O nosso tempo é muito limitado, não o desperdice tentando viver a vida de outra pessoa. Não se prenda a nenhum dogma – que é levar a vida baseada em resultados vividos por outras pessoas. Não deixe o barulho feito pelos outros abafar a sua voz interna. E mais importante de tudo, tenha coragem para seguir a sua própria intuição. Quando você vai cumprir as promessas que fez a você mesmo quando era criança? O resto é secundário.

Começar um negócio é fácil, fazer o bicho crescer é difícil. Menos de 20% das empresas passam do quinto ano de vida, e menos de 50% das empresas que sobrevivem ao quinto ano de vida realmente crescem para novos patamares.

Como sobreviver ao massacrante dia-a-dia de ser empreendedor e ainda ser bem sucedido?

Aqui vão algumas lições sobre o que eu aprendi nesses anos todos tentando levantar diferentes empresas:

1. O Suporte da Família e Amigos é Crítico para Um Empreendedor

Ser Dono de um Negócio é uma profissão 24×7. Apesar da incrível dedicação que o negócio requer, você tem que encontrar uma maneira de se dedicar a sua família e encontrar os amigos. Lição de Casa: 2x por semana jantar com a família, 1x por mês encontro informal com os amigos mais próximos.

2. Ajudar os Outros Faz Bem para Quem Ajuda

Empreendedorismo é sobre ser apaixonado por fazer a diferença. Uma maneira de embutir a paixão por fazer a diferença nas pessoas que não nasceram com essa paixão é envolvê-las com trabalho voluntário. Lição de Casa: Escolher uma Causa Social e envolver a grande maioria dos funcionários no trabalho social dessa causa.

3. O Escritório é a Principal Escola

A falta de dedicação a treinamentos e cursos, levará todos os funcionários a uma natural obsolescência. Continuar estudando é fator crítico de sucesso. Lição de Casa: Submeter todos os gerentes da empresa a pelo um treinamento semestral sobre liderança & gestão participativa.

4. A Saída Está na Sua Rede de Contatos

Vez ou outra o empreendedor se verá em um túnel sem saída. Quando esse momento chegar, lembre-se que a resposta se encontra na sua rede de contatos. Lição de Casa: Manter contato quinzenal com 20% das pessoas importantes que estão cadastradas na sua agenda de contatos.

5. A Falta de Preparação o Tornará Criativo

Aqueles que dizem que dinheiro resolve tudo não entendem de nada. Quanto menor a verba, quanto mais escassos os recursos, maiores serão as suas chances de ser diferente. Lição de Casa: Corte o seu Orçamento pela Metade, e observe as idéias criativas que aparecerão. A melhor maneira de fazer mais com menos é ter menos.

6. A Preparação o Diferenciará

Você tem que se mostrar ULTRA PREPARADO quando estiver na minha frente. Se eu te fizer uma pergunta sobre a BIZ e você não souber, você tá fora. Se eu te fizer uma pergunta sobre a indústria que a BIZ está, e você não souber, você tá fora. Lição de Casa: Não basta ler sobre as empresas e pessoas, você precisa supor o que pode acontecer com elas.

7. O Importante é Ser Você Mesmo

Você nunca atingirá o consenso quando falar para platéias acima de 2 pessoas. Cada cidadão vai pensar uma coisa diferente de você. Se tentar agradar alguém, o cara pode te chamar de puxa saco. Seja você mesmo. É a melhor maneira de você se sair bem. Sendo você mesmo você estará sendo INESPERADO.

Não existe ninguém como você. Tenha coragem de ser você e aguente os diferentes feedbacks que virão. A partir daí, você customiza o que você tem que falar ou o que você é. Lição de Casa: Desagrade (é isso mesmo, desagrade) 50% das pessoas que convivem com você.

8. As Nossas Soluções Não Resolvem os Problemas dos Clientes

Geralmente acreditamos que os nossos produtos, serviços e soluções são justamente o que o cliente precisa para resolver algum problema, mas NUNCA é assim. O Excelente Vendedor é aquele que é profundamente interessado no cliente e não em si mesmo e se preocupa (entre outras coisas) em fazer um ultra pós-venda para adequar ao máximo aquilo que ele vendeu a realidade do cliente. Lição de Casa: Fazer Reuniões de Revisão de Negócios 1-a-1 com cada cliente a cada dois Meses.

Survival Kit

Família, Amigos, Generosidade, Educação, Rede de Contatos, Preparação, Criatividade, Autenticidade e Observação, são algumas das questões que podem iluminar o seu dia-a-dia.

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?

PS: Eu escrevo regularmente para a revista CRN da IT Mídia. O artigo acima foi publicado originalmente na CRN de Outubro de 2010.

Nota do Editor: esse artigo também foi publicado no blog da BizRevolution.

GestãoClick Gestão Empresarial

  • Ricardo, excelente!
    Enxergar as coisas como elas são é tarefa que poucos consgeuem exercer com eficácia.
    Escutar de verdade o cliente e valorizar projetos sociais, amigos e família vai muito além do que a maioria das empresas tem feito.
    Abraços!

  • Ricardo,

    parabéns pelo post. Muito bom.

    Gostaria de comentar sobre os tópicos 4 e 5.

    4 – Isso faz toda a diferença. Não sei se a regra são esses 20% da agenda. A questão é nutrir relacionamentos. O Facebook e Twitter proporcionam isso muito facilmente. Quando é algo mais específico, um curto e-mail ou um telefonema na hora certa também funcionam muito bem.

    5 – Uma ótima estratégia é o orçamento zero. A cada semestre ou ano, zere a verba que você alocou para aquele departamento e baseie o novo orçamento na situação atual e objetivos de médio e curto prazo. Um ótimo exercício.

    Abs!

  • Pingback: O melhor da semana em 10 links (01 de janeiro) | Alejandro Suárez blog profissional()