Pesquisadores de vários países descobriram algumas maneiras surpreendentes para aumentar a produtividade no ambiente de trabalho: minimizar distrações e inserir sinais sutis para ajudar o foco de sua equipe.

Conheça a seguir, os últimos estudos sobre produtividade.

1. Mais Colaboração, Menos Produtividade

O que está acontecendo em torno de você pode ser tão importante quanto o que está acontecendo em sua cabeça. Ambientes abertos podem promover a colaboração, mas também dão mais espaço à distração. Portanto, há uma troca inversa: mais colaboração, menos produtividade.

2. O Mau Tempo É Bom Para A Produtividade

Tudo se resume a distrações, de acordo com um estudo da Harvard Business School. Quanto mais as pessoas se distraem pelas possibilidades que o bom tempo oferece, menos elas estarão focadas no trabalho.

Embora nenhum empresário possa controlar o tempo, há maneiras de se trabalhar com ele. Alocar mesas longe de janelas pode aumentar a produtividade, por exemplo. Francesca Gino, professora associada da Harvard Business School e co-autora do estudo, também sugere que os funcionários trabalhem menos horas em dias de bom tempo, desde que eles fiquem até mais tarde quando o tempo estiver ruim.

3. A Influência da Decoração

Vários estudos recentes mostram que imagens bonitas realçam o foco mental. O primeiro, publicado em 2009, saiu do Departamento de Psicologia da Universidade de Virgínia e mostrou que ver “imagens muito bonitas” de cachorros e gatinhos aprimorou as habilidades motoras das pessoas.

Em seguida, em 2012, pesquisadores da Universidade de Hiroshima descobriram que os indivíduos que visualizaram imagens de filhotes, ao contrário de animais adultos ou imagens de comida, tiveram melhor desempenho em testes de destreza e testes visuais.

Essa última pesquisa sugere que a visualização de imagens bonitas não apenas aumenta nosso instinto evolutivo em sermos “mais maternais”, como nos faz mentalmente mais acurados. “Se as pessoas podem se concentrar na tarefa que tem em mãos sem se distrair com outras coisas, sua produtividade aumenta”, diz o pesquisador Hiroshi Nittono.

4. Aumentar a Produtividade? Aumente a Temperatura!

Ligar o ar condicionado acima dos 20º pode aumentar a produtividade em todo o seu local de trabalho. Um estudo com trabalhadores de escritório em uma companhia de seguros da Flórida, conduzida pelo Laboratório de Fatores Humanos e Ergonomia de Cornell, descobriu que, à medida em que as temperaturas dos escritórios aumentaram de 20º para 25º graus, os erros de digitação diminuíram 44%. Enquanto isso, a produção de digitação melhorou 150%.

Esse último estudo é até simples de entender, considerando que foi realizado em um país do hemisfério norte, onde as temperaturas são geralmente mais frias que nos países de clima tropical como o Brasil. Neste caso, aqui na ‘terrinha’, no alto verão, trabalhamos melhor se as temperatura do escritório forem mais baixas, entre 19º e 23º. Estou certo?

CredMiner

Conclusão

Embora alguns destes estudos sejam um tanto quanto “curiosos”, com um pouco de criatividade e bom senso, podemos adaptar estas descobertas em nossa própria empresa. Ou até quem sabe, criar formas completamente novas de aproveitar o tempo de maneira ainda mais produtiva. Falamos sobre isso neste artigo.

Você já fez alguma experiência em produtividade na sua empresa? Deixe seu comentário abaixo. Será um prazer trocarmos descobertas :-)

3 COMENTÁRIOS

  1. Sergio, fantástico seu artigo e a abordagem que teve no conteúdo. Realmente gostei muito!

    Gostaria de compartilhar um artigo que produzi, com uma pequena lista de formas e apps que utilizo para auxiliar na minha produtividade diária → http://bit.ly/2gMTFsD

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here