Dizem que produtividade é resultado de planejamento.

Qualquer pessoa que já acorde tarde, cansada, com pressa e consequentemente esteja desorganizada, terá muita dificuldade em ser produtiva.

Principalmente para quem trabalha em regime de home office, gastar um tempinho para se preparar com antecedência, o fará entrar mais facilmente no ritmo, porque você já saberá como e onde focar sua energia.

Por isso, se você quiser ter uma segunda-feira mais produtiva, encorajo você a gastar uma hora para fazer essas 9 tarefas (bem simples) no domingo à noite para se preparar para o trabalho do dia seguinte. Vamos lá?

1. Arrume sua Mesa de Trabalho

Arrume sua Mesa

Provavelmente estará bagunçada da semana anterior – Papéis em todos os lugares, xícaras de café, alguns copos d’água, uma caneta (ou várias) sem tampa… Uma mesa limpa realmente dá o tom para a semana.

2. Livre-se da Louça Suja

Não há pior sentimento do que acordar na manhã de segunda-feira com a sua garrafa térmica de café ainda na sua mochila desde a sexta-feira passada. Tire um minuto, e livre-se da louça acumulada.

3. Pegue as Roupas do Chão

Todos nós fazemos isso. Dê uma voltinha rápida pela casa, pegue suas roupas e jogue-as no cesto. Se houver alguma coisa jogada na manhã de segunda-feira, em algum lugar do seu subconsciente, você vai pensar: “Minha vida é uma bagunça“.

4. Escolha um Livro que Deseje Ler Esta Semana

Escolha um Livro que Deseje Ler

Aos domingos, gosto de explorar a estante de livros para ver o que eu quero ler na próxima semana. Às vezes, escolho um livro por prazer. Às vezes, eu escolho um tópico sobre o qual eu queira aprender mais (ou que eu não leio há algum tempo).

Escolha um livro e coloque-o em algum lugar no qual você o veja de manhã. Isso será um gatilho para você lembrar: “Ah, sim! Esta semana eu vou me concentrar neste!“. Caso não tenha muitos livros para ler (ou uma estante), você pode assinar o 12 Minutos.

5. Limpe sua Caixa de Entrada

Limpe sua Caixa de Entrada

Eu sempre acho útil me desvencilhar dos meus e-mails em algum momento aos domingos. Dessa forma, posso acordar na manhã de segunda-feira, sentindo que não vou levar a semana passada para esta semana. Muitos e-mails? Experimente o Unroll.me.

6. Faça a Sua Lista de Tarefas para a Semana

Pegue sua agenda e sente-se por um minuto para pensar no que você tem para a semana.

  • Você vai precisar sair para algum lugar?
  • Há alguém para o qual você precisa ligar?
  • Futuros clientes que você precisa visitar?
  • Projetos pessoais nos quais você deseja avançar?

Faça uma lista de tarefas para a próxima semana para que você saiba exatamente como seu tempo precisa ser gasto. Sugiro que crie uma conta no MeisterTask para organizar seus projetos. É super fácil, intuitivo e a conta free tem muitas funcionalidades, como integrações com o DropBox, Google Drive e o Slack.

Veja uma apresentação a seguir:

7. Encha a sua Geladeira

Encha a sua Geladeira

Se você ainda não o fez, domingo é o dia de ir ao supermercado para garantir que você tenha comida para a semana toda. Novamente, nada pior do que acordar e perceber que suas opções de café da manhã são uma banana passada, um pão velho e meia caixa de leite desgraçado desnatado.

8. Pratique Alongamento

Pratique Alongamento

Ir para a academia ou sair para correr é ótimo, mas os domingos devem ser tirados para o alongamento. Isso mesmo, ‘alongar-se é preciso’. Tire algum tempo para sentir e avaliar o seu corpo.

  • Você está armazenando stress em algum lugar?
  • Alguma parte do seu corpo dói?
  • O final de semana passou e ainda se sente cansado(a)?

É incrível quanto tempo nós passamos sem nos perguntar: “Espera aí, como eu me sinto?”

9. Ligue para Alguém com Quem Você Não tem Falado Ultimamente

Ligue para Alguém

E, finalmente, ligue para alguém com quem você precise se atualizar, para saber como anda a vida desta pessoa. Muitas vezes deixamos de falar com algum amigo ou parente por semanas, às vezes por meses a fio.

Parte do que contribui para o nosso estresse diário é a sensação de que estamos constantemente atrasados, constantemente tendo que dizer às pessoas: “Não posso agora, quem sabe na próxima semana“.

Então, separe um tempo e ligue para uma dessas pessoas e se for possível, marque de se verem. Dê uma chance para que eles também deem um tempo e liberem o estresse. Você acordará na manhã seguinte mais leve, sentindo-se pronto para enfrentar o mundo.

E aí? Prontos para a segunda-feira?

SmartBusinessPlan


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here