A motivação vem em inúmeras formas diferentes, e no mundo empresarial, permanecer motivado é fundamentalmente necessário para se obter sucesso. Caso contrário, como você poderia dar continuidade em um projeto em que não tivesse motivação nenhuma para fazê-lo acontecer.

Por isso, listei 7 dicas (poderiam haver mais), que podem ajudar os empreendedores a manter sua autoestima em alta. Vamos a elas!

1. Registre o Seu Progresso

Essa prática, faz com que os empreendedores nunca olhem para trás com arrependimento do passado. Ao invés disso, eles vêem cada erro como uma lição importante a ser vivida. Isso não significa que eles não reflitam sobre seu progresso, no entanto. Se falta motivação, talvez leve algum tempo para se perceber o quanto de progresso foi feito. É importante apreciar o progresso pessoal. E isso pode ser agradavelmente surpreendente também.

“Você pode ficar esgotado por tomar tantas decisões e pelas atividades do dia-a-dia”, diz Mary Ferguson, Presidente da Concenter Services. “Você precisa fazer pausas constantes e olhar para trás para apreciar o progresso que você fez. É uma maneira de se manter motivado”.

Uma dica que dou é que mantenha um caderninho, um moleskine por exemplo, e anote a cada dia, suas realizações e conquistas, por menores que sejam. Uma ligação para alguém importante para o seu negócio, a resolução de um problema junto ao contador, o pagamento de uma pequena dívida, a solução de um problema técnico em seu site. Tudo isso são pequenos passos, que no dia a dia podem não ser uma grande realização, mas que no médio e longo prazo farão grandes diferenças.

2. Medite Diariamente

Arrume um tempo em sua agenda, de manhã cedo ou à noite (ou ambos), para meditar. Realmente não importa o que é preciso para limpar a sua mente, mas procure encontrar uma atividade relaxante para manter sua mente descansada. Isso é uma grande ferramenta para se manter motivado. A meditação revigora a mente e refresca a alma, permitindo que os empreendedores possam ver cada dia como uma nova oportunidade.

Para quem ainda não sabe, a meditação nada mais é do que manter sua mente em silêncio, em estado contemplativo, apenas pensando em… nada. Isso mesmo. Manter a mente em silêncio, sem pensamentos de qualquer tipo é uma arte. Com prática e perseverança você consegue. Experimente!

3. Exercite-se para se Manter Motivado

Por ser tão exigente fisicamente, exercitar-se é uma maneira incrível para liberar o estresse e encontrar motivação. Seja correndo, pedalando, praticando natação. Por natureza, o exercício é semelhante ao empreendedorismo – ambos envolvem trabalho duro, as desculpas não são bem-vindas em qualquer um dos dois casos, e ambos agem no desenvolvimento pessoal. A dedicação e a motivação que vem do exercício é transportada para o empreendedorismo, por isso não ignore a atividade física. Além disso, praticar um esporte melhora a sua qualidade de vida.

4. Limite a Tomada de Decisões em Outras Áreas da Vida

Os empreendedores têm de fazer um monte de escolhas difíceis a cada dia e isso pode se tornar um fardo. Porém, quando não estiver no trabalho, tente limitar a tomada de decisões para manter as coisas mais simples. Deixe sua vida fluir. Isso é uma ótima ferramenta para se manter motivado, pois manterá suas habilidades afiadas quando necessárias na sua empresa.

5. Visualize o Futuro

Todos os grandes empreendedores tiveram uma visão de onde queriam chegar e por uma boa razão. Imaginar o futuro é incrivelmente motivador. Empreendedores devem conhecer a si mesmos e saber exatamente no que estão se esforçando, porque sem um objetivo claro em mente, o caminho para se alcançar a grandeza é limitado.

“Eu, pessoalmente, prefiro transformar essas pressões do empreendedorismo a minha volta e usá-las para empurrar meu negócio com mais força, mais rápido e para mais longe.” diz Aaron Schmitz, diretor executivo e presidente da Equity Technology Partners. Ele ainda explica por que: “Eu vi como a falta de motivação em empreendedores, especialmente durante os tempos difíceis, pode afetar sua saúde física e mental e a saúde dos seus relacionamentos pessoais e profissionais e o quanto isso é uma armadilha fácil de se cair. Acredito que isso também possa ser evitado”.

6. Tenha Tempo para Você e para Seus Amigos e Familiares

Dar um tempo a si mesmo é mais do que necessário para um empreendedor, afinal somos humanos e ficamos cansados. Passar um final de semana com amigos e/ou a família é muito importante e lhe trará novas energias para a semana seguinte. Não viva enfurnado no escritório. Esses breaks podem ser extremamente revitalizantes.

7. Vivencie o Mundo

A motivação pode vir de muitos lugares. Ela não está somente na sua mente. Com a grande variedade de culturas em todo o mundo, inspiração para novas idéias são praticamente ilimitadas. Dentro de suas possibilidades, cada empreendedor deve explorar o mundo do seu jeito e tirar proveito de tudo o que ele tem para oferecer. Há infinitas maneiras de encontrar motivação, por isso não hesite em expandir esses horizontes. Para se manter motivado, seja à negócios ou à passeio, viaje sempre!


E você, como mantém sua motivação em alta? O que faz para se manter motivado? Deixe sua experiência nos comentários :)

3 COMENTÁRIOS

    • Olá Flávio, tudo bem!

      Sim, é verdade! Saúde e fé em primeiro lugar, o resto a gente corre atrás :D

      Muito legal o seu trabalho, tiro o chapéu!!!

      Continue nos visitando. Será sempre bem-vindo!

      Abração!

  1. Muito bom! Gostei em especial da primeira dica: registre seu progresso.

    Muitas vezes olhamos para o futuro em busca de novos sonhos, mas nos esquecemos de tudo aquilo que já vencemos e conquistamos.

    Excelente artigo, grande abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here