A avaliação de desempenho visa a identificação, medição e melhora dos processos internos. É de extrema importância que o gestor ou proprietário conheça os pontos fortes e de melhoria da empresa.

Seja no que tange os profissionais ou no gerenciamento da organização como um todo, os líderes precisam estar a par de tudo.

A avaliação de desempenho é uma ferramenta que serve para mensurar o desempenho dos colaboradores e avaliar se a sua performance está condizente com os resultados esperados.

Além disso, por meio dela é possível fazer um diagnóstico, sobre a eficiência e eficácia, do trabalho de cada avaliado.

Entre outros benefícios, a avaliação de desempenho permite reconhecer os talentos e os profissionais de destaque, além de auxiliar na identificação daqueles que precisam ser acompanhados, mais de perto, ou que precisam de maior capacitação.

Como Realizar a Avaliação de Desempenho?

As avaliações de desempenho devem ser realizadas de acordo com a necessidade da empresa e estar alinhadas com ações implementadas ou que a companhia pretende implantar. Em sua maioria, são realizadas a cada 12 meses e podem ser aplicadas em todos os colaboradores ou apenas em determinado setor.

Avaliação de desempenho: O que deve ser avaliado

São inúmeros os quesitos que podem ser avaliados e, eles variam de acordo com os serviços prestados e a política de cada organização. Entre eles, estão:

  • Assiduidade;
  • Formação escolar;
  • Produtividade;
  • Engajamento;
  • Comprometimento;
  • Relacionamento e comunicação interpessoal;
  • Habilidades técnicas e comportamentais;
  • Eficiência na realização das tarefas;
  • Atendimento ao cliente.

Avaliação de desempenho: O que fazer antes de aplicar

Para deixar o processo mais transparente e aumentar a sua credibilidade, é necessário que antes de aplicar a avaliação de desempenho todos os profissionais que participarão do processo, sejam comunicados e recebam todas as informações necessárias para compreender suas razões e finalidades.

Como o líder deve utilizar os resultados da avaliação de desempenho?

Com os resultados em mãos, os líderes devem avaliar os indicadores e resultados e, baseado nestes dados, tomar as medidas necessárias para corrigir as falhas, melhorar os processos, a capacitação e tudo relacionado à melhoria da gestão de pessoas.

Leia Também:  7 Ensinamentos Valiosos de Empresas de Sucesso no Mundo

Após a avaliação é importante a realização de um momento de feedbacks, onde o líder deve indicar os pontos fortes e os que precisam ser melhorados de seus liderados, e também reconhecer aqueles funcionários que tiveram um excelente desempenho.

Quais são os benefícios da avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho seguida de feedback tem um impacto muito positivo para a organização. Por meio dela é possível:

1. Identificar o perfil de cada colaborador

Dentro das individualidades de cada trabalhador é possível encontrar perfis dominantes, influenciadores e cautelosos. Com uma boa avaliação, é possível identificar essas características, bem como, utilizá-las a favor da empresa em diversos momentos.

2. Mapear do nível de qualificação individual

Por meio da avaliação de desempenho é possível medir a qualificação de um profissional, ou seja, sua competência para realizar as atividades diárias, ou ainda, ao conjunto dos conhecimentos, habilidades e comportamentos que apresenta.

3. Diagnosticar as necessidades de treinamento

A avaliação de desempenho também ajuda a poupar gastos e ter clareza sobre o treinamento que será oferecido aos profissionais. Por meio dela é possível observar se o treinamento realmente revela utilidade para desenvolver novas competências e comportamentos adequados nos profissionais.

4. Fortalecimento de feedbacks aos trabalhadores

O feedback é uma importante ferramenta, capaz de promover ou eliminar determinadas atitudes de um funcionário. Por meio da avaliação de desempenho é possível dar retorno aos colaboradores com uma bases sólidas.

5. Identificação dos problemas processuais

A baixa produtividade está ligada às competências dos colaboradores e com uma boa avaliação é possível mensurar isso, diagnosticando os processos existentes e buscando falhas que possam justificar os resultados indesejados.

CredMiner

Agora que já sabe a importância da avaliação de desempenho para a empresa é só implementar!

Gostou do artigo? Conheça a Jobconvo, software de recrutamento e seleção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here