Mesmo acreditando na lei geral da meritocracia (ganha quem faz melhor), o famoso “QI – Quem Indica” deve ser considerado essencial por qualquer empreendedor que busca o sucesso.

Negócios acontecem entre empresas, mas representadas por pessoas, ou seja, tudo depende delas e da credibilidade que uma passa à outra – e isso também vale para indicar (ser indicado por) pessoas – como os gurus de negociação dizem “confiança é tudo”.

Porém, é muito fácil você se perder nas inúmeras oportunidades/contatos que aparecem e, por isso, nós recomendamos aqui uma pequena classificação para você não só organizar seus contatos numa planilha básica, como também para direcionar seu foco de atuação:

Clientes e Fornecedores

São os mais óbvios, já que necessariamente estão diretamente envolvidos com a produção e geração de receita. Deixá-los bem definidos (mesmo os que são ainda “possíveis clientes/fornecedores”) e defini-los como prioridade alta (contato constante) são pontos que farão a diferença para você ter melhores fornecedores e mais clientes.

Oráculos

São aqueles que por terem mais experiência conseguem te dar feedbacks sobre o andamento do seu negócio e, obviamente, te apresentar a outras pessoas. Por serem pessoas normalmente ocupadas, planeje bem as (poucas) conversas pra saber antes exatamente como elas te ajudarão. Se você não conhece diretamente oráculos que podem te ajudar, não tenha medo de simplesmente começar um contato do zero: esse tipo de cara-de-pau ajuda muito.

Amigos

Através da sua rede pessoal ou mesmo de contatos que surgem por acaso, você conhecerá pessoas de diversas áreas que não necessariamente tem a ver com seu negócio. Porém, ao passo que você conhece cada vez mais pessoas, você se torna um direcionador de contatos, conectando pessoas que podem fazer negócios entre si. Qual seu ganho direto com isso? Nenhum, mas ajudar alguém confiável não machuca, não gasta quase nada de tempo e, de alguma forma, isso sempre volta pra você.

  • Muito bom o post. Realmente, oráculos e amigos são muito importantes. Para mim há um ganho direto em qualidade de vida quando você busca um networking que não está associado especificamente à sua área de atuação. Vou RT. Obrigado e um abraço.

  • Parabéns, Luiz.

    Seu post é muito importante e elucidativo para quem está começandou ou já trabalha em negócios baseados em redes de contatos.

  • Pingback: A importância de um bom networking | Cooperblog - eCoopertec()

  • Pingback: A importância de um bom networking « eCoopertec – Brasília()

  • Pingback: A importância de um bom networking « eCoopertec – Salvador()

  • Pingback: A importância de um bom networking | eCoopertec - Goiânia()

  • Olá, meu nome é Carlos Alberto, sou Diretor comercial da Ousada Sexshop e gostaria de parabenizar a equipe do Super Empreendedores por ajudar a todos os internautas e empresários da Web a conquistar seu lugar ao sol. Como em todo tipo de negócio com certeza ter uma boa rede de relacionamentos ajuda e muito na divulgação e no crescimento das empresas,levar ao consumidor aquilo que ele deseja e precisa, unidos a qualidade e bom preço é fator principal para o crescimento. A parceria entre grandes empresas, tais como, a Microsoft e o Yahoo, mostra a importância de formar parcerias para se fortalecer neste mercado que cresce constantemente, outra solução para aumentar sua rede de relacionamentos é unir-se a Cooperativas , tais como a Ecoopertec, que desenvolve um excelente trabalho na área do E-commerce e possui inúmeros parceiros que podem ajudar em seu desenvolvimento.
    Lembre-se, cuide bem de seu cliente, dê a ele o que ele precisa, crie laços pois fazendo assim o seu crescimento é inevitável.
    CARLOS ALBERTO VIANNA
    Diretor comercial

  • Òlá Carlos,

    Muito obrigado pelo apoio. O seu feedback só nos incentiva a continuar apesar de todas as dificuldades.

    Continue sempre nos visitando.

    Abraços,