Começou ontem (03/02) na Califórnia a TED Conference, o evento mais inovador do mundo. Para quem ainda não conhece, a TED (Technology, Entertainment and Design) é uma conferência anual que apresenta em uma série de palestras, as última tendências e inovações nas mais diferentes áreas do conhecimento humano. As palestras – conhecidas como TED Talks – cobrem uma grande variedade de temas como ciência e tecnologia, design, política, cultura, meio ambiente, globalização, negócios, entre outros assuntos.

Grandes personalidades como Bill Clinton, Al Gore, Bono Vox, Nicolas Negroponte, Jimmy Wales (criador da Wikipedia) e os criadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, já participaram do evento. Mas ao contrário do que parece, a TED não se limita à América. O evento é multicultural por definição e recebe palestrantes do mundo inteiro, incluindo do Brasil, claro. Em 2007, a TED recebeu Jaime Lerner, o ex-prefeito de Curitiba. Com muito humor, Jaime falou sobre sua idéias de urbanização e deu muitos exemplos da época em que era prefeito. Chegou a arrancar aplausos da platéia com uma canção sobre a sustentabilidade de uma cidade. Como poderá ver, a criatividade brasileira não faltou. Confira o vídeo abaixo.

A TED ganha mais importância a cada ano que passa. Muitas idéias foram debatidas, muitos projetos apresentados, muitos pensamentos compartilhados e muitas iniciativas humanitárias reveladas. Famosos dividem espaço com ilustres desconhecidos para mostrar a todos que o que importa não é quem você é, mas o que você faz em benefício do mundo. E este é sem dúvida um dos principais motivos pelo qual você não pode deixar de assistir ao evento. Além das inovações, tendências, pensamentos e projetos apresentados, – o que por si só já é uma grande fonte de inspiração – o empreendedor terá uma verdadeira aula de cidadania, globalização, sustentabilidade e meio ambiente. Temas que podem e devem também estar presentes no dia a dia das micro e pequenas empresas (sem falar nas médias e grandes).

A TED foi criada em 1984 (ano do primeiro Mac) por Richard Saul Wurman and Harry Marks, mas só à partir de 1990 que ela passou a acontecer anualmente. Em 2002 o evento passou a ser mantido por Chris Anderson (não é o do livro The Long Tail).

Referências:
TED Conference
TED 2009 (programação)
TED Blog