Esses hábitos costumam deixar todos nós mais atrasados, diminuir a precisão na hora de decisões, diminuir o processo criativo e sufocar o desempenho. Por isso, obter o controle deles é fundamental, e não apenas por causa da produtividade. Ter um melhor autocontrole tende a ser bom tanto para o lado profissional quanto pessoal.

Veja quais são alguns dos principais hábitos que podem ser trabalhados para melhorar a sua produtividade:

1. Navegar Impulsivamente por Sites na Internet

Imagem: Shutterstock
Imagem: Shutterstock

15 minutos consecutivos de foco – essa é a quantidade necessária para que seja possível exercer plenamente uma tarefa. Uma vez que que conseguir alcançar esse tempo necessário de foco, você entrará no estado pleno de produtividade mais conhecido como fluxo. Estar no estado de fluxo de uma tarefa pode ser muito mais produtivo do que a mania de multitarefas ou de ficar olhando para outros assuntos que não condizem com a tarefa.

Quando você clica em algum site fora do seu trabalho, seja só para dar uma “olhadinha” nas notícias, Facebook, Instagram ou o que for, o seu fluxo é imediatamente interrompido. Isto significa que você tem que passar por mais 15 minutos de foco contínuo para se reinserir no estado de fluxo. Clique dentro e fora de seu trabalho várias vezes, e você pode passar um dia inteiro sem experimentar um bom fluxo produtivo.

2. O Perfeccionismo Que Mata a Criatividade

A maioria dos escritores costumam passar horas no brainstorming de personagens e do enredo, escrevendo páginas e páginas mesmo sabendo que poderão não incluir na história final. Esse é um exemplo de técnica para ser feito, escrever todas as ideias para que elas se desenvolvam.

É possível editar um texto ruim, mas nunca uma página em branco! Click To Tweet

Muitas pessoas, ao contrário, tendem a congelar quando é hora de começar. Isso acontece pois achamos que as ideias não são perfeitas o suficiente ou que nada pode ser produzido tão bem. Mas como produzir algo estupendo se não colocar as primeiras ideias no papel para evoluírem? Lembre-se que é possível editar um texto ruim, mas nunca uma página em branco!

3. Meetings, Reuniões e Mais Reuniões

Óbvio, nem toda reunião é desnecessária. Porém, todos sabemos que uma reunião pode levar muito mais tempo que o previsto e deixar apenas algumas horas para o trabalho. A dica de produtividade aqui é informar a todos que você ficará na reunião de acordo com o cronograma previsto. Isso define um limite claro, motivador e focado para você e para todos da equipe. No artigo ‘Acerte o Ritmo de Sua Equipe de Vendas‘ falamos mais sobre reuniões.

4. Responder E-mails Assim que Eles Chegam

Pessoas produtivas não permitem que seu e-mail seja uma constante interrupção. Além de verificar o e-mail dentro de um cronograma, eles tirar proveito dos recursos que priorizem mensagens por remetente. É possível, por exemplo, definir alertas para os fornecedores mais importantes e melhores clientes para que sejam respondidos com maior prioridade. Os e-mails importantes, mas com menos prioridade poderão aguardar para um outro momento de fluxo de produtividade. Temos o Outlook 365 e o Gmail para nos ajudar.

5. Ser Multitarefa Pode Comprometer Sua Produtividade

Imagem: Fotolia
Imagem: Fotolia

Multitarefa é um verdadeiro assassino de produtividade. As pessoas são regularmente bombardeadas com milhares de informações que não conseguirão prestar atenção, recordar a informação ou completar várias tarefas ao mesmo tempo.

Quando você tenta fazer duas coisas ao mesmo tempo, é diminuída a capacidade do cérebro de executar ambas com sucesso. Normalmente, aqueles que se dizem ser “multitarefas” possuem dificuldade em se concentrar e acabam levando mais tempo para completar seu trabalho. Se você está alavancando sua Startup, ser multitarefa pode não ser uma vantagem. Falamos sobre esse problema e muitos outros relacionados às Startups neste artigo.

6. Usando o Smartphone, Tablet ou Computador na Cama

Imagem: Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Este é um grande problema que a maioria das pessoas nem sequer percebem que é prejudicial para o sono e produtividade. Essa luz azul e clara enviada para os nossos olhos por esses equipamentos podem interferir muito no humor, nível de energia e qualidade de sono. Isso tudo pois esse mesmo tipo de luz é enviado pela luz solar. Quando seus olhos são expostos diretamente a ela, a luz azul faz você se sentir mais alerta. Na parte da tarde, os raios do sol perdem a luz azul, que permite a produção de melatonina pelo seu organismo e o processo de sonolência.

À noite, o seu cérebro não espera que nenhuma exposição à luz azul. A maioria dos nossos dispositivos favoritos da noite – laptops, tablets, televisões e telefones celulares – emitem luz azul e, no caso do seu laptop, tablet e telefone, eles são ainda mais brilhantes e próximos ao seu rosto. Esta exposição prejudica a produção de melatonina e interfere na sua capacidade de adormecer, bem como na qualidade do sono uma vez que você dormir. Como nós todos sabemos, uma noite ruim de sono tem efeitos desastrosos para a produtividade. A melhor coisa a ser feita é evitar estes dispositivos após um período da noite (televisão é OK para a maioria das pessoas, desde que eles estejam longe o suficiente).

Juntando Tudo

Alguns desses hábitos podem parecer sem importância, outros difíceis de serem alterados. Então, seguir algumas das dicas acima é uma grande escolha pessoal entre prazeres imediatos e duradouros. Afinal de contas, o pior hábito é perder de vista o que realmente importa para você: sua produtividade. Tenha foco e seja mais produtivo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here