O ser humano tem um poder fantástico chamado consciência. Atributo que possibilita o homem conhecer e julgar a sua própria realidade.

A consciência está presente no cuidado com que se executa um trabalho, na comunicação com outra pessoa, em uma decisão e no cumprimento de um dever. Ela se faz presente também no senso de responsabilidade pelas palavras, pensamentos, ações e nos próprios resultados.

Através da consciência qualquer pessoa pode decidir criar uma nova realidade em sua vida orientada pelo prazer e não pela dor, ou seja, buscar novas maneiras para obter sucesso ao invés de criar novas desculpas para justificar o fracasso. O tempo que uma pessoa gasta justificando o fracasso a outra, pode ser melhor aproveitado na realização de algo novo. É uma questão de escolha.

Qualquer pessoa pode começar agora a estimular a sua consciência, percebendo como é a forma de respirar, andar, falar, ouvir, sentir, a forma de se comunicar com a sua equipe e de agir em momentos de crise e de conquistas.

Pedir feedback para as pessoas ao redor é uma estratégia interessante para expandir a consciência. Existe coisas que os outros percebem em você que você nunca percebeu.

Praticar o auto-conhecimento é uma forma de maximizar os resultados. Quanto mais uma pessoa se conhece, mais consciência terá e maiores serão as chances de desfrutar do potencial latente dentro de si. Isso pode ser feito a cada respiração, a cada descoberta, a cada abraço, a cada olhar, a cada aperto de mão, a cada nova parceria, a cada nova porta que se abre e que se fecha, a cada passo dado, a cada tombo levado, a cada sorriso e a cada expansão da consciência.

Hoje descobri novas formas de aprender, uma delas é observar e aceitar o ponto fraco, as dificuldades, insatisfações por algum momento, sem fazer julgamento, mas questionando com qualidade. O que posso aprender com isso? E assim estabelecer uma parceria contínua com a consciência. Experimente fazer isso e me envie um e-mail contando os seus resultados.

Bom, esses foram os pensamentos na reflexão da noite de hoje, por isso compartilho com você esse conhecimento, sabendo que você fez parte desse meu novo aprendizado e desse dia de vida que se encerra para dar início a outro melhor e mais desafiante. Esses são os ciclos, do dia vem à noite, da noite surge o dia, do tombo o crescimento, do problema a solução, do caos o equilíbrio e assim por diante. Em uma futura oportunidade aprofundaremos o assunto dos ciclos da vida.

SmartBusinessPlan

COMPARTILHE
Artigo anteriorA Traça que Ruge
Próximo artigoOnde Estão Os Talentos?
Carlos Cruz
Carlos Cruz é fundador e diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas), primeira instituição no país a dedicar-se à formação de profissionais de vendas e que preenche a lacuna deixada pela inexistência de universidades destinadas exclusivamente à carreira de vendedor. O especialista possui formação específica em Gestão de Planejamento Financeiro, Administração de Empresas, MBA em Gestão Empresarial pela FIA, formação em Dinâmica dos Grupos pela SBDG (Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos), certificação internacional em Coaching pelo ICI - Integrated Coach Institute e pela Lambent do Brasil, sendo membro da International Coaching Community. É Master Practitioner em Programação Neurolinguística e estudou a Hipnose aplicada na Comunicação Corporativa com Sttephen Paul Adler do Instituto Milton Erickson de New York. Participou do Executive Development Programs com foco em Liderança e Mudança na Business School São Paulo for International Management e do Grupo Dirigido de Psicodinâmica Aplicada a Negócios.