A economia colaborativa se tornou realidade no nosso cotidiano, como exemplo da Uber e Rappi na área de transportes de pessoas, até mesmo revolucionando áreas tão tradicionais como instituições financeiras, a exemplo do Social Bank, viram seus modelos de negócio adaptados em um curto período de tempo com a chamada economia compartilhada.

Seguindo a tendência, chega ao mercado uma solução colaborativa para transporte de mudanças, o site MudeiDeCarona, que é uma plataforma que conecta usuários a empresas de mudanças, com o uso de logística reversa, dependendo do destino escolhido e tamanho da mudança, promete oferecer até 45% de economia do frete especializado em mudanças.

Leia Também:  7 Lições do Vale do Silício para Startups Brasileiras

Criado por um estudante de engenharia da computação aos 22 anos, Marco Aurélio Braga, teve a ideia ao precisar realizar sua mudança do Rio de Janeiro para Curitiba, ao se deparar com o alto custo do frete questionou a transportadora sobre a possibilidade de um desconto, e como resposta, a empresa de mudanças afirmou que caso conseguisse algum outro frete no sentido inverso, o valor do serviço poderia cair até pela metade: nesse momento nascia a ideia do site, unir as partes através do marketplace.

O site funciona da seguinte forma: quando o usuário precisa se mudar, por exemplo, de São Paulo (SP) para Curitiba (PR), basta acessar o site e encontrar uma transportadora que esteja fazendo o trajeto inverso, enviar a relação dos móveis a serem transportados, e em questão de minutos receber a cotação do frete.

Atualmente são disponibilizados cerca de 1200 novos destinos por mês por cerca de 250 transportadoras cadastradas. Por meio de uma aplicação API, as rotas das empresas de mudanças são disponibilizadas em tempo real no site.

“A vantagem para as transportadoras oferecerem esses descontos aos usuários é que encontrando um cliente no trajeto da volta, as transportadoras conseguem diluir os custos da viagem entre esses 02 usuários, assim reduzir a ociosidade de sua frota, garantindo que seu caminhão nunca retorne vazio, ou seja, tornando o frete mais acessível a todas as partes e ainda maximizando o lucro por trecho dos caminhões”, explica Marco Aurélio, diretor de operações do site.

O site agora prepara seu plano de expansão após receber sua primeira rodada de investimentos, de R$600 mil reais liderada pela W3B Business – presente em 29 cidades, a meta da empresa é chegar todos os municípios brasileiros com população acima de 400 mil habitantes site até o final de 2019.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here