O número de trabalhadores que realizam seus serviços de um Home Office tem crescido dia após dia. Uma das causas se deve a queda no tabu de que para trabalhar você deve se locomover até um escritório. Além disso, o aumento do desemprego no país tem motivado as pessoas a buscarem alternativas mais simples e que não precisem de grandes investimentos.

Segundo Rodrigo Amorim, professor da Business School São Paulo (BSP), essa é uma tendência que tem tudo para crescer e isso graças ao barateamento dos computadores e ao amplo mercado que a internet consegue oferecer.

Já existem inúmeras empresas que permitem ao trabalhador realizar seus serviços remotamente, de sua própria residência. Esse novo modelo de trabalho ainda não está consolidado, no entanto, tem crescido em número de adeptos.

Antes de mais nada, para ter um negócio em casa você precisa instituir algumas regras básicas para não confundir o momento de lazer com o de produzir. Para isso, nós da GestãoClick, software de gestão empresarial, preparamos algumas dicas e as principais carreiras que permitem ao empreendedor montar o seu próprio horário e trabalhar em um Home Office. Vamos a elas!

Especialize-se Com Cursos Livres

A dica inicial é se especializar em alguma área buscando cursos rápidos e profissionalizantes ou utilizar algum conhecimento que você já tenha. Veja alguns exemplos:

O Sebrae também oferece centenas de cursos voltados aos empreendedores. Mesmo que você não tenha uma unidade do Sebrae em sua cidade, você ainda pode fazer os cursos em plataforma EAD, diretamente de seu computador. Consulte alguns cursos aqui.

É importante pensar em uma atividade que você realmente goste de fazer já que em uma empresa normal, você vai se dedicar a maior parte do tempo a ela.

Procure um Espaço Separado de Distrações Para Seu Home Office

Como Abrir Um Home Office e Ser Bem Sucedido
Imagem: Shutterstock

Trabalhar em frente a TV ou perto das crianças, não é a opção mais sensata. O primeiro passo para conseguir o sucesso trabalhando em casa é ter compromisso consigo mesmo.

Sendo assim, prepare seu espaço de trabalho o mais longe possível de qualquer distração. Se puder ter um espaço apenas para o escritório, melhor, mas caso não seja possível, defina um horário de trabalho e cumpra-o rigorosamente. Mesmo que trabalhe do seu quarto, da sala ou da cozinha, reserve este momento para você.

Defina seu horário de trabalho

Não é porque você está em casa que você pode trabalhar a qualquer momento, isso vai acabar lhe tirando o foco e ocasionar a perda da barreira que separa lazer de trabalho. A regra é não fugir do horário, ou seja, não se deve trabalhar nem menos, nem mais do que o tempo estabelecido. Assim, vai lhe sobrar um espaço para a família e claro, um tempo para você também.

Algumas Opções de Negócios Que Podem Ser Realizados à Partir de Casa

Como Abrir Um Home Office e Ser Bem Sucedido
Imagem: Shutterstock

1. Salão de Beleza

É muito comum vermos nos bairros, algumas residências com sua garagem ocupada por um salão de beleza. Muitas mulheres empreendedoras, cientes das necessidades do bairro onde moram, oferecem serviços de cabeleireiro, depilação, manicure, maquiagem e muitos outros.

Esse tipo de negócio é uma boa opção para quem deseja ter seu próprio negócio, pois não é desvalorizado por ser em uma residência e ainda atrai moradores da região que não precisam se locomover muito para conseguir esse tipo de serviço. As pessoas, em sua maioria, buscam apenas um tratamento de beleza de qualidade e você pode oferecer isso por um preço menor, já que não gastou com um ponto comercial.

2. Confecção de Bijuterias e Artesanato

Para realizar a confecção de bijuterias ou peças de artesanato você não precisa comprar uma loja. O mercado para esse tipo de empreendimento é garantido e os artigos podem ser divulgados e vendidos através das Redes Sociais e Marketplaces.

Além da produção, é importante separar algumas horas do dia para se dedicar a divulgação do seu trabalho. Quanto mais profissional você for, mais credibilidade ganhará junto ao seu público nas Redes Sociais. Administrando bem seu tempo, você também poderá visitar clientes e vender diretamente os seus produtos.

3. Aulas Particulares

Esta é uma das atividades empreendedoras mais antigas. Quem nunca teve algum tipo de aula particular? Se você tem um ótimo nível de inglês ou conhecimentos sólidos em matérias escolares, não lhe faltarão alunos. Embora este trabalho possa ser feito de casa, muitas vezes você terá que dar aulas na casa dos alunos. Mesmo assim, você ainda poderá criar suas próprias regras de horário.

4. Tradução de Textos e Redator de Conteúdo

Esse tipo de atividade permite que você trabalhe não apenas por conta própria, mas também como contratado por empresas. Tanto a tradução de textos como a produção de artigos possibilita que você trabalhe remotamente, de seu próprio computador e por isso mesmo, não faz diferença se você vai trabalhar de casa, em um café, livraria ou uma biblioteca. O importante é entregar o trabalho com qualidade e no tempo acordado com seu cliente.

5. Produção de Alimentos

A produção de alimentos caseiros está em alta no mercado. Pães, doces e bolos, conservas, alimentos congelados e muitos outros produtos feitos em casa, estão ganhando cada vez mais valor e espaço nas gôndolas dos supermercados. Esse tipo de negócio é muito comum e pode se tornar a renda principal de uma família.

Tudo começa por indicação. Depois a comercialização destes produtos pode ser realizada por telefone ou mesmo online, nas Redes Sociais. Com o tempo, será necessário ter alguém para realizar o serviço de entrega. O serviço de motoboys pode ser uma ótima opção no início deste negócio.

A indicação de clientes é o que fará o seu negócio crescer no início. Sempre coloque etiquetas nos seus produtos, assim outros poderão encontrá-lo com facilidade. Dê uma atenção especial a embalagem e a boa apresentação de seus produtos e faça sempre o melhor possível para satisfazer seus clientes.

A tendência é que este ramo de atividade cresça e exija espaços cada vez maiores. Por isso fique atento e se capitalize antes de sair de casa.

6. Manutenção de Computadores e Desenvolvimento de Software

Estas são duas atividades que requerem muito conhecimento técnico. A manutenção de computadores pode ser realizada tanto em casa, como na casa dos clientes e não exige grandes investimentos se você já tem um bom conhecimento sobre computadores.

O desenvolvimento de software é solitário e só depende de você e das máquinas onde está desenvolvendo. Um bom programador pode desenvolver seus próprios projetos, como trabalhar para terceiros, como freelancer ou autônomo.

Por ter um alto valor agregado, estas duas atividades podem ser uma excelente maneira de fazer um rendimento extra ou mesmo ser seu rendimento principal. Grandes negócios online, como o Google, o Facebook e o Yahoo! começaram em um Home Office e mudaram o mundo.

Conclusão

Não importa o seu ramo de atividade, o essencial é ter motivação e foco para realizar seus sonhos. Não se esqueça de que para chegar ao sucesso é fundamental que você administre muito bem o seu negócio. Para isso, sugerimos o software de gestão empresarial como forma de gerenciar sua empresa. Veja aqui, porque utilizar um sistema de gestão.

Com um sistema ERP você poderá controlar suas finanças, controlar seu estoque, gerenciar suas vendas, emitir suas notas fiscais e muito mais. Entenda o que é um Sistema ERP e veja como alavancar seu Home Office.

Abrir uma empresa não é fácil, mesmo sendo um Home Office. Mas com as ferramentas certas, o sucesso poderá chegar mais cedo. A motivação você já tem!

GestãoClick Gestão Empresarial