Você sabe o que fazer na sua vida profissional? Se não, então pode se beneficiar de conhecer algumas sacadas que podem ajudar a descobrir seus talentos. Isso é útil tanto para quem está entrando no mercado agora, quanto para quem procura uma recolocação profissional.

A pandemia do novo coronavírus trouxe um impacto significativo para o mercado de trabalho. Muita gente foi demitida, centenas de milhares de empresas fecharam as portas e quase 8 em cada 10 brasileiros repensam suas carreiras por causa do vírus.

No entanto, essa tendência já vinha de antes também. Com o desenvolvimento de Inteligência Artificial e outras tecnologias de automação, muitas carreiras já estavam em risco.

Portanto, se você não sabe como entrar no mercado de trabalho ou quer mudar o rumo da sua carreira, veja abaixo algumas sacadas que podem ajudar a descobrir seus talentos!

5 sacadas que podem ajudar a descobrir seus talentos

1. Experimente

Você já parou para se perguntar porque estudamos um pouco de cada matéria no Ensino Fundamental e Médio? Uma das razões disso é garantir que saberemos o básico necessário sobre o mundo que nos cerca, entendendo conceitos de Geografia, Matemática, Português, História e mais.

Já outra das razões é poder permitir que cada pessoa experimente um pouco de cada área. Isso ajuda a fazer florescer afinidades e talentos específicos e a direcionar o rumo que cada pessoa terá no futuro.

No entanto, é normal parar de experimentar as coisas depois de uma certa idade. Espera-se que as pessoas saibam o que querem fazer da vida aos 16, 17 anos, o que é absolutamente ilógico.

Portanto, uma boa maneira de como descobrir seu talento é experimentar o máximo de coisas possível. Faça alguns cursos online básicos para poder conferir um mínimo sobre diversas áreas (dê preferência a materiais gratuitos). Assim, você poderá entender que tipo de coisa você gosta de fazer.

2. Não se limite a preconceitos

O processo de ensino no Brasil tende a direcionar as pessoas para determinadas áreas. Quantas vezes você não ouviu que era “melhor em Exatas” ou “feito para Humanas”? É possível que muitas.

Esse tipo de comentário de professores, pais e outras pessoas acabam criando preconceitos internos dentro de todos nós. Aos poucos, vamos achando que determinadas áreas não são “legais” ou “feitas para a gente”.

No entanto, é importante não se deixar limitar pelos preconceitos. Existe muita coisa a se fazer no mundo e, mesmo que você ache que não tem talento para Exatas ou Humanas, pode muito bem entender melhor matérias desse tipo agora, depois de adulto.

3. Olhe para você mesmo

A auto observação é uma tarefa muito interessante de ser feita. Ela pode ensinar muita coisa sobre nós mesmos, inclusive os nossos talentos pessoais e profissionais.

Dessa forma, é importante tirar um tempo para analisar as suas características principais e ver o tipo de situação que traz mais felicidade para você. Assim, você consegue entender mais ou menos a direção que deve seguir.

Leia Também:  Mindfulness: Explore Seu Potencial de Forma Consciente e Significativa

É importante tentar buscar o sentimento do autotelismo. Algo é autotélico quando o seu objetivo é a própria ação. Confuso de entender? Podemos explicar de maneira mais simples ao dizer que você deve encontrar aquela coisa que o simples ato de fazê-la é recompensa o suficiente.

Sabe quando alguém diz: “Eu quero ser médico porque é o melhor salário do Brasil”?. Então, essa pessoa não está praticando o autotelismo. Se o melhor salário fosse ser engenheiro, advogado ou motorista de ônibus, ela perseguiria outra profissão.

É essencial seguir outro caminho e encontrar aquela área ou profissão que o simples fato de realizá-la seja uma recompensa para você.

4. Peça feedback da pessoas

Se você tiver dificuldades para conseguir encontrar os seus próprios talentos, uma boa ideia é buscar por feedback com as pessoas ao seu redor, especialmente aqueles em quem você mais confia.

Normalmente, familiares e amigos próximos têm a liberdade para dar opiniões realistas, ainda que sejam difíceis de aceitar. Por isso, pergunte para eles qual é o feedback que eles têm a passar de você, quais áreas sentem que você tem mais facilidade e que tipo de traços se destacam mais na sua personalidade.

5. Realize testes específicos

Por fim, se mesmo após tudo isso você ainda não conseguir encontrar os seus talentos individuais, o mais recomendado é fazer testes específicos criados para isso.

Existem testes teóricos e práticos que ajudam as pessoas a encontrar a sua vocação, ao analisar os seus traços básicos de personalidade e suas aptidões naturais.

Ao realizar os testes, você terá um perfil de personalidade traçado e esse perfil será comparado com uma base de dados para identificar as áreas em que você pode ter mais sucesso e obter mais recompensas emocionais.

E aí, gostou das nossas sacadas que podem ajudar a descobrir seus talentos? Faça todas elas e depois volte aqui para deixar um comentário contando qual é a sua área de vocação!

CoiNext

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here