Não se trata de um prato principal elaborado. Não é uma receita comestível. É a lição de sucesso profissional e o que podemos aprender com ela.

Em matéria de capa da Vejinha de São Paulo de abril, destaque é dado aos Chefs dos melhores restaurantes da cidade. O que traz de interessante nessa leitura é a descoberta do que se passa pela cabeça de um Chef, assimilando dicas para a carreira do profissional.

Independente do seu tipo de trabalho, função ou responsabilidade – vai aqui algumas lições para o profissional:

1. O Chef Sabe que é Vocacionado para Sua Atividade.

Encara o seu dia a dia, que é estafante com tremenda energia. É um pouco da característica “faço isso como uma missão de Deus”.

2. A Paixão e o Amor pelo que Faz.

Outra característica chave. Ama a sua profissão e a sua rotina.

3. Extravasa Arte, Criatividade e Inovação.

Isso ‘alimenta’ sua postura de compromisso e fortalece as duas primeiras lições já descritas acima. Para o Chef, a segunda melhor coisa em ser cozinheiro é poder elaborar pratos inovadores. A primeira melhor coisa é a resposta óbvia: servir boa comida. Não se contenta em fazer o básico portanto. Quer ir um passo além. Essa atitude de artista-criador tem muito a nos ensinar em como ser um profissional inovador.

4. O Chef é Acima de Tudo um Autodidata.

Ou seja, o motor da inovação efetiva é a sua curiosidade, sua sede pelo saber, seu interesse incansável em aprender e em crescer na profissão. No mundo de hoje, das tansformações à velocidade da luz, onde novas demandas diariamente nos surpreendem, e a improvisação é uma competência vital, o autodidatismo torna-se a chave para o sucesso.

5. Ser um Aprendiz.

Muito antes de se tornar um Chef, a maioria deles atuou com outros Chefs e nesse contato aprendeu e se desenvolveu. Essa atitude humilde e de observação ao líder faz a diferença no aprendizado. Garante em situações futuras lançar mão na memória de como foi o ‘exemplo daquele que me ensinou’.

6. Alimentar-se da Adrenalina do Desafio e da Superação.

Abraçar a rotina e os momentos estressantes de pico com ousadia, para sair da situação maior e melhor do que como nela entrou.

7. Fazer Sempre Tudo com Dedicação Objetivando a Excelência.

Precisa dizer mais alguma coisa?

Nota do editor 1: para quem não conhece, Milad Alexandre Mack Atala, 43 anos, mais conhecido como Alex Atala, é um chef de cozinha brasileiro. Eleito chef do ano pelo Guia Quatro Rodas em 2006, o seu restaurante, D.O.M., foi considerado o 7º melhor restaurante do mundo e o melhor da América do Sul, segundo a lista San Pellegrino World’s 50 Best Restaurants de 2011.

Nota do editor 2: David Ogilvy, um dos maiores publicitário de todos os tempos, fundador da mítica agência de propaganda Ogilvy & Mather, foi aprendiz de Chef de cozinha no início de sua carreira profissional. Se me lembro bem, em seu livro “Confessions of an Advertising Man“, ele conta que o que aprendeu na cozinha, foi fundamental em sua vida como publicitário. Recomendo a leitura desse livro.

GestãoClick Gestão Empresarial