trabalhar de 6h às 15h com uma pausa para o almoço. Atuando assim ou de maneira similar você terá o resto do dia livre para ler, estudar, passar mais tempo com a família ou conseguir novos clientes

Mobilidade

Oportunidade de trabalhar de praticamente qualquer lugar que contenha um telefone, um computador e uma conexão de internet. Em algumas empresas, é possível pedir uma folga em determinado dia da semana. Ou seja, você será capaz de pedir folga em uma sexta e em uma segunda-feira e emendar o fim de semana com as folgas. Assim, você tem 4 dias livres para viajar ou fazer o que quiser

Estar mais próximo da família

É uma oportunidade de acompanhar o crescimento e a educação dos filhos de perto.

Redução de custos

Ao trabalhar em casa, o profissional acaba reduzindo custos variáveis como: combustível, condução, aluguel (se deseja um lugar próximo ao trabalho), entre outros.

Leia Também:  Como Abrir um Home Office

Conhecimento

Diferentes clientes oferecem diferentes projetos e, consequentemente, diferentes desafios. Estes, por sua vez, irão oferecer a você as habilidades necessárias para projetos ainda maiores e muito mais conhecimento.

Rede de contatos

Ao prestar serviços para uma ampla gama de clientes de diferentes localidades e países, a sua rede de contatos pode ser ampliada ao quadrado. Gerencie isto com gentileza e cuidado e você colherá bons frutos.

Conclusão

Seja como um CLT, freelancer, autônomo ou um nômade digital, o trabalho remoto oferece bons benefícios e alguns desafios. Entender os obstáculos a serem enfrentados e ter estratégias para contorná-los é essencial para o seu sucesso nesta modalidade de trabalho.

Se você possui alguma experiência com este tipo de trabalho, conte para nós nos comentários!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here