O empreendedor carrega um grande fardo. O preço para conquistarmos nossos sonhos é por vezes hercúleo, e quase sempre, corremos o risco de cair doentes. E isso definitivamente não é o que um empreendedor espera. Sacrificar o convívio familiar, os amigos, a saúde e até a sanidade mental não deveria ser a regra. Parece que juntar empreendedorismo com qualidade de vida chega a ser impossível. Pelo menos no começo.

No entanto, para melhorar a nossa qualidade de vida não precisamos dispender de grandes esforços. Precisamos apenas tomar algumas atitudes simples, que nos levarão a um modo de vida mais saudável, próspero e consequentemente mais produtivo. Aqui vão algumas sugestões para sua reflexão.

1. Saia de Casa e Desfrute a Natureza

Desfrute a Natureza

Se você estiver estressado, não conseguindo se concentrar ou de mau humor, experimente sair para uma caminhada. Aqui em Santos, sempre que estou cansado ou preciso pensar em alguma coisa, vou fazer uma caminhada na orla da praia. Em cidades como São Paulo sempre há muitas opções, como praças e parques. Se você mora no interior, pode ser melhor ainda. Subir uma montanha para ver o por do sol pode lhe trazer novas energias.

2. Faça Exercícios Regularmente

Todos nós já estamos cientes sobre os benefícios de se fazer exercícios. O ideal seria praticar alguma atividade física regularmente, mas na impossibilidade, uma caminhada frequente no quarteirão já ajudaria bastante. Fazer exercícios não é só para nos manter em forma e ficarmos bonitos no verão, mas para oxigenar o cérebro. Todo empreendedor precisa manter a criatividade em alta.

3. Encontre Mais Tempo para os Amigos e Familiares

Happy Hour

O brasileiro é sociável por natureza. Quase nunca dispensa um churrasco, um happy hour ou um encontro familiar. Porém, muitas vezes os empreendedores tem demandas exaustivas e acabam se isolando da família e dos amigos. Quando as dificuldades chegam, acabam se sentindo sozinhos e deprimidos. Mas isso pode ser evitado se você mantiver um relacionamento mais frequente com todos eles. O convívio social é um dos fatores-chave para a felicidade em nossa vida. Portanto, tente sempre encontrar tempo para se reunir com a turma, nem que seja uma vez por mês. Finais de semana em família renovarão suas energias. Acredite.

4. Aprenda a Ser Grato

Gratitude

Uma das primeiras coisas que aprendemos quando crianças é dizer “por favor” e “obrigado”. Infelizmente quando adultos, sob a pressão do dia a dia e a constante busca por resultados, acabamos nos esquecendo das “palavrinhas mágicas” e principalmente, de agradecer ao que recebemos.

Quando alguém lhe fizer um favor ou ajudá-lo a resolver algum problema, ou qualquer tipo de assistência for oferecida a você, mesmo que seja uma menção injustificada, você deve agradecer por isso. Essa simples atitude vai lhe trazer mais paz de espírito e irá melhorar significativamente o seu relacionamento interpessoal. Dar pequenos presentes às pessoas que lhe ajudaram sem cobrar nada em troca também é uma excelente maneira de agradecer. Todo mundo gosta de bombons, flores e cervejas gourmet ;-)

5. Pratique a Meditação e Ganhe Mais Qualidade de Vida

A meditação é um meio prático para se livrar da tristeza, da raiva, da distração e até da fadiga. Meditar é se concentrar no momento presente, sem pensar no passado ou no futuro. É descansar a mente e apenas contemplar as coisas à sua volta. No começo pode parecer difícil, e é aí que percebemos o quanto nossa mente fica cheia de ruído com os problemas do dia a dia. A meditação nos coloca consigo mesmos e nos abre as portas da percepção. Consequentemente, você ganha muito mais qualidade de vida. Experimente!

A meditação é uma maneira de ir para dentro de si mesmo,
de perceber que você não é o corpo e você não é a mente.
É um modo de fixar em nós mesmos, no mais profundo centro
do nosso ser. E uma vez que você encontrou o seu centro,
você terá encontrado tanto suas raízes quanto suas asas.
Osho

6. Procure Ter Uma Boa Noite de Sono

Procure Ter Uma Boa Noite de Sono

Falar é fácil. Todos nós sabemos que uma boa noite de sono é fundamental. Sem querer fazer “chover no molhado”, se você não dormir o suficiente, vai se sentir cansado, irritado e com o tempo talvez até fique doente. Segundo dados do Instituto do Sono, 63% dos brasileiros adultos têm algum problema relacionado ao sono.

Selecionei 7 dicas para você ter uma noite mais tranquila.

  1. Procure ir para a cama sempre no mesmo horário. Isso ajudará a condicionar o seu metabolismo;
  2. Evite ingerir alimentos muito pesados, de difícil digestão, antes de dormir. Assim como você, o seu estômago precisa repor as energias e não gastá-las no processo de digestão;
  3. Evite bebidas alcoólicas e café antes de dormir. Bebidas com cafeína são estimulantes e as bebidas alcoólicas irritam o estômago, causando desconforto durante a noite;
  4. Procure manter a temperatura de seu quarto em um nível agradável. Entre 18 e 26 graus seria o ideal. O seu corpo precisa se sentir confortável no ambiente;
  5. Evite usar seu Smartphone ou Tablet antes de dormir. As telas luminosas estimulam o cérebro, nos mantendo despertos por muito mais tempo;
  6. Evite exercícios físicos antes de dormir. Exercícios noturnos são bons e na maioria das vezes, é o único horário que temos, mas pratique-os por no mínimo 3 horas antes de dormir;
  7. Procure ler um livro “físico”, isto é, um livro comum impresso em papel. Com o advento dos leitores digitais como o Kindle, muita gente mudou seus hábitos e passou a ler em telas luminosas, caindo no problema número 5. Ler em papel, sem emissão de luz, é muito mais relaxante e te ajudará a dormir mais rápido. Faça o teste.

7. Faça Caridade

Se você continuar levando a mesma vida por muito tempo, você vai acabar perdendo seu propósito maior, que é ajudar as pessoas. Participar de uma instituição de caridade ou alguma causa comunitária é uma ótima maneira de tirar o foco sobre si mesmo e colocá-lo sobre pessoas que tem problemas maiores que os seus. Acredite, isso faz um bem danado e todos ganham!

8. Tente um Novo Desafio

Faça algo novo. Isso não só trará novas ideias para sua vida, mas também desafiará suas habilidades e talentos. Desenvolva um novo projeto, diferente de sua área de atuação. Participe de uma instituição de fomento ao empreendedorismo, de alguma instituição educativa. Ajude uma comunidade carente. Neste sentido, fazer alguma coisa diferente, com novos desafios lhe fará mais feliz e lhe abrirá novos horizontes.

9. Tenha um Hobby

Aquascapping by Luca Galarraga
Aquascapping by Luca Galarraga

Hoje em dia, ter um hobby passou a ser uma atividade quase que fundamental. Não há nada mais gratificante e prazeroso, do que chegar em casa após um dia cheio de trabalho e ir observar seu aquário, por exemplo. Tenho um amigo militar, que nas horas vagas, constrói réplicas de veículos militares com sucata. Seja qual for a atividade, ter um hobby ajuda a nossa mente a relaxar, exercita a criatividade, amplia nossos relacionamentos e estimula nosso convívio familiar. Conheço um rapaz que se tornou engenheiro aeronáutico porque seu pai praticava aeromodelismo.

Há uma infinidade de Hobbies, para todos os gostos e bolsos: aquarismo, aeromodelismo, plastimodelismo, colecionismo, jogos de RPG, xadrez, vídeo game, artes, trekking. Enfim, a lista é interminável e praticamente qualquer atividade que te traga satisfação e prazer pode ser considerada como um hobby. Aqueles livros de colorir são uma prova de que todo mundo estava precisando de algo simples para se distrair e desestressar a mente. Com certeza, você vai encontrar um que se encaixa perfeitamente com você.

10. Ria Sempre e Ria Muito

As pessoas dizem que o riso é um ótimo remédio. Rir e fazer as pessoas rirem, vai trazer diversão para você, bem como para seus amigos e isso ajudará a melhorar o relacionamento entre todos. Faça piadas sobre si mesmo. Aqui em casa, costumamos dizer que se ganhássemos 1 real por cada risada, já estaríamos ricos. Portanto, relaxe e divirta-se. Rir não tem contra indicação.

11. Abrace as Pessoas

Nem toda cultura tem o costume de abraçar o próximo. Nós brasileiros somos mais emotivos e por isso mesmo, deveríamos ser mais abertos a dar e receber abraços. Só que a nossa rotina esmagadora e o medo, nos faz fugir desse simples gesto de afeto.

Veja esta experiência abaixo.

O abraço ajuda a nos livrar do stress, melhora nosso relacionamento em equipe e nos torna mais próximos. Segundo Tiago Mattos, cofundador da Perestroika, uma escola de cursos livres que oferece aulas em diversas áreas, “Para resolver problemas globais, o abraço é uma tecnologia única e poderosa porque nos faz entender a realidade dos outros”.

O que você está esperando para abraçar as pessoas?

12. Tenha uma Atitude Positiva Perante a Vida

Qualidade de Vida

Ser otimista pode ajudá-lo a aproveitar a vida por mais tempo e apagar da memória as coisas ruins. Ao mesmo tempo, você deve manter a confiança em si mesmo, pois isso irá melhorar seu desempenho tanto no trabalho como em casa. Se não está em um bom momento da sua vida, tente com todas as forças mudar seu mindset, ou seja, seu pensamento para com os problemas. Tente vê-los como desafios e se veja vencendo-os. Essa simples atitude lhe trará forças de dentro do coração e todos os problemas se parecerão mais simples.

Para finalizar, deixo aqui uma frase de Marcel Pagnol, um novelista francês que resumiu muito bem, o que é ter qualidade de vida.

A razão pela qual algumas pessoas acham tão difícil ser felizes é porque sempre julgam o passado melhor do que foi, o presente pior do que é e o futuro melhor de que será.
Marcel Pagnol

Está gostando do Super Empreendedores? Assine nossa newsletter!