O início do ano é a melhor época para redefinir e colocar em prática as estratégias da empresa. Após a revisão de todos os lucros e dificuldades orçamentárias é hora de pensar o que pode ser melhorado em termos administrativos, financeiros e técnicos. Portanto um bom planejamento empresarial fará toda a diferença.

Segundo especialistas do setor financeiro e empreendedorismo o ano de 2018 pode ser mais otimista se compararmos com 2017. Algumas mudanças irão movimentar esse cenário, como a possibilidade de crédito mais aberto por conta da queda da taxa Selic e da reforma trabalhista transformando a relação entre as empresas e funcionários.

O consultor empresarial, Adriano Nodari, fala sobre a importância do levantamento financeiro da situação atual da empresa, assim como reavaliar a qualidade do serviço, revisão do mercado e até mesmo a eficiência da comunicação dentro do negócio.

“É preciso comparar o desempenho da empresa e o orçamento atingido em relação às expectativas do ano anterior para assim definir onde houve erros e acertos. Esse é o momento propício para avaliar o mercado concorrente e identificar possíveis áreas de oportunidade que merecem mais atenção”, argumenta.

O Cenário para As Empresas em 2018

Infelizmente em 2017 muitas empresas por conta do cenário econômico nacional tiveram que reduzir despesas e fazer demissões, pois os lucros diminuíram. O endividamento ocorreu devido as dificuldades administrativas levando algumas empresas a parcelarem as dívidas.

A boa notícia é que tivemos no cenário econômico algumas novidades como a queda da inflação em janeiro. O governo central informou que em 2017 o déficit foi de R$ 124bi, abaixo do previsto que era de R$ 159bi.

Dados otimistas apontam melhoras, como a queda do desemprego e a projeção de crescimento no cenário empresarial brasileiro.

Pontos para Reavaliar no Planejamento Empresarial de 2018

1. Fluxo de Caixa

Como foi o fluxo de caixa em 2017? E quais foram as estratégias de administração da empresa nesse setor? O gerenciamento correto do fluxo de caixa permite uma visão de curto a médio prazo, tornando-se essencial nas finanças do negócio e na prevenção de dívidas.

Eis algumas dicas práticas para administrar o fluxo de caixa:

  • Acompanhe o fluxo de caixa diariamente;
  • Confira se existe retorno de produtos e/ou serviços;
  • Categorize pagamentos e recebimentos para saber de onde vem e de onde sai o dinheiro, mantendo a organização da suas finanças;
  • Facilite a administração das sua finanças com o auxílio dos softwares de gestão online incluindo automatização e segurança.

2. Quais são Os Objetivos da Empresa para 2018?

Qual o setor da sua empresa em que pretende dar maior notoriedade e quanto quer que o seu negócio fature? Obviamente é preciso estabelecer metas realistas e assim planejar o quanto vai precisar investir, incluindo esses propósitos no planejamento financeiro.

3. Estudo do Mercado – Uma Visão Ampla Sobre o Comportamento do Consumidor

Essa etapa é tão importante quanto as anteriores, sobretudo no cenário econômico instável em que o país se encontra. Avalie as tendências do momento e o que os concorrentes estão praticando, claro levando também em consideração os fatores externos.

4. Revise Todos Os Planos Estratégicos da Empresa e Faça Ajustes

Mais uma vez as mudanças tanto no cenário econômico, como também o dinamismo do atual consumidor faz com que as estratégias necessitem de ajustes e adaptações.

Não tenha medo das mudanças e faça o que for preciso para tornar o seu negócio ainda mais competitivo no mercado. #Empreendedorismo Click To Tweet

Mudanças na visão, valores e até mesmo na forma como a empresa quer ser vista por vezes é necessário. Não tenha medo das mudanças e faça o que for preciso para tornar o seu negócio ainda mais competitivo no mercado.

5. Organize as Ações de Marketing e Vendas

O calendário anual de planejamento empresarial, com as datas previstas para as ações a serem tomadas, costuma ser um grande sucesso entre as empresas. Faça algumas campanhas ao longo do ano em relação aos produtos e serviços. Vale usar a criatividade! Conte com as redes sociais para essa divulgação, além de outras ferramentas.

As melhores campanhas são planejadas com antecedência. Ainda dá tempo de reunir a equipe e pensar em ideias para atingir o público.

“O bacana das campanhas é que possibilita avaliar o comportamento do consumidor, a opinião sobre os produtos e serviços e receber feedback do cliente para melhorias futuras”, acrescenta o especialista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here