O que você faz depois do trabalho determina seu futuro. Sabe aquele tempo entre a volta do escritório e a hora em que você se deita? Para o criador do Alibaba, Jack Ma, essa janela do seu dia precisa ser produtiva se você quiser alcançar o sucesso.

Jack fez faculdade de marketing, mas queria ser designer. Por isso, fazia as aulas do curso durante o dia e utilizava a noite para trabalhar suas habilidades como designer. Em um texto retirado de uma entrevista, que foi traduzido do chinês em vários sites, ele fala que se dependesse das horas do dia nunca teria conseguido.

A verdade é que a maioria das pessoas espera para ver o que a empresa pode fazer por elas. Mas se você quiser mesmo ser independente do seu trabalho fixo ou tiver um sonho, precisa começar a se virar.

É compreensível que a vontade de ter um tempo para “desligar” depois do expediente seja grande. Você quer chegar, ligar a TV, fazer um lanche e ficar com a família. Mas tirar um pouco desse tempo, nem que seja apenas uma hora, pode transformar a sua carreira. Aqui, vamos falar sobre como organizar esse tempo e definir metas e prioridades.

DETERMINE SEU OBJETIVO

Para ser produtivo depois do trabalho, comece escolhendo o seu objetivo. Pense em alguma coisa que você sempre quis fazer ou que vá fazer diferença na sua carreira.

Isso pode incluir aprender uma nova língua, criar um blog, escrever um livro, começar um empreendimento, conquistar uma nova habilidade. O importante é ser algo que você deseja muito ou que pelo menos tenha facilidade em fazer. Aqui fica mais clara a diferença que o tempo depois do trabalho pode fazer na sua vida.

Algumas empresas têm uma política de “doar” horas de trabalho para quem quiser trabalhar em projetos pessoais. Essas organizações sabem que esse tempo, a longo prazo, é benéfico para a companhia. Ele contribui com a evolução dos profissionais.

O Google costumava oferecer 20% do tempo, mas retirou a política em 2013. Mas quando a política ainda era vigente, resultou em produtos como o GMail. Por isso, outras empresas importantes como o LinkedIn, Apple e Microsoft adotam ideias parecidas em forma de incubadoras e laboratórios que os funcionários podem usar para trabalhos pessoais.

COMO SE MANTER PRODUTIVO DEPOIS DO TRABALHO

Porém, para algumas pessoas que têm atividades muito intensas no trabalho fica um pouco difícil ter energia para fazer alguma coisa depois que ele termina.

A primeira coisa é se preparar e compreender como o seu corpo age no final do expediente. Para driblar a vontade de deitar no sofá depois do trabalho cada pessoa utiliza um recurso, por isso não de desespere se começar a tentar e não conseguir.

O site Lifehacker perguntou aos leitores como eles conseguem ser produtivos depois do trabalho e organizou um texto com as ideias mais comentadas. A primeira delas é: não espere para começar a ser produtivo.

Muitas pessoas acreditam que depois que você se senta no sofá e liga a TV, a chance de fazer algum trabalho cai pela metade. A tendência é ficar na inércia: se está produzindo muito, tende a continuar, e se relaxa, tende a continuar relaxado.

Outros têm o costume de nem ir para casa. Você pode encontrar um lugar no meio do caminho, como uma cafeteria ou espaço de coworking para realizar sua produção lá ao invés de ir para casa e ser seduzido pela cama e pelo Netflix.

Mas isso não significa que você vai produzir mais 5 horas depois do trabalho. Reserve o suficiente para chegar ao seu objetivo. Dependendo, pode ser até meia hora. Depois, o seu tempo de descanso e com a família será muito mais prazeroso e sem culpa.

LIBERE TEMPO CORTANDO ATIVIDADES

Para ter mais tempo depois do trabalho, procure cortar algumas coisas para liberar tempo. Por exemplo, considere usar serviços online para as tarefas de casa. Existem empresas com planos mensais de lavanderia, sites que permitem que você compre produtos de supermercado, entre outros.

Evite ao máximo as horas extras no trabalho. Muitas empresas já perceberam que manter os funcionários além do tempo determinado pode prejudicar seu bem-estar e consequentemente sua produtividade. Um estúdio de design na Holanda chegou a instalar uma estrutura que suspende as mesas automaticamente todos os dias às 18h.

Claro que sabemos que as horas extras podem acontecer. Mas procure melhorar também a sua produtividade no trabalho para que elas sejam só o último recurso. Nesse momento, aprender a dizer não será um aliado para cumprir suas metas.

TRANSFORME SEU TEMPO DE LAZER

Comece a avaliar o que você faz durante o dia e quando chega em casa. Será que aquele tempo todo checando o feed do Facebook é realmente necessário? Se desligar de algumas redes sociais no início pode ser importante para você conseguir fazer o que precisa.

O tempo que você passa na frente da televisão também precisa ser reconsiderado. É uma atividade que nem sempre traz informações úteis para o seu repertório e toma horas de produtividade do seu dia. Além de ser uma das coisas que pessoas de sucesso excluíram da rotina.

Você pode ainda contar com seu projeto pessoal para ser uma forma de lazer. Procure usar o tempo para se concentrar em algo que te dá prazer, mas vai te levar para um lugar diferente na carreira.

E não pense que será preciso cortar da agenda todos os happy hour. Pense que o tempo que você utiliza para fortalecer suas conexões também é produtivo. Quanto mais pessoas você conhecer e fizer networking, mais chances de aparecerem boas oportunidades. Isso vale tanto para outras posições de trabalho quanto para parcerias no seu projeto pessoal.

Só mantenha em mente que assim como seu tempo dedicado ao seu objetivo é sagrado, o tempo de sono também. Não deixe de dormir para produzir mais. Pesquisas já comprovaram que dormir pouco prejudica diretamente sua produtividade.

PRATIQUE EXERCÍCIOS

E por falar em saúde, não esqueça de manter as atividades físicas em dia. Deixar o sedentarismo de lado é importante para continuar a ter energia depois do trabalho.

Comece escolhendo uma atividade que combine com você e que não será uma “tortura”. Mesmo que você se esforce muito, se começar um exercício que não gosta, as chances de parar são grandes. No início também não é preciso tomar muito tempo: 30 minutos por dia são suficientes para deixar de ser sedentário.

Sua saúde mental também merece atenção. Não deixe de descansar a mente, se desligar de vez em quando e ter momentos de introspecção. A meditação é bastante utilizada para isso e recomendada para quem empreende e tem a rotina muito corrida.

PLANEJE COM CUIDADO

Planejar como utilizar o tempo depois do trabalho é a parte mais importante. Procure definir suas prioridades ao longo do dia e já deixe anotado para chegar em casa e já começar.

Se o seu projeto gerar muitas tarefas, considere utilizar um aplicativo de gerenciamento de projetos. Falamos aqui sobre os melhores, com as características de cada um e como você deve escolher, de acordo com suas necessidades.

Uma dica é começar a semana já dividindo as atividades. Se for preciso alterar, faça isso no dia, mas procure deixar tudo organizado para não fugir do controle. Se precisar de ajuda para priorizar, sugerimos o método Getting Things Done, do David Allen.

Se houver tarefas mais complicadas, procure deixá-las para segunda ou terça-feira. No final da semana, o cansaço costuma ser maior. Sua rotina não precisa ser totalmente engessada. Você pode se exercitar de manhã em um dia e a noite no outro, por exemplo. Depende do que designou para cada dia.

Procure medir sua meta diária. Se o objetivo é escrever um livro, determine um mínimo de páginas por dia. Quando sabemos a quantidade de trabalho, fica muito mais fácil realizá-lo.

Evite lamentar demais se em determinados dias você não cumprir o planejado. Se você for duro demais consigo mesmo, pode acabar criando uma “preguiça” do projeto e abandoná-lo. Refaça o planejamento e siga em frente.

E por fim: leia tudo o que puder. Quando não houver atividades programadas, não deixe de preencher o tempo depois do trabalho. Uma boa forma de fazer isso é lendo e o próprio Jack Ma sugere no texto: sempre tenha uma lista de livros para ler.

Alguns aplicativos de leitura, como o 12minutos, o Pocket ou ter um Kindle podem ajudar a sempre ter uma leitura ao alcance. Isso inclui o tempo que você gasta se deslocando na volta para casa. Se estiver parado no trânsito, não perca tempo e leia alguma coisa.

E você, pronto para sacrificar suas horinhas após o trabalho para se desenvolver? Tem algum hack que gostaria de compartilhar conosco? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe este artigo!

Este post foi produzido pela equipe do 12Minutos. Nosso aplicativo oferece resumos de livros de negócios e não ficção para quem gosta de aprender e tem pouco tempo para a leitura. Está esperando o que? Confere lá!

SmartBusinessPlan

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here